Embratur se reúne com Ancine para ampliar a promoção internacional do turismo audiovisual

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com o presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga, para conversar sobre o fortalecimento do turismo audiovisual no BrasilEquipe da Embratur apresenta ao presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga, projeto que visa fortalecer o setor do audiovisual e, a partir de filmes e séries, por exemplo, ampliar a promoção dos destinos brasileiros para atrair um maior número de turistas internacionais (Fotos: Renato Vaz/Embratur)

– O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com o presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga, para conversar sobre o fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil. Entre os temas, Freixo estuda como fortalecer as “film commissions” locais e como criar uma film comission nacional.

Freixo destacou durante o encontro que a importância de aproximar o audiovisual do setor do turismo. “É um encontro que ajuda a promover o Brasil de diversas formas. A Espanha, a Coréia do Norte e Portugal são alguns dos países que têm trabalhado com essa estratégia e atingido bons resultados”, destacou.

O projeto a ser desenvolvido pela Embratur, com parceria da Ancine, visa fortalecer o setor do audiovisual e, a partir de filmes e séries, por exemplo, ampliar a promoção dos destinos brasileiros para atrair um maior número de turistas internacionais. “As films commissions são estruturas cujo objetivo é promover as qualidades e atratividades de um destino para receber filmagens, bem como podem contribuir para fortalecer a sinergia entre trade turístico e o setor audiovisual”, explica o supervisor de cultura e gastronomia da Embratur, Christiano Braga, que também participou da reunião.

O presidente da Ancine se colocou à disposição para ajudar a Embratur nessa articulação e destacou a importância de uma coordenação para que o país ocupe espaço nas produções internacionais. Freixo também já se reuniu com outros órgãos para tratar do tema.

Na última sexta-feira (27), por exemplo, esteve com a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, para falar sobre projetos da Embratur e o fortalecimento do turismo audiovisual estava na pauta. Tarciana destacou que a Asset, empresa da instituição que faz gestão de fundos, apoia projetos cinematográficos do país e pode ser um ator importante.

Edital
Até o dia 7 de dezembro, o ‘Edital de Curtas-Metragens Brasil com S’ recebe inscrições de projetos para a produção de obras audiovisuais que promovam o Brasil como destino turístico.

A iniciativa inédita da Embratur irá apoiar financeiramente cinco projetos de curtas em formato de ficção, animação ou documentário. Os trabalhos irão passar por uma comissão julgadora constituída por representantes da Embratur e por especialistas nas áreas. Cada projeto selecionado terá R$ 60 mil para a produção do curta, totalizando um investimento de R$ 300 mil.

Rolar para cima