EMBRATUR REÚNE EBTS PARA ALINHAR NOVAS ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO DO BRASIL PÓS-OLÍMPICO

Reunião de alinhamento contou com o São Paulo CVB para apresentação do segmento Mice

Registro da reunião da Embratur, conduzida pelo presidente Vinicius Lummertz, com executivos dos EBTs

Um dia antes da abertura da 44ª ABAV Expo, importante espaço de discussões sobre o desenvolvimento do turismo no mundo, e que contará com a presença efetiva da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), foi promovida, em parceria com o São Paulo Convention & Visitors Bureau, uma reunião de alinhamento com os 13 executivos de mercado dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs). O objetivo do encontro foi alinhar novas estratégias de divulgação do Brasil como principal destino turístico após o êxito de divulgação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

“Esse é um momento propício para reposicionarmos o Brasil e darmos um upgrade em nossas estratégias. Precisamos aproveitar a visibilidade e sucesso após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para aumentar ainda mais o fluxo do turista internacional para todo o País”, afirmou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, na abertura do encontro.

Ao ouvir as demandas dos executivos, Lummertz pontuou aspectos e ações que poderão ser impulsionados, como a criação de plataforma de capacitações online a distância, vídeos promocionais, encartes online e impresso, guias de cidades e diversificação de linhas de produtos, adaptado a cada mercado. Após a reunião, ficou acertado que um especialista de EAD em mercados internacionais irá estruturar capacitação para aperfeiçoar a atuação dos EBTs e complementar o portal Visit Brasil, visando melhor atender agências, operadores e público final.

Seguida à apresentação da Embratur, a diretora de Eventos Internacional do São Paulo Convention, Elisabete Sorrentino, apresentou a estrutura do estado como destino para atrair turistas internacionais, a exemplo do segmento MICE, destacando a atuação do SPCVB. “Atualmente, com 800 membros associados, 39 segmentos e 79 destinos parceiros, São Paulo destaca-se como maior destino turístico do Brasil”, enfatizou.

O coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, Bruno Giovanni Reis, ressaltou que esse encontro também foi importante para aprimorar as informações sobre o segmento MICE, o 2º que mais contribui para o fluxo internacional de visitantes para o País, e padronizá-lo aos 13 executivos de 20 países dos Escritórios Brasileiros de Turismo.

Sobre os EBTs

Os Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) são responsáveis por promover o Brasil como destino turístico internacional, desenvolvendo o relacionamento com empresas de turismo nos principais mercados de interesse da Embratur. Ao trabalhar em estreita colaboração com os agentes do turismo, apoiam a posição do Brasil como destino turístico global crescente. Por meio de reuniões, ações de cooperação e de mapeamento de dados, juntamente com a equipe do Instituto em Brasília, desenvolvem estratégias e inteligência comercial, garantindo a excelência na promoção do turismo brasileiro.

Segmento MICE

A captação e promoção de eventos internacionais do segmento MICE (Meetings, Incentives, Congress & Events) integra as ações estratégicas da Embratur para atrair o Turismo de Negócios e Eventos. As atividades ligadas ao setor, no 1º semestre de 2016, cresceram 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). Estudos realizados pelo Ministério do Turismo mostram o segmento MICE como o 2º maior fator de atração de visitantes estrangeiros para o Brasil. Estima-se que 25,3% dos turistas que procuram o País o fazem motivados por negócios.

Rolar para cima