Estande brasileiro na Feira Internacional do Livro de Guadalajara 2022 terá presença de autores brasileiros e evento de networking

Estande brasileiro na Feira Internacional do Livro de Guadalajara 2022 terá presença de autores brasileiros e evento de networking

A 36ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL) vai acontecer entre os dias 26 de novembro e 4 de dezembro. O Brasil estará no evento com uma delegação de dez empresas. A presença é promovida pela Embaixada do Brasil no México em conjunto com o Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A edição deste ano, novamente realizada durante nove dias a partir do último sábado de novembro, terá a presença dos autores brasileiros Nara Vidal, Giovana Madalosso e Raphael Montes, além da tradicional comitiva formada pelas editoras nacionais Girassol, Cedic International Inc., Callis, University of São Paulo Press – Edusp, Editora Rua do Sabão, Global Editora, Mil Caramiolas, Évora Editora, Editora Imeph e Ciranda Cultural.

“Participar da Feira de Guadalajara, considerada a maior feira literária entre as nações hispano-americanas, é sempre uma grande honra”, afirma Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL. “Com a participação de autores brasileiros renomados e a presença de tantas editoras excelentes, temos certeza de que o estande que representará o Brasil este ano tem tudo para ser um sucesso e chamar atenção internacional”, conclui.

Outros destaques da participação brasileira da FIL 2022 incluem uma mesa com o autor Raphael Montes, que acontecerá no dia 1º de dezembro das 18h30 às 19h20 no estande brasileiro, e um evento de networking que reunirá empresários brasileiros e internacionais para se conhecerem e negociarem em clima descontraído de Happy Hour, além de um jantar oferecido pela Embaixada do Brasil no México aos participantes brasileiros.

Para Vitor Tavares, presidente da CBL, a Feira de Guadalajara promete ser um prato cheio para as editoras brasileiras participantes: “Temos confiança de que a participação brasileira em mais uma FIL resultará em excelentes oportunidades de novos negócios para as nossas empresas”, afirma Vitor. “Estamos prontos para mais esta oportunidade de representar o mercado literário nacional em uma das maiores feiras literárias do mundo”, conclui.

A expectativa para a edição deste ano é que Feira gere cerca de USD 250 mil em novos negócios, entre vendas de livros físicos e direitos autorais, para as empresas brasileiras.

Confira abaixo a programação completa do Brasil no evento:

FIL Literatura

América Latina ao vivo

Terça-feira, 29 de novembro

19h00 às 20h20

Participantes: Paulina Flores, Laura Ortiz, Nara Vidal

Moderador: Daniel Centeno Maldonado

Organiza: FIL Guadalajara, com apoio de Idartes-Colômbia, Embaixada do Brasil no México e Ministério da Cultura, Artes e Patrimônio do Governo do Chile

*Haverá tradução português-espanhol

FIL Literatura

Destino Brasil

Quarta-feira, 30 de novembro

18h30 às 19h20

Participantes: Giovana Madalosso, Nara Vidal

Moderador: Gustavo Raposo

Organiza: Embaixada do Brasil no México e FIL Guadalajara

*Haverá tradução português-espanhol

FIL Jovem

Ecos da FIL

Quinta-feira, 1 de dezembro

11h00 às 12h30

Participa: Nara Vidal

FIL Jovem

Ecos da FIL

Quinta-feira, 1 de dezembro

12h00 à 13h30

Participa: Giovana Madalosso

Apresentações de livros

Doramar ou a Odisseia / Sorte

Quinta-feira, 1 de dezembro

19h00 às 19h50

Autores: Itamar Vieira Junior, Nara Vidal

Apresentador: Ricardo Sanchez Riancho

Editora: Textofilia

FIL Literatura

América Latina ao vivo

Sexta-feira 02 de dezembro

18h00 às 18h50

Participantes: Catalina Murillo, Giovana Madalosso, Daniel Centeno Maldonado, Wingston González

Moderadora: Keila Vall

Organiza: FIL Guadalajara, com apoio da Embaixada do Brasil no México e Festival Centroamérica Cuenta

*Haverá tradução português-espanhol

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.