– O final de semana foi marcado pela presença marcante de Pernambuco no Rio de Janeiro, durante os primeiros dias dos Jogos Olímpicos do Brasil. Enquanto os atletas suavam em suas respectivas modalidades, o frevo tomava conta da orla da Praia do Leme, no Espaço Pernambuco. Com um letreiro gigante e colorido com a nova marca do turismo do Estado, “Pernambuco, Coração do Nordeste”, quiosques com cardápio criado pelo chef Alcindo Ferreira, bonecos em tamanho real de passistas de frevo e caboclinho, além de centenas de sombrinhas de frevo, era impossível passar pelo local sem parar para tirar fotos. Os totens passavam informações precisas para os turistas. As crianças recebiam balões com gás hélio com a marca do Estado.
A cada 30 minutos, começava uma aula de frevo, maracatu e coco. A frente do Espaço ficava totalmente tomada de gente com sombrinhas de frevo na mão e muita vontade de aprender um pouco dos ritmos que encantam turistas de todo o mundo que visitam Pernambuco. “Aproveitamos a oportunidade das Olimpíadas para apresentar o nosso Estado aos turistas nacionais e internacionais. Durante os Jogos, o Rio de Janeiro receberá mais de 500 mil turistas estrangeiros, fora os brasileiros. Nossa intenção é fazer com que eles conheçam um pouco o que temos a oferecer e se interessem em conhecer na próxima viagem”, afirmou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de PErnambuco, Felipe Carreras.
No Rio de Janeiro para acompanhar os Jogos Olímpicos, o comerciante Carlos Augusto Rieger aproveitou o espaço nao apenas para dançar um pouco com a família, mas também provar uma tapioca. “Sempre soube que Pernambuco era um estado de boa música, cultura forte e boa comida. Estou conseguindo ter uma pequena noção de tudo isso aqui. A tapioca de carne seca está uma delícia. O queijo coalho empanado também. Toda minha família adorou o espaço e as atrações. Vamos voltar com certeza”, declarou.
O Espaço Pernambuco vai permanecer na Praia do Leme até o dia 18 de setembro, quando terminam as Paralimpíadas.
—