Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Enoturismo Notícias

Emirates apresenta nova seleção de vinhos a bordo para o verão

Aproveitando a celebração do Dia Internacional do Vinho, assinalado no dia 25 de maio, a Emirates promete uma experiência ímpar para os apreciadores e conhecedores de vinho. Neste verão, a companhia aérea promete surpreender os seus passageiros ao apresentar uma coleção única dos vinhos mais prestigiados do mundo, todos disponíveis a bordo em simultâneo. Conheça abaixo, em detalhe, cada um deles.

Champanhe Rosé Dom Pérignon 2008 Exclusivo

Na Primeira Classe, os passageiros em rotas do Dubai para o Reino Unido e Américas podem, a partir de agora, desfrutar do Dom Pérignon Rosé 2008, cortesia exclusiva da Emirates. Este champanhe rosé de luxo, lançamento raro e de qualidade excecional, estará disponível a bordo durante apenas três meses devido à sua disponibilidade limitada. O excelente vintage de 2008 do Dom Pérignon rosé é notável pela sua assemblagem audaciosa, elaborada com uvas Pinot Noir. Equilibrando precisão e brilho natural, a sua estrutura robusta e frutada destaca-se, com aromas de framboesas, morangos silvestres, íris e violeta. O paladar é encorpado e sedoso, com uma base ácida que ressalta a essência do Pinot Noir, culminando num final persistente, marcado por notas de peónias e pimenta branca.

Louis Latour Chevalier-Montrachet Grand Cru Les Demoiselles 2014

Os passageiros da Primeira Classe, nas rotas do Dubai para o Reino Unido e Américas durante junho e julho, terão o privilégio de degustar um vinho branco excecional da prestigiada região de Borgonha, em França, cortesia da Emirates. A Maison Louis Latour, uma instituição familiar criada em 1797 e detentora das maiores vinhas Grand Cru na Côte d’Or, incluindo o Chevalier-Montrachet Les Demoiselles, é reconhecida pelo seu lendário terroir de solos calcários, a qual confere aos seus vinhos elegância e complexidade. O tão esperado 2014 Louis Latour Chevalier-Montrachet Grand Cru revela aromas de nectarina e marmelo, complementados por notas tostadas de avelã e mineralidade. No paladar, apresenta uma tensão delicada, com um equilíbrio harmonioso entre frutas, especiarias e uma subtil mineralidade.

Penfolds Yattarna Chardonnay 2019

Reconhecida pela sua excelência na produção de alguns dos principais vinhos multi regionais da Austrália, a Yattarna representa um dos projetos vitivinícolas mais abrangentes alguma vez realizados. Esta iniciativa seleciona criteriosamente as melhores uvas Chardonnay das regiões de clima frio e combina-as com técnicas de vinificação inovadoras, resultando num estilo único de Yattarna que continua a encantar os conhecedores de Chardonnay. De meados de junho a outubro, os passageiros da Primeira Classe da Emirates em rotas do Dubai para a Australásia são convidados a degustar o Penfolds Yattarna Chardonnay 2019, que apresenta aromas de toranja e pêssego no nariz, complementados por sugestões de merengue e avelã torrada. No paladar, revela-se poderoso e complexo, mantendo-se ao mesmo tempo cativante, com nuances florais e um final mineral.

No universo dos vinhos tintos, neste verão, a Emirates dispõe de uma uma gama notável de vinhos a bordo, provenientes das célebres regiões de França, Espanha, Itália e EUA.

M. Chapoutier Ermitage Rouge Le Pavillon, 2012

Entre junho e meados de dezembro, os passageiros da Primeira Classe               que viajam do Dubai para todos os destinos continentais europeus irão ter o privilégio de degustar um vinho icónico de M. Chapoutier, uma referência lendária no Vale do Rhône, em França. Proveniente das “Sélections Parcellaires”, as uvas são cuidadosamente selecionadas de uma vinha assente sobre uma fina camada de subsolo granítico, contribuindo de forma significativa para a complexidade dos vinhos. O Ermitage Rouge Le Pavillon 2012 revela aromas de framboesas escuras e cassis, com subtons de alcaçuz. No paladar, apresenta-se encorpado e entrelaçado com sabores de groselha preta e especiarias, realçados por uma mineralidade vibrante.

Vega Sicilia Unico 2006 Ribera del Duero

Diretamente da icónica vinícola espanhola fundada em 1864 por Eloy Lecanda y Chaves, a Emirates apresenta o Vega Sicilia Unico 2006 Ribera del Duero aos passageiros da Primeira Classe que irão viajar entre o Dubai e todos os destinos continentais europeus durante os meses de junho e julho. As vinhas que dão origem a este vinho icónico são enriquecidos por solos calcários argilosos e um clima continental rigoroso, contribuindo para o carácter robusto, complexo e, ao mesmo tempo, elegante do Unico. Os passageiros da Primeira Classe notarão nas notas de cereja preta, eucalipto e nas camadas de couro e tabaco que o vintage de 2006 apresenta. O paladar é encorpado, com taninos aveludados que envolvem sabores de especiarias e notas balsâmicas, culminando num final duradouro e opulento.

Ornellaia, Bolgheri Tuscany 2012

Agora disponível a bordo, os passageiros da Primeira Classe que viajem entre Milão e Nova Iorque têm a oportunidade de degustar um dos vinhos toscanos mais aclamados de Itália: o Ornellaia, Bolgheri Toscana 2012. Fundada pelo Marchesi Lodovico Antinori em 1981, a Ornellaia é uma referência na categoria ‘Super Tuscan’, beneficiando de um clima mediterrânico ameno que confere ao vinho um caráter opulento. O Ornellaia 2012 é vibrante e generoso, com notas de cereja, especiarias, ervas grelhadas e couro no nariz. Na boca, apresenta-se encorpado, com taninos suaves e um final persistentemente cativante.

Brunello Di Montalcino 2010 Ceretalto, Casanova Di Neri Toscana

Outro vintage italiano notável agora apresentado a bordo da Emirates é o Brunello di Montalcino 2010 Ceretalto, da Casanova Di Neri Toscana. Os passageiros da Primeira Classe que viajam entre o Dubai e rotas italianas, de maio de 2024 a janeiro de 2025, poderão desfrutar do vintage de 2010. Este vinho revela aromas de amora madura e cereja cristalizada, com notas de especiarias, alcaçuz e sugestões de fumaça. No paladar, é encorpado, com taninos polidos, notas terrosas intrigantes e excelente acidez e salinidade no longo final. A Casanova di Neri foi fundada em 1971 por Giovanni Neri, que a passou para o seu filho Giacomo em 1991. A vinha Cerretalto está localizada a grande altitude em solo de argila vermelha com um componente férrico, o que confere ao vinho uma estrutura e elegância soberbas.

Opus One Napa Valley 2012

Nas rotas do Dubai para a América do Norte, entre o final de maio e junho, os passageiros da Primeira Classe terão a oportunidade de degustar o Opus One, fruto da colaboração entre duas dinastias vinícolas reverenciadas. Em 1979, os Rothschilds, de Mouton Rothschild em Bordeaux, e os Mondavis, de Napa, uniram-se para produzir o primeiro vinho ultra premium da América. Esta parceria foi um marco significativo para o Vale de Napa, solidificando a sua posição no mapa do fine wine. O paladar, com a sua textura arredondada e taninos acetinados, envolve os sabores clássicos de groselha, acompanhados por uma acidez vívida e um longo final persistente.

Todos os passageiros da Emirates podem desfrutar de uma experiência vínica de classe mundial, da Classe Executiva até à Económica.

Na Classe Executiva, os passageiros podem desfrutar de uma seleção de Bordeaux maduros do espetacular vintage de 2009, incluindo Les Tourelles de Longueville 2009 nas rotas do Reino Unido e Américas, Sociando-Mallet 2009 nas rotas europeias, Château Lagrange 2009 nas rotas do Médio Oriente e Larrivet Haut-Brion 2009 nas rotas do Extremo Oriente. A Emirates adquire vinhos de toda a Borgonha, incluindo Chassagne-Montrachet, Saint-Aubin e Pouilly-Fuissé, além de Chablis Premier Cru de uma variedade de produtores. Os passageiros também podem desfrutar de vinhos espanhóis impressionantes, como o Crognolo 2021 e o Terre à Terre Cabernet-Shiraz da Austrália e da Nova Zelândia em voos para a Austrália.

Na Classe Premium Economy, os passageiros desfrutam de uma seleção de vinhos espumantes vintage, vinho tinto premium e vinho branco premium. Os exemplos incluem o Chablis 2022 de Albert Bichot, o Woodcutters Shiraz 2021 de Torbreck no Barossa e o Domaine Chandon 2017,  um vinho espumante exclusivo a bordo da Emirates Premium Economy.

Já na Classe Económica, a Emirates oferece um vinho tinto e um vinho branco. Os passageiros de todas as rotas podem deliciar-se com o Penfolds Koonunga Hill Shiraz Cabernet 2021, já disponível a bordo. As adições recentes incluem, ainda, os vinhos ‘AOP’ e ‘Biodynamic’ da M. Chapoutier, Domaines Baron de Rothschild, um Sauvignon Blanc sul-africano da família Gabb, e um vinho tinto Antinori Santa Cristina Cabernet Sauvignon.

 

 

 

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem