Estados do Nordeste farão promoção turística unificada


Assuntos como a formação de um produto turístico único, com marca conjunta, incentivo à aviação regional e campanha de marketing para minimizar os impactos de imagem causados pelas manchas de óleo nas praias estiveram na pauta dos secretários de Turismo dos estados nordestinos durante reunião realizada, nesta quarta-feira (13), em Fortaleza.

Presente ao encontro, o secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, ressaltou a importância dessa união de forças para divulgar o destino, considerando que é um segmento gerador de emprego e renda para os estados, com participação expressiva na economia.

“O turismo é fundamental para a economia do Nordeste. Na Bahia, a atividade é responsável pela geração de milhares de postos de trabalho. Por isso, esse esforço concentrado ajudará muito a termos uma alta estação aquecida”, disse Franco.

A opinião do baiano é compartilhada com os colegas de pasta. O titular do turismo do Ceará pontuou que individualmente os estados possuem grande potencial e que, unidos, “podemos dar um salto grande e concorrer com destinos até do exterior. Somos fortes e, juntos, podemos ter mais força para pleitearmos verbas e ações junto ao Governo Federal, por exemplo”, destaca o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.

Além da marca unificada, foram discutidos pontos como a aviação regional e os subsídios para fortalecer o setor, puxado principalmente por Ceará e Bahia. Os dois estados ficaram responsáveis por montar um projeto para buscar apoio junto ao Governo Federal.

CVC – Também houve um momento de planejamento com a operadora, que é a maior do País, para intensificar a publicidade da região até o fim do ano e minimizar possíveis efeitos do vazamento de óleo no turismo.

“Essa ideia de nos unirmos surgiu em uma reunião na Abav Expo (feira de turismo em São Paulo), com o objetivo de estarmos mais próximos. Temos muitos pontos em comum. Por isso, precisamos estar mais fortes. Ainda tivemos o episódio do vazamento de óleo, o que nos uniu ainda mais”, aponta o secretário Rodrigo Novaes, de Pernambuco.

Outro tópico discutido foi a participação dos estados em conjunto nas principais feiras de turismo do mundo. “Vamos tentar fechar um calendário unificado e participarmos juntos de alguns eventos do setor”, detalha o secretário Fausto Franco.

Os estados também vão buscar recursos do Ministério do Turismo e da Embratur para investir em publicidade e reverter a imagem gerada pelo vazamento de óleo nas praias da região.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.