Engenhos de Areia(PB) na rota do Turismo

Com o pós pandemia novos roteiros no turismo surgem. E um que vem ganhando força é a visita aos engenhos para conhecer todo o processo de produção da cachaça. Alguns já se prepararam para a demanda. Todos conservam em aguns aspectos alguns processos artesanais e outros já usam tecnologia e outros apostam todas as fichas na modernização e aperfeicoamento da mão de obra profissional . Na minha visita a cidade de Areia, na Paraíba, na semana passada, tive a oportunidade de conhecer alguns engenhos. Apesar de atuar há mais de 23 anos na área, nunca havia visitado um engenho, e achei algo muito interessante para um turista conhecer e para quem gosta de um bom caldo de cana e principalmente de uma boa cachaça. e nada melhor do que descobrir como tal é produzido e processado, desde a moagem da cana de açúcar e a todo procedimento e até a venda propriamente dita. A cidade de Areia aposta na rota dos engenhos e segue firme e forte para atrair muito mais turistas a cidade . Com certeza ,uma grande oportunidade dos novos visitantes conhecerem esse potencial.

Visitei alguns engenhos, acompanhada do secretário de turismo de Areia, Francisco Lourenço e do executivo do Areia Convention, Romero Rodrigues, com a Rotta Turismo receptivo. Visitei o engenho Ipueira, de familia tradicional, sob o comando do sr. Donato Feitosa, e já na administração o seu filho Ricardo Feitosa e esposa Andreia. Eles mantém a tradição de levar a cana de açúcar no burro até ao setor da moagem da cana. A cachaça Ipueira foi premiada ouro na Expo Cachaça 2020. O seu Donato recebeu nós depois da visita para uma prosa e um lanche regado a uma boa cachaça e sucos de frutas e geleia produzida em Areia by chef Jorge Rodrigues do Origem restaurante. O engenho Ipueira, já recebe visitas em sua loja tanto para degustação e venda de seus produtos. O empresário Ricardo informou que o engenho já comercializa sua cachaça para a Suiça, e o produto faz muito sucesso por lá, mas a intenção é avançar em outros mercados.

Engenho Ipueira

O Engenho Ipueira, de propriedade de Ricardo Araújo Feitosa, está localizado região do Brejo paraibano, famoso pela tradição cultural, com monumentos históricos aliados a belas paisagens. Ipueiras, muito antes, foi um tradicional produtor de rapadura de alta qualidade, desde os anos de 1936 até 2007. Foi partir daí que ingressou na produção da cachaça. A produção do engenho segue o modelo tradicional. Segundo Donato, essa é uma história que ultrapassa os cem anos – dos quais, 16 só na fabricação de cachaça. Em linguagem indígena, a palavra Ipueira, significa ‘terra alagada’, em alusão aos solos férteis e úmidos”. Seu produtor Donato Feitosa, filho de Ricardo Araújo Feitosa, faz questão de ter uma produção limitada, mas com alta qualidade.

fonte:https://www.polemicaparaiba.com.br/paraiba/rota-da-cana-cachaca-ipueira-e-o-processo-de-producao-artesanal-que-e-uma-verdadeira-obra-de-arte/

Engenho Riachão de Vaca Brava

No engenho também acompanhamos uma visita desde a chegada da cana de açúcar ao processo da moagem e pudemos tomar caldo de cana direto da moagem. O verdadeiro caldo de cana, sem os produtos industrializados. O natural caldo de cana. O empresário Aurilio nos recebeu junto com sua esposa Kaynara , seu filho e a nora Ana, todos bem receptivos e já apostando no turismo, embora ainda não tenham uma lojinha para expor seus produtos e receber visitantes, mas sentem que é importante e que é o turismo que vai trazer mais visitantes, além da estrada que deverá passar na porta do engenho, uma obra prometida que poderá ocorrer este ano. Também fomos convidados para um lanche, com direito a um cafézinho, bolos, uma degustação de cachaça . Neste também saimos cheios de presentes, com cachaças na mão. Foi sensacional!

Engenho Vaca Brava

O Engenho Vaca Braga, onde produz a cachaça Matuta, a rainha abelha mel, com a produção da cachaça feita com mel e limão, é indicada para iniciantes na cachaça. Breno Feitosa, diretor de produção nos recebeu para uma visita técnica em todos os processos. Eles mantém a parte antiga do engenho e no entanto ocupam outro prédio com alta tecnologia. O engenho já funciona dentro dos padrões de uma empresa como uma vinicola do sul do Brasil. O engenho já atende a todo o Brasil com distribuidores em todos os estados.

Engenho Turmalina da Serra

É no brejo paraibano, que fica o engenho Turmalina da Serra, com belos jardins, lagos, cachoeiras, quadriciclos para alugar, além de um restaurante. Para visitar paga R$25,00 por pessoa. Deve agendar a visita e o almoço. Nós fomos recepcionados com bolos caseiros, doces da regiao e sucos ou refrigerantes. Ainda fomos degustar as cachaças premiadas na lojinha.

Engenho Santa Vitória

Dirigido pelo presidente do Areia Convention, empresário de visão, Aquiles Leal e sua esposa Dayse Feitosa, o casal aposta na rota dos Engenhos, como importante para fomentar o turismo na cidade de Areia e região. Após a visita a área de produção, pudemos tomar um lanche regado a sucos de frutas e uma cachaça.

Mesmo os que nunca tomaram cachaça, devem visitar e conhecer melhor todo o processo de produção e experimentar devagarinho, até chegar a tomar um copinho todo, como eu.

Foi uma experência fantástica.

  • Viajei para Areia, na Paraíba, a convite da prefeitura municipal de Areia, da secretaria de turismo com apoio do Areia Convention. Agradeço especialmente a prefeita, Dra Silvia Cunha Lima, ao secretário ,Francisco Lourenço e ao jornalista executivo do Areia Convention, Romero Rodrigues, e a todos os donos de engenho que me receberam em pleno final de semana com muita receptividade.

*Um agradecimento especial a Rotta Turismo que fez o receptivo na cidade.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.