Boa Viagem por Cristina Lira

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Estado da Flórida reforça política de atração de médicos para atuar legalmente

Uma das regiões favoritas dos brasileiros nos Estados Unidos, a Flórida anuncia medidas que tornam o Estado um dos mais atraentes para profissionais de saúde obterem a licença para o exercício da medicina

O déficit de profissionais qualificados é um problema crônico para os Estados Unidos, principalmente no setor da saúde. E tem provocado mudanças significativas do governo de alguns Estados norte-americanos no sentido de reduzir a carência de médicos por meio da imigração legal.
Depois do Tennessee, que no final de 2023 lançou programa voltado a ampliar o quadro de profissionais de saúde em suas principais cidades, é a vez da Flórida anunciar o seu pacote de medidas buscando dar celeridade e tornar mais acessível a obtenção da licença para o exercício da medicina.

O Live Healthy, como foi batizada a iniciativa, prevê um investimento de US$ 1,2 bilhão até o fim de 2025. Entre as novidades propostas, o advogado licenciado nos Estados Unidos Vinícius Bicalho destaca o aumento das taxas de reembolso do Medicaid (programa de saúde oferecido pelo governo federal e Estados, que contempla os casos não cobertos pelo sistema regular, o Medicare), o apoio a instituições educacionais do setor e o lançamento de novos hospitais-escola, voltados principalmente, à saúde comportamental, ligada ao bem-estar mental.

“Este passo dado pelo governo da Flórida é de extrema importância, pois traz novas oportunidades para os médicos brasileiros que buscam atuar legalmente nos Estados Unidos. Nos últimos anos, o País tem valorizado cada vez mais a mão de obra qualificada do estrangeiro e em especial, dos profissionais da saúde”, afirma o CEO da Bicalho Consultoria Legal.

A decisão de oferecer um caminho mais facilitado para profissionais de saúde, incluindo os brasileiros, se explica pela perspectiva nada favorável de que os Estados Unidos terão que lidar, até 2030, com uma carência de quase seis mil especialistas das diversas áreas da medicina, lembra Bicalho.

“A escassez de médicos é real e é notável que há uma abertura recente no sentido de absorver os bons profissionais e garantir espaço para quem se qualifica a exercer a medicina. Muita gente pensa que é impossível, mas as novas medidas só demonstram que é cada vez mais tranquilo fazer este caminho”, conclui o advogado.

A EMPRESA
A Bicalho Consultoria Legal acumula ampla experiência em processos migratórios para os Estados Unidos, com escritórios no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Oferece soluções para empresas e empreendedores e profissionais liberais, que englobam assessoria jurídica, consultoria nas áreas empresarial, tributária e trabalhista, e planejamento patrimonial, auxiliando a internacionalizar negócios e carreiras. Conta com um corpo experiente e multidisciplinar de profissionais. Mais informações disponíveis no site https://bicalho.com
Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem por Cristina Lira