ENSINO A DISTÂNCIA GANHA ESPAÇO EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19


Se fazendo cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros, o famoso EAD está com força total nesse período de quarentena. Além do crescimento em lugares que já utilizavam este formato, como as universidades, agora também virou realidade em outras instituições de ensino. É o caso do
 Instituto Embelleze, que viu o acesso de sua plataforma online, “Meu Instituto”, crescer 500% em números de acesso em apenas dois dias. São mais de 80.000 alunos que assistem as aulas online diariamente



De acordo com o último Censo de Educação Superior no Brasil realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), somente em 2018, no que diz respeito ao ensino superior, das 13,5 milhões de vagas oferecidas, 7,1 milhões foram para os cursos EAD. A pesquisa ainda revela que especialistas acreditam que daqui alguns anos a porcentagem de alunos em cursos presenciais e EAD será igual.

E o modelo de ensino, que é tão comum nas universidades, passou a ser realidade em diversas instituições de ensino, devido a quarenta imposta diante da pandemia do COVID-19. É o caso do Instituto Embelleze, a maior rede de franquias do Brasil voltada para a formação de profissionais da beleza, que há cinco anos conta com uma plataforma online chamada “Meu Instituto”, que leva conteúdos extras à todos os alunos da rede, mas que somente agora teve o engajamento de 100% dos alunos.

Segundo o CEO da marca, Daniel Narcizo, o acesso a plataforma cresceu mais de 500% em apenas dois dias devido a pausa nas aulas presenciais. “Os professores estão ministrando aulas online para tirar dúvidas, os alunos, agora na quarentena, também encontrarão mais conteúdos sobre tendências, empreendedorismo, e aumentamos também o número de vídeo aulas. Tem sido uma experiência bastante positiva e, tanto alunos e professores, se adaptaram muito bem ao modelo de ensino”, comenta Daniel.

Segundo Lucrécia Neves, aluna do curso de manicure e pedicure do Instituto Embelleze, a adaptação ao aprendizado virtual tem sido uma experiência bastante positiva. “O Instituto Embelleze tem nos disponibilizado várias atividades pela plataforma, os nossos instrutores estão a todo momento disponíveis e as aulas online estão sendo realizadas nos dias em que teríamos as aulas presenciais. Seguindo esse modelo, o impacto causado pela falta das aulas físicas está sendo muito menor” destaca a aluna.

Daniel conta que, além da plataforma, as redes sociais estão sendo muito importantes nessa adaptação. “Estamos aproveitando nossa audiência e nosso relacionamento para propor conteúdos relevantes para os alunos e para aqueles que gostariam de estudar conosco. Produziremos lives com especialistas e pessoas que são da área da beleza para oferecer aprendizado de uma forma mais descontraída, além de alguns conteúdos online disponíveis para todos.” O executivo afirma que todas as medidas foram tomadas com o objetivo de fazer com que os alunos não parem de absorver conhecimento na área em que desejam seguir uma carreira. “Estamos em um movimento muito forte para que os alunos não sejam prejudicados e continuem a aprender neste período”, complementa.

:: PRÓXIMOS PASSOS

Daniel conta quais estão sendo as decisões da franqueadora a curto, médio e longo prazo. “Agora temos as orientações de estarmos em casa, trabalhando nosso propósito de transformar vidas de forma segura. A médio prazo, teremos, assim que autorizadas, as unidades reabrindo de forma estruturada, repondo aulas sem custos. Internamente estamos trabalhando intensamente no novo modelo híbrido de ensino, onde as escolas ganharão eficácia e o aluno muito mais dinamismo na aula”, explica.

Quando o assunto são os franqueados, Daniel conta que existem diversas possibilidades para reduzir o impacto da quarentena e continuar motivando os responsáveis pelas unidades. “É essencial preservar o caixa, em forma de renegociações com fornecedores, captar crédito de forma responsável, com carência e taxas baixas, além de adotar medidas para diferimentos de impostos que os governos estão anunciando. No Instituto Embelleze disponibilizamos uma assessoria jurídica para os franqueados terem suporte e embasamento nessas decisões” finaliza.

Sobre o Instituto Embelleze

Fundado em 1998, o Instituto Embelleze é a maior rede de franquias da América Latina voltada para a formação profissional em beleza. Aderiu ao franchising em 2003, após parceria firmada com a SMZTO Holding de Franquias. Pioneira no setor, a rede acredita que é possível transformar vidas por meio da educação e capacitação de profissionais na arte de embelezar. Presente em todo o território nacional, a marca possui aproximadamente 350 unidades no Brasil e inicia o processo de expansão internacional com duas unidades inauguradas no Equador, além de uma nos Estados Unidos com previsão de inauguração até o fim de 2019. Em 15 anos, já são mais de 2 milhões de profissionais formados como cabeleireiro, barbeiro, maquiador, depilador, manicure e pedicure, designer de sobrancelhas, entre outras especializações. Em 2018, a rede recebeu o seu décimo Selo consecutivo de Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.