EUROPEUS CONHECEM ROTEIROS DE TURISMO ACESSÍVEL

Italianos, britânicos e alemães  vão conhecer as belezas do Brasil que têm acesso a todos
Jornalistas da Alemanha, Reino Unido e Itália terão a oportunidade de conhecer dois destinos turísticos brasileiros que estão adaptados para pessoas com deficiência. Durante esta semana, os estrangeiros passarão por Socorro, no interior de São Paulo e Fernando de Noronha (PE).  A viagem promovida pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), com formadores de opinião das três nacionalidades faz parte do programa Turismo Sem Limites, lançando em setembro de 2012, alinhado ao Brasil Sem Limites do governo federal.
No roteiro de Socorro, que começou na última sexta-feira (10), em São Paulo, quatro jornalistas alemães e britânicos, representantes de veículos diários e especializados no tema, terão a oportunidade de conhecer o Parque dos Sonhos, onde todas as atrações são adaptadas a esse tipo de público. No local, os jornalistas podem praticar rapel, arvorismo, bóia-cross e tirolesa. Outra atração será o rafting pelo Rio Peixe e trilhas pela Mata Atlântica que culminam na Cachoeira dos Sonhos, situada na divisa de Socorro com Bueno Brandão (MG).  Além do passeio por Socorro, a rota programada pela Embratur inclui um city tour na capital paulista como visita ao MASP, Museu do Futebol, Parque do Ibirapuera, Vale do Anhangabaú, Estação da Luz e outros pontos importantes da cidade. 
Já o roteiro de Fernando de Noronha, que começou hoje, será experimentado por dois jornalistas italianos com deficiência, que escrevem sobre o assunto em seus blogs e veículos. A viagem promovida pela Embratur  será a primeira para jornalistas estrangeiros a Noronha, e apresentará, por exemplo, as novas trilhas adaptadas do Parque Nacional Marinho que levam aos símbolos do arquipélago como o Morro Dois Irmãos e ao ponto de apreciação de golfinhos. Também estão incluídos no roteiro, banho de mar  adaptado na praia do Sueste, mergulho de cilindro e passeio no barco “Navi”, que tem uma lente no fundo que permite a visão das profundezas do mar. Haverá ainda uma exibição do passeio em áudio para pessoas com problemas de visão.
Turismo Sem Limites
O Turismo Sem Limites está alinhado ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Viver Sem Limites, lançado pela presidente Dilma Rousseff, em novembro do ano passado. O plano cria metas para melhorar ações estratégicas em quatro áreas: educação, saúde, inclusão social e acessibilidade.   “Queremos fortalecer a ideia de que o Brasil é um destino turístico completo, inclusive proporcionando opções de ecoturismo e turismo de aventura para todos os públicos”, avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino. “Além disso, nossa ação tem um efeito indutor, ao incentivar outros destinos a se capacitarem, visando os Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016”.
Assessoria de Imprensa- Embratur

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.