Empréstimo para viagens: entenda como funciona

Poder conhecer lugares diferentes daqueles com os quais você está acostumado. Ter experiências únicas como ver um pôr-do-sol em um sítio arqueológico ou provar uma comida exótica. Tudo isso parece estar muito distante para você? Afinal, viajar precisa não só de um ótimo planejamento, mas também de dinheiro. 

Às vezes, mesmo fazendo algumas adaptações no seu planejamento financeiro pessoal e conseguindo economizar, realizar o sonho de fazer “a viagem” pode precisar de um dinheiro que você não dispõe em pouco tempo. Por isso, a solução pode ser um empréstimo para viagens.

Talvez você esteja arrepiado só em ouvir o termo “empréstimo pessoal”. No entanto, vamos tentar te tranquilizar! Essa é uma opção de crédito que nasceu junto ao aumento de brasileiros buscando uma alternativa para realizar o sonho de conhecer novas culturas.

Se você quer saber mais como funciona essa nova modalidade de empréstimo online, continue lendo esse texto! Nós preparamos um artigo especialmente para você que está louco para carimbar o passaporte, mas ainda tem algumas dúvidas sobre solicitar esse tipo de crédito.


O que é o empréstimo para viagem? 

O empréstimo para viagem é uma linha de crédito que, geralmente, é usada para financiar parte dos gastos que você teria durante o seu período longe de casa, passeando. 

Esse tipo de empréstimo pessoal já está disponível em grande parte das instituições financeiras. 

Outro ponto em relação à modalidade de empréstimo pessoal, é que ao contrário do que muita gente pensa, ela é parcial. Isso quer dizer que ela está limitada a custear as despesas atreladas apenas a viagens, como: transporte, hospedagem e os passeios realizados dentro do contexto.

Benefícios e vantagens

Como já mencionado acima, muita gente tem receio de solicitar um empréstimo pessoal para viagem, ainda mais com certas restrições. Por conta disso, nós separamos alguns dos benefícios e vantagens em adquirir esse crédito, conforme abaixo:  

  • Parcelar em várias vezes: essa modalidade de empréstimo online permite que você divida o valor em até 48 meses, o que facilita no pagamento;
  • Apenas dois dias para ter o dinheiro em mãos: o processo da liberação do crédito até a sua conta bancária é extremamente rápido, já que ele é realizado em até 48 horas;
  • Juros menores que o rotativo: você pode optar em usar o cartão de crédito, todavia, ao contrário do “dinheiro de plástico”, o empréstimo possui uma incidência menor que a taxa de juros rotativos.

Desvantagens dessa opção

É lógico que existem também as desvantagens, tais como:

  • É bom lembrar que como qualquer outro crédito ou financiamento, existem taxas e juros para a contratação do serviço, então é bom pesquisar muito antes de assinar qualquer contrato;
  • Dependendo da localização e dos valores cambiais da viagem, vale mais a pena fazer uma pequena economia do que contratar um empréstimo pessoal para viagem por conta do compromisso que você deverá assumir por, pelo menos, um ano.

Quais os requisitos para solicitar?

Existem alguns pré-requisitos que devem ser considerados para conseguir ter acesso ao empréstimo para viagem, tais como:

  • Análise do seu cadastro pessoal: você deverá informar todos os seus documentos (RG, CPF, CNH), além de comprovante de renda e endereço;
  • Ter o nome limpo na praça: a instituição financeira fará uma consulta em órgãos como SCPC e Serasa para saber se você tem alguma pendência financeira. Por isso, antes de solicitar o empréstimo pessoal para viagem, quite qualquer dívida para deixar seu nome limpo e sem eventuais problemas;
  • Score de crédito: é uma análise que procura validar a capacidade do tomador do empréstimo em assumir compromissos financeiros. Ela é feita a partir de todos os dados fornecidos mais o seu comprovante de renda, indicando o quanto do seu salário tem potencial para cobrir novas despesas. 

Qual a diferença para o empréstimo comum?

A diferença entre o empréstimo para viagem para o crédito comum é que, como citado acima, ele pode ser apenas usado para despesas relacionadas a uma viagem – essa pode ser tanto a passeio, a trabalho ou a estudos.

Quando vale a pena solicitar empréstimo para viagem

Algumas razões para solicitar o empréstimo para viagem:

  • Você não consegue se planejar como muita antecedência para viajar;
  • Essa viagem trará grandes frutos profissionais ou acadêmicos;
  • Não tem outras pendências de longo prazo e consegue quitar o empréstimo pessoal para viagem em até 48 meses.

Sempre compare as ofertas

Antes de bater o martelo, procure usar uma das melhores ferramentas que temos nos últimos tempos: os simuladores de empréstimo online

Em todos os sites das instituições financeiras é possível simular como seria o crédito e o quanto ele poderá impactar no seu planejamento pessoal. Além disso, você consegue comparar valores, prazos e taxas disponíveis em cada uma dessas empresas.

Sempre pesquise!

É importante reforçar o que já foi comentado acima: mesmo nos momentos de férias e descontração, não se esqueça que o retorno para casa não deve ser um tormento, por isso pesquise e analise todas as opções de empréstimo pessoal para viagem.

Você ainda tem alguma dúvida sobre empréstimo para viagem? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.