Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Emirates celebra jornadas de seus aviadores no Dia Mundial do Piloto

  • Cerca de 40% dos pilotos da Emirates estão na companhia aérea há mais de 10 anos.
  • A próxima sessão de informações online para recrutamento será realizada em 10 de maio.
     

 Os pilotos das companhias aéreas levam as pessoas a diferentes lugares e ajudam a criar memórias preciosas — férias inesquecíveis, um show de rock, o casamento de um amigo ou o abraço caloroso de uma mãe. Por esta razão, no Dia Mundial do Piloto, a Emirates parabeniza seus aviadores altamente qualificados por suas contribuições para as viagens globais e os negócios da companhia aérea, enquanto continua recrutando primeiros-oficiais e capitães experientes.

Uma curiosidade: quando a Emirates lançou seus serviços em 1985, os pilotos faziam parte das duas aeronaves alugadas da Pakistan International Airlines. Hoje, a companhia aérea possui quase 4 mil pilotos de 111 nacionalidades — 400 deles são orgulhosos cidadãos dos Emirados Árabes Unidos. O primeiro piloto-cadete dos Emirados ingressou em 1986 e se aposentou como capitão após uma carreira de sucesso de 20 anos.

Muitos pilotos cresceram com a companhia aérea. Seus números servem de inspiração: a Emirates tem 1.380 pilotos que estão na companhia aérea há 10-19 anos, 173 há 20-29 anos e 5 completaram 30 anos na Emirates. Os dois pilotos mais antigos da Emirates, com mais de 34 anos de serviço, ingressaram na companhia aérea no mesmo dia em 1989.

Com o aumento da demanda por viagens, a companhia aérea está fortalecendo a sua rede e se preparando para receber as aeronaves Airbus A350 a partir de meados de 2024, além de aumentar o número de pilotos com novas campanhas de recrutamento. Desde o início de 2022, a companhia aérea recebeu mais de 900 novos pilotos em três programas de recrutamento para capitães, comandantes e primeiros-oficiais (Direct Entry Captains, Accelerated Command e First Officers).

Jornadas dos pilotos

Com os investimentos contínuos da Emirates, os pilotos comandam uma das frotas mais jovens e modernas do mundo, com 266 aeronaves de fuselagem larga Airbus A380 e Boeing 777. Os pilotos da companhia aérea voam para seis continentes e 140 destinos diferentes — de São Francisco a Auckland — e sobre todos os tipos de relevos — geleiras, desertos, florestas, desfiladeiros, pântanos e montanhas, incluindo o Polo Norte.

A Emirates sempre esteve na vanguarda do treinamento de pilotos com uma instalação que atualmente abriga 10 simuladores de voo completo para aeronaves A380 e 777. A Emirates investe em programas de treinamento robustos e baseados em evidências internamente, com instrutores altamente experientes em ambientes especialmente desenvolvidos para o treinamento. Isso torna o trabalho desafiador, gratificante, interessante e empolgante para os pilotos. Operando 24 horas por dia e 7 dias por semana, a equipe de treinamento fornece todos os tipos de cursos — de conversão de tipos a desenvolvimento de comandos.

A companhia aérea está investindo USD 135 milhões na construção de uma nova instalação de treinamento de pilotos altamente avançada, que ocupa uma área com mais de 5.800m2, que deve ser inaugurada em março de 2024. A instalação terá mais 6 simuladores de voo completo para sua futura frota, incluindo as aeronaves Airbus A350 e Boeing 777-9.

Os pilotos também têm acesso a uma variedade de programas de treinamento não técnico na Emirates Aviation College e Emirates Aviation University, com planos de carreira definidos na Emirates, podendo avançar para funções de gerenciamento, treinamento e recrutamento.

A comunidade de pilotos da Emirates composta principalmente por expatriados gosta de viver e trabalhar em um ambiente seguro e multicultural, com colegas de mais de 170 nacionalidades que refletem o seu hub em Dubai. Os pilotos recebem salário competitivo isento de impostos, acomodações espaçosas, ajuda educacional e excelente cobertura odontológica, médica e de seguro de vida. Eles também têm ao seu dispor transporte com motorista entre a residência e o trabalho, serviços de lavanderia, férias anuais de 42 dias, passagens anuais de férias, concessões de carga, descontos em viagens para amigos e familiares e muito mais.

 
Aumentando o recrutamento de pilotos

Após um programa de recrutamento de pilotos bem-sucedido em Hong Kong e Cingapura em março e abril, o próximo passo na agenda de recrutamento de pilotos é uma sessão de informações online na quarta-feira, 10 de maio de 2023, às 13h, horário de Dubai.

Os pilotos interessados, que desejam aprender mais sobre as várias funções da cabine de voo, devem se cadastrar aqui e obter mais informações sobre os requisitos de admissão aqui.

A380 Direct Entry Captain

Este programa é para comandantes tecnicamente proficientes com pelo menos 3 mil horas de voo recentes em simuladores de aeronaves de fuselagem larga da Airbus, como A330, A340, A350 e A380 e pelo menos 7 mil horas de tempo total de voo em aeronave multimotor e treinamento multicrew, além de atender a outros critérios de elegibilidade.

Accelerated Command Programme

Programa desenvolvido principalmente para comandantes experientes da Airbus, que atualmente comandam aeronaves de fuselagem estreita em rotas regionais e desejam avançar trabalhando com uma companhia aérea global. Os capitães com pelo menos 1.500 horas de experiência em simuladores da Airbus ingressarão na Emirates como primeiros-oficiais da aeronave A380 com um pacote salarial superior. Eles serão elegíveis para atualização acelerada após um mínimo de 700 horas de voo e duas verificações recorrentes bem-sucedidas. Normalmente, os pilotos da Emirates atingem esses marcos em pouco mais de um ano, voando em rotas ultralongas, longas e curtas.

Primeiros-Oficiais

Os candidatos para primeiros-oficiais devem ter experiência em aeronave multimotor e treinamento multicrew, uma Licença de Piloto de Linha Aérea (ATPL – Airline Transport Pilot License) válida da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e pelo menos 2 mil horas em aeronaves com peso máximo de decolagem de 20 toneladas.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem