Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Estádios europeus são atração turística e faturam mesmo sem futebol

  • Exemplo pode ser uma boa ideia para as arenas brasileiras da Copa das Confederações
  • Camp Nou, do Barcelona, recebe mais de 1,5 milhão de visitantes por ano
 A Europa concentra os mais tradicionais e modernos estádios de futebol do mundo. O continente onde o esporte mais popular do planeta foi inventado é conhecido por ter clubes onde jogam os melhores jogadores do mundo, como Messi, Ronaldo, David Villa e o recém-contratado Neymar. Uma estrutura empresarial na administração é parte fundamental para manter o espetáculo. A novidade é que, nos últimos anos, os clubes donos das mais famosas arenas passaram a valorizar os estádios como local de visitação turística.  O faturamento tem se mostrado cada vez mais positivo.
Dono da marca mais valorizada do futebol mundial, o Barcelona de Messi recebe público mesmo quando a equipe não está no gramado. O Camp Nou, na capital da região da Catalunha, cobra uma média de 20 euros pelo ticket para o visitante ter acesso às dependências da arena e ao museu do clube, que inclui a sala de troféus do Barcelona. Em 2011, 1,6 milhão de turistas visitaram o estádio catalão.
Outro templo do futebol mundial, o estádio de Wembley, em Londres, também recebe visitantes. Palco da final da Copa do Mundo de 1966, a arena cobra 25,50 libras por um tour de 75 minutos, que inclui até os vestiários.  A casa da seleção inglesa não possui um museu, mas o estádio tem exposições sobre futebol e conserva até hoje a trave do gol que garantiu o único título mundial à Inglaterra.
Confira o roteiro dos principais estádios do velho continente e decida qual estará na sua agenda na próxima viagem à Europa.
1)      Estádio Camp Nou (Barcelona FC) – Barcelona, Espanha
A casa do Barcelona FC fica na célebre Catalunha, uma das regiões mais visitadas da Espanha. Desde 1999, o Camp Nou é considerado um estádio 5 estrelas e já foi sede de importantes disputas internacionais. Inaugurado em setembro de 1957, tem hoje capacidade para mais de 99 mil pessoas. Muito em breve irá receber o mais novo ilustre integrante do Barça, o brasileiro Neymar (ex-Santos).
2)Estádio Allianz Arena  – Munique, Alemanha
Sede do time alemão Baynern de Munique, na Baviera, este é outro estádio consagrado pelos fãs de esporte. Inaugurado em abril de 2005, tem capacidade para 66 mil espectadores sentados. Ele fica próximo à estação Fröttmaning, ao norte de Munique, cidade famosa por realizar todos os anos o Oktoberfest – a festa da cerveja mais celebrada do mundo. Munique, aliás, ficou em festa na última semana quando o Bayern venceu o Borussia Dortmund pela Liga dos Campeões. Foi a quinta taça conquistada pelo clube.
3)Estádio de Wembley  – Londres, Inglaterra
O Estádio de Wembley é o endereço oficial da seleção inglesa. O estádio original foi construído em 1923 e, depois demolido, para dá lugar em 2007, ao novo Wembley, uma arena supermoderna e multiuso. A arena também conta com uma programação de shows. No próximo sábado, Bruce Springsteen será a atração. Em 1985, o estádio foi palco do legendário Live Aid, concerto que reuniu diversas celebridades contra a fome na Etiópia. . Wembley tem capacidade para 90 mil espectadores e o maior número de banheiros de todos os estádios do mundo: 2.618. No mês passado, o estádio sediou a disputa da final da Liga dos Campeões 2013 entre Bayern Munich e Borrusia Dortmund.
4)Estádio da Luz  – Lisboa, Portugal
Localizado na capital portuguesa, o novo Estádio da Luz foi inaugurado em outubro de 2003, projeto cuja autoria é da empresa australiana Populous2, a mesma que projetou o Estádio Olímpico de Sydney, na Austrália. Assim como Wembley, o antigo estádio foi demolido e construído um novo especialmente para a EuroCopa de 2004. A casa do Benfica, tradicional clube português, tem uma capacidade para mais de 65.000 espectadores. No ano passado a UEFA anunciou que o estádio será sede da final da Liga dos Campeões na temporada 2013/14.
5)Estádio Croke Park  – Dublin, Irlanda
O Croke Park é o quarto maior estádio oficial da Europa e o maior estádio de esporte amador do mundo. Pode abrigar até 82.300 pessoas e é também opção para shows – os irlandeses do U2 já fizeram concertos por lá. Uma curiosidade é que o design do estádio foi concebido para não incomodar os vizinhos. Outra característica interessante é que a arquibancada não é coberta, para não bloquear o sol à frente das casas nos arredores do estádio. Além disso, o Croke Park oferece aos visitantes um museu, que conta um pouco sobre a história da Irlanda e dos esportes gaélicos.
6)Estádio De Kuip – Roterdã, Holanda
Construído em 1937 e propriedade do Feyenoord da Holanda, esse estádio já sediou mais de 150 partidas internacionais e muitas finais europeias, além de shows de pesos-pesados da música como Pink Floyd, Michael Jackson e David Bowie. O Feyernood é um dos três grandes times holandeses, ao lado do Ajax e do PSV Eindhoven.  Seu estádio tem capacidade para 51 mil espectadores e fica localizado em Roterdã, local do maior porto de toda a Europa, e segunda maior cidades dos Países Baixos, atrás de Amsterdã.
—-
Sobre o setor de Turismo na Europa
O turismo tem um papel importante na restauração do crescimento econômico na Europa. Países da UE representam mais de 39% das aterrissagens globais, o que faz da região o destino turístico número 1 do mundo. A indústria do turismo é responsável por mais de 5% do PIB do bloco, possui cerca de 1,8 milhão de empresas e gera aproximadamente 9,7 milhões de empregos.
Sobre a campanha « Europa – Em todos os momentos »
Europa – Em todos os momentos é uma campanha institucional promovida pela União Europeia para destacar a diversidade que a Europa tem para oferecer aos turistas em qualquer época do ano. É realizada simultaneamente em seis países: Brasil, Rússia, Índia, China, Chile e Argentina, com o apoio da Comissão Europeia de Turismo (ETC, sigla em inglês para European Travel Commission), organização que abrange todas as agências de turismo na Europa.

www.facebook.com/DescubraEuropa

Boa Viagem