Empréstimo para viagem: o que você precisa saber

Meta description: Aqui você aprenderá tudo que precisa saber sobre empréstimo para viagem, e algumas opções de empréstimo online. Viajar é investir no futuro!

Viajar é mais do que um sonho para a maioria das pessoas. É uma forma de conhecer novas culturas e paisagens, quebrando a rotina e, muitas vezes, te entregando um novo propósito.

As viagens deixaram de ser há muito tempo somente para um público de classe média alta. Porém ainda exigem um certo nível de planejamento, especialmente financeiro. Mas diversas instituições surgem com a possibilidade de um empréstimo pessoal para viagem como uma boa alternativa para te auxiliar nesse sonho. 

Antes de começar a procurar sobre métodos de pagamento, decida quais destinos lhe atraem. A partir dessa lista você pode facilmente começar a montar a estratégia financeira ideal. Inicialmente não se prenda a valores ou ao que você acha que cabe no seu orçamento.

Lembre-se que uma viagem pode ser também um investimento para o seu futuro!

Como se organizar financeiramente para uma viagem

Após decidir os possíveis destinos, você deve montar uma planilha com todos os gastos prováveis da viagem. Inclua desde o básico, como passagens aéreas, hospedagem, passeios, e alimentação, até uma pequena reserva para imprevistos. Coloque nela também a possibilidade de pacotes de viagem completos!

Saiba que independente se sua viagem for internacional, ela terá custos extras, às vezes pode ser uma lembrancinha não contabilizada ou algo inesperado como a perda de um documento. Por isso sempre esteja preparado, essa, com certeza, é a lição número um do turista.

Faça essa planilha para cada destino que fizer parte da sua lista. Defina também a função desta viagem, se será somente a passeio ou você pretende passar uma temporada maior para desenvolver uma nova língua. Independente do objetivo, todo destino terá seus prós e contras.

Por isso a importância dessa construção anterior, dessa forma você pode definir o melhor para você e sua família! Depois de montar as planilhas, verifique quando deseja viajar e qual se encaixa melhor no seu orçamento. Caso veja que não pode arcar com todas as despesas imediatamente, inicie uma pesquisa sobre possibilidades de empréstimo online. Assim você pode passar para o próximo passo.

Vale a pena pegar um empréstimo para realizar uma viagem?

Essa com certeza é a pergunta que te fez chegar aqui. Com todas as dificuldades financeiras, imagino que você também deve estar sentindo no bolso o aumento dos custos. Mas isso não deve interferir no seu sonho!

Primeiramente você deve tirar da cabeça que uma viagem é um luxo, para isso você fez toda a pesquisa anterior com as planilhas! Por isso, mais que olhar para valores, você deve verificar o custo-benefício de cada destino. Assim você garante que irá escolher a melhor opção.

Outra dado importante é que pegar um empréstimo, se bem planejado, não é o fim do mundo e não te deixa completamente endividado. Especialmente se você analisar suas finanças e souber exatamente quanto do seu orçamento você pode separar para realizar esse sonho.

Cada instituição financeira possui suas regras e linhas de crédito. Algumas possuem crédito para viagem e outras só possuem empréstimo pessoal comum. O qual você com certeza já foi apresentado.

Vantagens de pedir um empréstimo pessoal para uma viagem

Independente da linha de crédito que você escolher, seja ela específica para viagem ou não, as vantagens são parecidas. A maior vantagem é a possibilidade de fazer a viagem dos seus sonhos sem ter que trocar por um destino mais barato ou ter que esperar anos para poder fazê-la.

Um empréstimo pessoal possibilita um alívio ao seu orçamento. Permitindo que você possa planejar sua vida financeira a longo prazo, já que as parcelas são fixas. Ele também é uma ótima opção caso precise fazer uma viagem não planejada e os gastos não cabem no seu planejamento financeiro.

 Quais as melhores opções de crédito?

A melhor opção de crédito é aquela que se encaixa melhor no seu perfil de consumidor. Assim como a quantidade de parcelas, isso é bem variável, porque eu, por exemplo, possuo gastos diferentes de você. O ideal é que você faça uma pesquisa extensa antes de contratar qualquer serviço, já que cada um tem benefícios únicos.

Sugiro que inicie a pesquisa pelo seu banco, já que muitos dão vantagens exclusivas aos clientes. Existem instituições financeiras que têm vantagens para viagens. É o caso do Itaú, por exemplo, que permite a possibilidade de compra de moedas estrangeiras diretamente pelo app, permitindo praticidade e segurança.

Existe a opção do empréstimo consignado, uma linha de crédito ideal para funcionários públicos, pensionistas e aposentados pelo INSS. Mas nada impede que você verifique se essa é uma opção disponível. O grande atrativo desse tipo de empréstimo são os juros baixos.

Empréstimo pessoal versus Consignado: qual escolher?

Como dito antes, a grande vantagem do empréstimo consignado é a menor quantidade de juros, onde você visualizar nessa simulação de empréstimo consignado (https://jurosbaixos.com.br/emprestimo-consignado-inss) . O ponto negativo é que a empresa que você trabalha deve ter um convênio de consignação com a instituição financeira.

Esse tipo de empréstimo possui uma margem consignável, um limite máximo do quanto o seu salário pode ser descontado. Isso é muito bom para o seu planejamento, já que você não pode pegar um empréstimo com parcelas muito altas que comprometam o seu orçamento futuramente. Entretanto, se for uma emergência e você precisar de um valor mais alto, esse pode ser um impedimento.

Já o empréstimo pessoal é bem conhecido, possui taxas mais altas, com um limite de crédito mais flexível. Ele não possui uma margem, sendo definido o valor máximo de acordo com a análise de crédito. Para poder comparar valores e definir o melhor, faça a sua simulação de empréstimo online (https://jurosbaixos.com.br/emprestimo-pessoal) .

 Outras opções para sua viagem

A Caixa, por exemplo, possui uma linha de crédito específica para viagem chamada CDC Turismo. Esse crédito é descontado diretamente na conta, o que impede você de gastar esse valor mensalmente, evitando atrasos na parcela.

O Banco do Brasil também possui uma linha de crédito para viagem, parcelando em até 48 vezes, assim como o Cartão Turismo da Caixa. Uma vantagem do Banco do Brasil é a possibilidade de pagamento da primeira parcela em até 59 dias.

 Considerações finais

A escolha final depende muito mais do seu perfil e do seu objetivo com a viagem. Seja por diversão ou para ganhar uma vantagem competitiva praticando uma língua nova, por exemplo, uma viagem é uma possibilidade de recuperar energias. Além do sentimento de realização pessoal que traz!

A dica é se planejar com antecedência, sabendo o limite máximo que você pode retirar mensalmente. É um compromisso a longo prazo, por isso é preciso ter cautela com suas escolhas. Opte por fazer compras estritamente necessárias e, de preferência, à vista, assim você não compromete seu orçamento futuro.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.