Encantado com a cidade, embaixador da Tailândia confirma participação do país no Festuris 2013

“Quero que os tailandeses conheçam Gramado”
Na foto embaixador com Marcus Vinicius Rossi do Festuris
“Quero que os tailandeses conheçam Gramado”. A frase, do embaixador da Tailândia no Brasil, Tharit Charungvat, resume o encanto dele ao chegar ao município, nesta quinta-feira (23). Durante a coletiva de imprensa, realizada à tarde na Sala Axis do Hotel Casa da Montanha, Tharit revelou números e informações para aproximar o Rio Grande do Sul da Tailândia. Acompanhado da esposa, embaixatriz Vithu Charungvat, do assessor, Samran Ruenreang, e do conselheiro comercial honorário da embaixada, Somchai Ansuj, confirmou a presença do país no 25º Festival do Turismo de Gramado, de 7 a 10 de novembro. “Não sei por que esta parceria não aconteceu antes”, disse.
A agenda da comitiva em Gramado se iniciou de manhã, quando foi recepcionada pelo prefeito em exercício, Luia Barbacovi, e o presidente da Câmara de Vereadores, Ilton Gomes, na prefeitura. Acompanhado dos três diretores do Festuris, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinicius Rossi, Tharit ficou impressionado com as estatísticas sobre o turismo e o desenvolvimento gramadense reveladas por Barbacovi. “Me sinto agradecido por ser recebido tão calorosamente e percebo a importância desta cidade. Entramos em um lugar completamente diferente quando passamos do pórtico”, revelou. O embaixador demonstrou interesse em retornar a Gramado durante o Festival de Cinema (agosto) e o Festival de Gastronomia (outubro), para apresentar a cultura e a culinária da Tailândia. “Acredito que este município prosperou não só pelo trabalho, mas também pelo amor da comunidade.”
Marta Rossi levou uma notícia que alegrou tanto o embaixador quanto os líderes do Executivo e Legislativo durante o encontro. “O Festival do Turismo de Gramado se credenciou à OMT (Organização Mundial do Turismo) e recebemos hoje (quinta) a notícia de que a cidade foi escolhida um dos cases de como trabalhar a sazonalidade no segmento.”
NÚMEROS
O embaixador afirmou que o Brasil e a Tailândia realizaram US$ 4,7 bilhões em negócios em exportação, comércio e turismo no ano passado. “Isso é mais que todos os países que fazem fronteira com o Brasil. Somos o primeiro país do Oeste da Ásia que realiza a maior troca comercial com os brasileiros”, explicou. Em relação ao Rio Grande do Sul, ressaltou que é o sexto maior parceiro com a Tailândia, dentre os Estados brasileiros, sendo a soja o principal produto exportado. “Temos singularidades que se completam e podemos melhorar ainda mais este ranking.”
Em sua passagem pelo Parque do Gaúcho e Gramado Zoo, a comitiva ficou impressionada com a riqueza da cultura gaúcha. Recepcionado O embaixador, inclusive, levou um lenço vermelho como recordação, fazendo questão de usá-lo no pescoço. “Saio daqui querendo contar a história dos gaúchos para todos”, comentou Tharit, durante a coletiva de imprensa.
Sobre a participação no Festuris, ele disse que não será só a Tailândia que se apresentará ao mundo, mas a Tailândia descobrirá o que a feira tem a oferecer em termos de negócios no turismo. Somente em 2012, 40 mil brasileiros conheceram o país asiático. “A partir de agora, eu serei um ‘eco’ de Gramado em meu país. Todas boas impressões e vibrações que tive aqui, levarei aos tailandeses”, disse Tharit. “Nada é impossível”, concluiu, sobre a aproximação do país com a cidade serrana, eleita no ano passado como o primeiro destino turístico de inverno do Brasil. “Gramado é, com certeza, a cidade mais linda do País, e aqui abriremos as portas da Tailândia para o Mercosul.”
Assessoria de Imprensa do Festuris.
Rolar para cima