Viagens, sabor e tradição – alguns dos atrativos para quem deseja vivenciar o universo dos vinhos pela Europa
. Tendência mundial, o enoturismo ganha cada vez mais adeptos, pois envolve o visitante na cultura local, nos detalhes de produção da bebida e na descontração da degustação. Seja para uma estadia nas vinícolas ou apenas uma visita para degustar bons vinhos, as belas e imponentes propriedades carregadas de história também oferecem paisagens inesquecíveis, estímulos sensoriais e uma deliciosa imersão no mundo dos vinhos – garantia de prazer e boas lembranças.
Pensando nisso, a Inovini importadora selecionou alguns desses destinos e viagens ao mundo dos tintos e brancos oferecidos por vinícolas que compõem o portfólio da empresa. Veja algumas opções pela Europa:
Villa della Torre, projeto do pintor e arquiteto Giulio Romano e do arquiteto Michele Sanmicheli, é um lugar mágico do Renascimento italiano. Concebido para recriar a Domus da Antiga Roma com todo o seu luxo e esplendor. Situado num complexo do século XVI em Fumane, no coração da área de vinhos de Valpolicella, a Villa Della Torre (hoje patrimônio da família Allegrini) dispõe de quartos clássicos em estilo rústico, mobiliário de luxo e vistas para a propriedade ou para os belíssimos vinhedos. Degustações de vinhos, bem como aulas de culinária e visitas guiadas podem ser organizadas, tanto para os hóspedes quanto para visitantes. O local também oferece uma excelente estrutura para eventos e casamentos. Informações e reservas: http://allegriniwine.com/pt/villadellatorre.php
Vinícola mais antiga da Itália, a Barone Ricasoli produz vinhos há mais de 32 gerações. Em Gaiole in Chianti, parte dos vinhedos fica ao redor do Castelo di Brolio, que foi residência da família por séculos desde 1141. Foi neste local que em 1872 o Barão Ricasoli criou a “receita revisada” do vinho Chianti, que passou a ser adotada pelo Consorzio Vino Chianti (órgão que regulamenta e fiscaliza a produção dos vinhos da região). Há diferentes opções de tours e degustações, inclusive a de fazer um Picnic Day, em que os visitantes desfrutam de deliciosos pratos preparados pelo chef, em um agradável local a céu aberto (por isso funciona apenas na primavera e no verão). Há também museu no castelo, restaurante e lojinha bem próximos. Para mais informações, acesse:http://www.ricasoli.it/
Mais afastada, a uns 14km do Castello, está a casa de hóspedes da Ricasoli. Agresto é uma casa de fazenda e disponibiliza alguns cômodos aos finais de semana de março a outubro para quem quiser se hospedar no local. Para quem quer mais privacidade, em julho e agosto é possível alugar a casa inteira. Excelente opção para quem gosta da calma do campo e das vistas apaixonantes da Toscana. O vilarejo mais próximo é San Regolo, a 3,5km. Siena está a 20km. (http://www.baronericasoli.com/charming-holiday)
Itália, Veneto – Vinícola Nino Franco
Imagem: Villa Barberina
Villa Barberina, Vila Veneziana do século XVIII, localizada em Valdobbiadene, cidade famosa pela produção de Prosecco. Proprietária atual, a vinícola Nino Franco, reconhecida pelos seus espumantes premium desde 1919, é uma das mais aclamadas vinícolas da região. Considerada um bed & breakfast charmosíssimo, a Villa possui cinco quartos com banheiros, salas de estar amplas, uma biblioteca bem equipada e uma espaçosa sala de jantar. O espaço verde apresenta elementos elegantes e harmoniosos: pedras, estátuas e uma fonte que o povo local usava para extrair água no passado. Todos os elementos buscam introduzir o visitante no estilo de vida antigo, quando as pessoas de Veneza costumavam passar suas férias de verão nas moradias em torno de Marca Trevigiana, distrito de Veneza. Eles sabiam muito bem como viver com prazer: belezas naturais, excelente comida local e tradicional e bons vinhos!!! (http://www.villabarberina.it).
Espanha, Jerez de la Frontera – Gonzalez Byass
Imagens: Bodegas Tio Pepe, Gonzalez Byass
A Bodega Tio Pepe, pertencente ao grupo da Gonzalez Byass, é uma das vinícolas mais tradicionais e icônicas da Espanha, e por isso é considerada ponto turístico com parada obrigatória para quem vai à Andaluzia. O Tio Pepe foi a primeira marca registrada do país e trouxe fama mundial a Jerez de la Frontera. Com o crescimento da vinícola, ruas da cidade foram incorporadas à bodega. Inclusive uma delas, a Calle Ciegos, ganhou um concurso como uma das ruas mais bonitas do mundo. Aberta todos os dias do ano, com exceção de 1 de janeiro, a visita transporta o visitante de volta no tempo, para a cidade do século XIX! Para mais informações, acesse:https://bodegastiopepe.com/visitar/visita-ruta-del-vino-y-brandy-de-jerez
Esses são apenas alguns destaques. Além dessas, de várias regiões da Europa, quase todas as vinícolas do portfólio da INOVINI Importadora aceitam visitas, algumas abertas ao público e outras sujeitas à disponibilidade de agendamento.
Sobre a INOVINI
A Aurora, tradicional importadora presente no mercado brasileiro desde 1946, lançou em 2009 a marca INOVINI, divisão dedicada exclusivamente ao mercado de vinhos finos. A empresa que já atuava na importação e distribuição desse segmento optou por criar uma área específica para que o segmento ganhasse maior foco dentro da companhia. Com isto, agregou novas marcas ao seu portfólio e trouxe um time de profissionais com sólida experiência de mercado.
Serviços: Tel.: (11) 3623-2280 Site: www.inovini.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/inovini.importadora