Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

EQUIPE DO ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA HERZOG E DE MEURON ESTÃO EM NATAL

Hoje, dia 26 de outubro, a equipe do renomado escritório de arquitetura Herzog & de Meuron estará em Natal para apresentar o projeto do ginásio poliesportivo que será construído na Escola Estadual Dinarte Mariz, localizada no bairro de Mãe Luíza. A apresentação será feita a partir das 19h, no auditório do Campus Cultural do IFRN, localizado na Avenida Rio Branco – Cidade Alta.

Conhecido internacionalmente por ser responsável pelas construções dos estádios Ninho de Pássaros, em Pequim, e Alianz Arena, em Munique, o escritório de arquiteturaHerzog & de Meuron chegou até Natal através da parceria entre a Fundação Ameropa e o Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição, fundado pelo padre Sabino Gentili em 1982, na comunidade de Mãe Luíza, zona leste de Natal.

O projeto traz a ideia de que o desenvolvimento das comunidades de baixa renda passa por investimentos públicos e privados em equipamentos sociais que possam absolver a demanda da juventude nas áreas da cultura, do esporte, do lazer e da profissionalização. O Ginásio Poliesportivo é uma aposta num futuro melhor para o bairro de Mãe Luiza e para Natal.

A construção será custeada pela Fundação Ameropa, com acompanhamento de profissionais do dep. de arquitetura da UFRN. Será assinado um acordo com o Governo do Estado para o Centro Social ficar responsável por um determinado tempo no controle do uso pela comunidade.

Uma visão para Mãe Luiza

O projeto para o Ginásio na Escola Dinarte Mariz é parte de uma ampla Visão Urbana para Mãe Luiza, que Herzog & de Meuron em conjunto com o Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição elaboraram em 2009.

O conceito urbano leva em consideração as potencialidades e desafios do bairro – sua bela implantação sobre as dunas voltada para o mar, sua turbulenta história enquanto assentamento informal gradualmente urbanizado e sua comunidade vibrante e forte dos dias atuais. O processo de design partiu da identificação de atividades urbanas inexistentes ou pouco desenvolvidas no bairro, reconhecendo espaços disponíveis em meio a área densamente edificada e distribuindo novas atividades entre as áreas disponíveis para desenvolvimento. Esta abordagem permite que a evolução de Mãe Luiza aconteça a partir das necessidades particulares de sua comunidade e das possibilidades específicas do lugar.

A proposta inclui uma sequência de novos edifícios, continuando o processo de intervenções pontuais iniciadas pelo Centro Sócio. Entretanto, neste caso, as novas atividades foram concentradas, colocadas próximas umas às outras, para que juntas possam formar um novo centro comunitário e catalisar novas atividades públicas de modo a focalizar o crescimento da área, criar uma nova percepção de vizinhança e abrir o bairro para seus habitantes e para as belezas naturais que o rodeiam. O Ginásio, contendo a quadra poliesportiva, com arquibancadas para 350 pessoas, assim como as salas multiuso e de serviços, é o projeto de arquitetura pioneiro da Visão criando um novo espaço público para todas as pessoas de Mãe Luiza.

Herzog & de Meuron é uma parceria conduzida por cinco sócios senior – Jacques Herzog, Pierre de Meuron, Christine Binswanger, Ascan Mergenthaler e Stefan Marbach. Fundada na Basiléia em 1978, Herzog & de Meuron são conhecidos por projetos que são ao mesmo tempo inventivos e sensíveis ao local, geografia, e cultura da região para a qual são realizados. Uma equipe internacional de 350 colaboradores trabalha em projetos na Europa, América do Norte e do Sul e Ásia. Com sede na Basiléia e escritórios em Hamburgo, Londres, Madri e Nova Iorque, Herzog & de Meuron tem sido agraciado por inúmeros prêmios incluindo “O Prêmio Pritzker de Arquitetura” em 2001.

Trabalhos Selecionados
Enquanto muitos dos projetos de Herzog & de Meuron são equipamentos públicos amplamente reconhecidos, como estádios, museus e bibliotecas, o escritório tem também realizado projetos privados significativos incluindo edifícios de apartamento, escritórios e indústrias. Seus projetos para equipamentos esportivos mais reconhecidos incluem o Estádio Nacional para aos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008; Allianz Arena em Munique, Alemanha (2005); Parque St Jakob, complexo com Estádio de Futebol, Centro Comercial e Residência para Idosos na Basiléia, Suíça (2002). Talvez o projeto mais importante para museu realizado até hoje pela firma tenha sido a conversão da estação de energia do distrito de Bankside na Tate Modern em Londres, Reino Unido (2000), cuja extensão, O projeto Tate Modern, está atualmente em construção (previsão de conclusão 2016). A série de museus continua com os projetos CaixaForum Madri, um novo espaço de exposição para a Fundación “la Caixa” em Madrid, Espanha (2008); e TEA Tenerife Espaço das Artes em Santa Cruz de Tenerife, Espanha (2008). Entre os projetos privados de Herzog & de Meuron estão o Centro de Dança Laban em Londres, Reino Unido (2003); Edifício de Apartamentos na Rue des Suisses, um projeto de habitação social em Paris, França (2000); escritório central e diversos edifícios fabris para Ricola na Suíça e na França (1983-1999); e mais recentemente VitraHaus, um novo edifício para apresentar a “Coleção Casa” da Vitra, em Weil am Rhein, Alemanha (2010); e 1111 Lincoln Road, um edifício multiuso de estacionamento em Miami, Flórida, Estados Unidos (2010).

Projetos atuais
Herzog & de Meuron estão atualmente trabalhando em uma gama de projetos internacionais, entre outros: São Paulo Complexo Cultural Luz – Teatro da Dança, Brasil (previsão de conclusão 2014); Barranca Museu de Arte Moderna e Contemporânea em Guadalajara, México; Museu de Arte Moderna de Calcutá, notável primeiro projeto comissionado na Índia; e o Estádio Bordeaux Atlantique na França, que irá receber o Campeonato Europeu de Futebol em 2016 (precisão de conclusão 2015) . Projetos em construção incluem o Museu de Arte Parrish em Water Mill, Nova Iorque (previsão de conclusão 2012); o novo Museu de Arte de Miami, Flórida, Estados Unidos (previsão de conclusão 2013); Filarmônica do Elba em Hamburgo, Alemanha, um complexo cultural compreendendo uma nova sala de concertos de orquestra, um hotel, apartamentos e uma praça pública (previsão de conclusão 2013).

Nome do Projeto Natal – Ginásio em Mãe Luiza

Localização Rua Camaragibe s/n, Natal, Brasil

Fases de Projeto

Estudo Preliminar: março – maio 2011
Anteprojeto: junho – julho 2011
Projeto Básico: agosto – novembro 2011
Projeto Executivo: dezembro 2011 – março 2012
Construção: 2012 – 2013

Equipe Sócios: Jacques Herzog, Pierre de Meuron, Ascan Mergenthaler, Markus Widmer
Arquitetos do Projeto: Tomislav Dushanov (Associado), Mariana Vilela
Equipe de Projeto: Melissa Shin, Diogo Figueiredo

Cliente Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora de Conceição, Natal, Brasil

PLANEJAMENTO
Planejamento Geral Plantae, Natal, Brasil
Planejamento Arquitetônico Herzog & de Meuron, Basel, Suíça
Gerenciamento de Obra Plantae (Arq. Lúcio Dantas), Natal, Brasil
Engenharia Estrutural Plantae (Eng. Márcio Medeiros), Natal, Brasil
Engenharia Hidráulica Plantae (Eng. Carlos Linhares), Natal, Brasil
Engenharia Elétrica Plantae (Eng. Carlos Linhares), Natal, Brasil
Conforto Ambiental Plantae (Arq. Glênio Lima & André Alves), Natal, Brasil
Acessibilidade Plantae (Arq. Lorraine Egito), Natal, Brasil
Especificação de Materiais Plantae (Arq. José Carlos de Souza), Natal, Brasil
Desenhos e Detalhamento Plantae (Arq. Verner Monteiro), Natal, Brasil
Paisagismo Plantae (Arq. Juliana Montenegro), Natal, Brasil

DADOS DO EDIFÍCIO
Área do terreno 5206,84 m2
Área de Projeção 1996 m2
Dimensões do Edifício Comprimento 91,80 m
Largura 32,80 m
Altura 10,60 m
Área Construída 2052,5 m2
Número de Pavimentos 02

PROGRAMA
Quadra poliesportiva • para basquete, voleibol, handbol e futebol de salão; 350 assentos
Salas de apoio • Sala multiuso, salas adicionais, sala dos professores, copa, vestiários, sanitários e depósitos.

Boa Viagem