Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Estados Unidos mais perto do mercado nordestino

Imagem inline 1
Cônsul Comercial Eric Olson

Estados Unidos mais perto do mercado nordestino

 O Brasil é um parceiro muito importante dos Estados Unidos em diversas áreas. No geral, o comércio bilateral ultrapassou 75 bilhões de dólares no ano passado. Para viagem e turismo, em 2012, o Brasil ficou em 6º lugar no número de turistas que viajaram para os EUA (1,79 milhões de visitantes); e ainda mais impressionante, foi o 5º no valor gasto pelos turistas em solo americano (9,3 bilhões de dólares). E os números continuam crescendo em 2013. Esta é uma das razões pela qual o Departamento de Comércio dos Estados Unidos dobrou o tamanho do escritório no Consulado do Recife. “Queremos ter certeza que os brasileiros continuem vendo os Estados Unidos como primeiro destino para viagens de negócios e lazer e se sintam bem recebidos em nosso País”. Enfatiza o cônsul Comercial Eric Olson.

Dentro deste cenário, o Consulado do Recife participa pela segunda vez do Festuris JPA, para incentivar mais brasileiros a visitarem os EUA. Na pauta do evento, a promoção dos destinos mais populares para os turistas locais, como Miami e New York, além de outras regiões dos Estados Unidos menos conhecidas pelo público, em especial, dos nordestinos. Por exemplo, o Colorado, conhecido como: O País do Esqui. “Se os brasileiros viajassem durante o nosso inverno, iriam recomendar fazer compras e esquiar no lindo estado do Colorado. E ainda divulgação do processo de obtenção de visto” diz o cônsul.
Por outro lado, muitos americanos sonham com férias no Brasil. O Brasil tem uma boa imagem entre os norte-americanos. Com as praias, cultura, a Amazônia, cidades cosmopolitas – muitos americanos estão ansiosos para vir ao Brasil e ao Nordeste. E para empresários americanos, o Brasil está se tornando um destino inevitável e não somente em termos de turismo. Só este ano, o Departamento de Comércio dos EUA está trabalhando com mais de 20 cidades, estados e associações americanas para organizar missões de negócios para o Brasil com o objetivo de encontrar parceiros locais. O cônsul ainda enfatiza que independente do time americano se classificar ou não para a Copa do Mundo de 2014, turistas americanos vão aproveitar a oportunidade de ver o rico turismo e as maravilhas culturais do Brasil, e de assistir partidas com times de primeira classe. Mas se o time americano se classificar, aí sim, muitos americanos virão ao Brasil para torcer de vermelho, branco e azul.
O surgimento de novas rotas aérea também vem contribuindo para o crescimento do turismo entre os dois países. “Apesar da decisão de operar novas rotas ser feita individualmente pelas empresas aéreas, a decisão dos governos dos EUA e do Brasil de assinar o acordo  “Céu Aberto” (que ainda não foi implementado) é um passo importante para dar às companhias aéreas a flexibilidade para criar mais rotas, facilitando viagens de negócio e lazer, e intercâmbios culturais. Estou em contato com várias companhias aéreas para promover a expansão dos serviços entre os EUA e o Nordeste do Brasil.” Complementou Eric Olson. O processo de liberação de visto para brasileiros que atualmente é fácil e rápido é outro ponto observado pelo cônsul. Na verdade, muitos brasileiros nem precisam mais ir ao consulado para uma entrevista, incluindo crianças com 15 anos ou menos, e adultos a partir dos 66 anos. Nós emitimos vistos para a maioria dos solicitantes, e não há tempo de espera para fazer o agendamento.
3º Festuris JPA acontece nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a participação de 700 agentes de viagens e operadores de turismo na Região Nordeste.
Boa Viagem