Evento Vida Mais RN tem início nesta quarta-feira no Holiday Inn Natal

Na programação, temas que envolvem saúde, bem-estar, orientações financeiras, tecnológicas e esclarecimentos sobre sexualidade na terceira idade

É para desmistificar a ideia de envelhecimento como aspecto limitador de uma vida com autonomia, disposição, saúde e bem estar que o evento Vida Mais RN realiza nesta quarta-feira (30) e quinta-feira (31), das 9h às 19h, no Holiday Inn Natal, mais uma edição deste que é o único no Rio Grande do Norte com foco especial para o público acima dos 50 anos de idade.

O evento traz um olhar mais atento sobre a longevidade saudável e o envelhecimento ativo, através das práticas salutares e preventivas com informações e reflexões relevantes quanto às projeções otimistas em torno da longevidade através de um time formado por especialistas das áreas da geriatria, psicologia, psiquiatria, oncologia, cirurgia vascular, nutrição, ginecologia, jornalismo e administração. 

O geriatra e membro titular da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG, Dr. Juliano Silveira, ministrante da palestra “Envelhecimento ativo e os desafios da longevidade saudável”, fala da relevância de um evento como esse para o estado do RN e também para o país. “O Vida Mais vem como um divisor de águas no planejamento do envelhecimento bem sucedido. É uma forma de se debater o tema, que na maioria das vezes é negligenciado e, só é lembrado quando nós, de fato, envelhecemos. Posso dizer sem medo, esse evento é para todos e não somente aos acima dos 50 anos e tem um papel fundamental: o de promover saúde” comenta o Dr. Juliano Silveira.

E, acrescenta. “A longevidade é uma época sublime. A gente comenta que os longevos vivem duas vidas: uma primeira na qual se formam os vínculos sociais, empregatícios, formais, a constituição das famílias… Já a segunda é aquela que eles perdem os parâmetros de uma vida bem definida e têm a oportunidade de desenhar uma nova forma do viver e, com isso, enfrentam alguns desafios, sejam financeiros, de saúde, estruturais e muitos outros que surgem junto com o tempo. Por isso a importância de se pensar na longevidade desde sempre, para que seja possível delinear e planejar um envelhecimento ativo e saudável” esclarece o geriatra, Juliano Silveira.

Durante muito tempo na história do Brasil, a maior parte da população era formada por jovens, hoje a realidade é outra. Dados do IBGE – 2018 apontam que o país tem um grupo etário de 50 a 90 anos que corresponde a 24% da população, ou seja, 51 milhões de habitantes, e a previsão para 2030 é que essa parcela da população sofra um incremento acima de 37%, chegando a 70 milhões de brasileiros, ou seja, 31% da população. Para Gustavo Porpino, um dos diretores da Argus Eventos, organização do Vida Mais RN, essa revolução demográfica é crescente. “Há um avanço real da população com idade superior a 50 anos o que nos leva a novas possibilidades socioeconômicas e também as novas maneiras do viver”, explica.

A ciência vem comprovando que é possível retardar a idade biológica por meio da escolha de um estilo de vida mais saudável, trabalhando no cuidado com o físico e o psíquico. Com o tema cada vez mais em pauta quando o foco é o envelhecimento ativo, o Vida Mais RN oferta aos participantes uma programação que inclui assuntos, na maioria das vezes pouco debatido, como: saúde vascular, obesidade e envelhecimento, os desafios da longevidade, tecnologia a favor do envelhecimento ativo, orientações financeiras, jurídicas, físicas, nutricionais e, abordagens sobre amor, sexo e idade.

Esse último tópico citado acima, ainda tabu para muitos, será tratado durante a palestra “Amor, Sexo e Idade” pela psicóloga, sexóloga e escritora, Cristina Hahn. “Infelizmente a sexualidade na terceira idade é permeada por muitos tabus, mitos e preconceitos. O primeiro passo para abordar a sexualidade com os idosos é tratar o tema como algo natural, algo que faz parte da nossa vida. Na verdade, é preciso deixar claro o significado da sexualidade que vai muito além do ato sexual. Compreende o tom de voz, beijo, toque, cheiro, entre outras coisas” pontua a psicóloga, Cristina Hahn.

Nesse procedimento natural do humano que é o envelhecimento, o ser passa por muitas transformações. São mudanças no corpo e na mente. “É preciso entender as transformações que fazem parte do processo e aprender a viver a sexualidade, apesar dos limites. Transformar não significa piorar e sim dar um novo sentido. Na maturidade, a sexualidade toma nova forma, não menos excitante do que na idade jovem. Tudo depende da perspectiva porque a sexualidade é um aspecto importante à vida do indivíduo, seja ele jovem ou idoso. Portanto, deve-se conhecer as alterações fisiológicas e psicológicas nessa etapa do ciclo vital com o objetivo de buscar qualidade de vida e satisfação em viver”, esclarece Cristina.

Além do compartilhamento de informações e experiências com os especialistas convidados, o evento proporciona novas prospecções econômicas. O também diretor da Argus e organizador do evento, Antônio Roberto Rocha, ressalta as possibilidades de negócios que o Vida Mais incorpora nesses dois dias. “Além da grade de palestra e debates que serão realizados no auditório para o público inscrito, paralelamente, teremos a feira de produtos e serviços (entrada livre para todas as pessoas), distribuída em vários estandes, com lançamentos e novidades para o público acima de 50 anos e, também, incluímos cinco oficinas gratuitas que serão promovidas nos espaços da feira”, explana Antônio Roberto Rocha.

As oficinas gratuitas são: Canto para a vida; Pintura em aquarela; Prevenção de Quedas; Oficina Exercícios para a Memória e Oficina de Smartphone no seu dia-a-dia.

Vida Mais RN é organizado pela Argus Eventos, sob a responsabilidade de Gustavo Porpino e Antônio Roberto Rocha. Em 2018, estiveram no evento, durantes os dois dias, 1,2 mil pessoas. A previsão dos organizadores que integram a Argus é de que este  número aumente em mais de 50% nos dois dias do evento.

Para mais informações e inscrições para as palestras, acesse http://vidamaisrn.com.br/ ou acompanhe tudo pelas redes sociais @vidamaisrn. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.