Esforço do Comitê Olímpico Brasileiro para Olimpíadas 2016 é discutido em Seminário Internacional

Dentre os temas da 11ª edição do Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos do PMI – Project Management Institute, organizado pelo capítulo São Paulo, um dos maiores destaques é o Execution Premium no Comitê Olímpico Brasileiro, que pretende discutir as ações estratégicas do COB para viabilizar as Olimpíadas de 2016.
A ser apresentada no Seminário pelo diretor da entidade, Marcus Vinicius Freire, e José Finocchio Jr, diretor da PM2.0 – companhia voltada ao segmento de Projetos, a discussão sobre o tema vem ganhando grande repercussão para os brasileiros devido à ansiedade em sediar os jogos que possuem abrangência mundial. Segundo os facilitadores, o COB estabeleceu um conjunto de objetivos em seu mapa estratégico e usou-os para priorizar seu portfólio por meio da avaliação da contribuição de cada projeto à estratégia. Um sistema de gestão completo, integrando estratégia, projetos e processos, foi desenvolvido, evoluindo escritório de projetos do COB para uma unidade de gestão estratégica.
“Acreditamos que o nosso case apresenta o sonho de todos os brasileiros: transformar o Brasil em uma potência olímpica. Por meio da discussão que vamos propor, todos os presentes poderão acompanhar os resultados práticos, colocando à prova os métodos teóricos em um caso público e nacional”, comenta Freire.
“Nossa palestra irá contar como o Comitê Olímpico Brasileiro está usando as melhores práticas mundiais de Gerenciamento de Projetos e Portfólios para trazer bons resultados esportivos para Brasil nos Jogos de 2016”, completa Finocchio.
Segundo os facilitadores, o primeiro desafio enfrentado foi lançar um projeto dessa magnitude na área de esportes ainda iniciante na cultura de processos. “Poucos eram os profissionais na área de esportes realmente capacitados para a gestão de projetos e processos. É necessário, portanto investir em formação e qualificação, oferecendo ferramentas e metodologias para que os profissionais possam se dedicar de fato à gestão”, comentam.
Com foco em atitudes sólidas e definitivas, os profissionais discorrem sobre os desafios, superações e as práticas de Gerenciamento de Projetos que estão sendo aplicadas como apoio para a construção de uma metodologia específica, utilizada por profissionais capacitados. “Buscamos alcançar em nossos projetos o mesmo sucesso que buscamos na máxima olímpica: a de ir mais alto, mais forte e mais longe!”, metaforizam os profissionais.
Para saber mais sobre a 11ª Edição do Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos do PMI, acesse o portal: www.pmisp.org.br/11seminario.

Serviço:
11ª Edição do Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos do PMI – Project Management Institute – Capítulo São Paulo
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 – Metrô Consolação – São Paulo – SP
Dias 15 e 17 de agosto de 2011
Inscrições pelo site: www.pmisp.org.br/11seminario

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.