Para dar continuidade às ações de promoção da cultura brasileira por meio da gastronomia, presidente do Instituto se reúne com presidente da Abrasel
Com o intuito de fortalecer a gastronomia como ferramenta de atrativo turístico do Brasil, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto, se reuniu nesta quarta-feira (20) com o presidente e o diretor de Relações Institucionais da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Paulo Solmucci e Newton Garcia, respectivamente.
De acordo com Vicente Neto, o Instituto quer reforçar a imagem do País como um destino gastronômico. “Temos pratos ricos em sabores, que representam tão bem nossa diversidade cultural. Por isso, entramos em contato com a Abrasel para firmar parceria e consolidar a divulgação da gastronomia brasileira nas ações do Instituto, como em feiras internacionais e na promoção dos Jogos Olímpicos”, explicou o presidente.
Para Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, qualquer experiência turística passa pela gastronomia. “A culinária brasileira é um atrativo cultural que deve estar entre as prioridades de promoção da imagem do Brasil no exterior. O turismo gastronômico está presente tanto nas opções de lazer quanto para os negócios”, afirmou.
De acordo com estudo realizado em 2013 pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), 95,1% dos estrangeiros avaliaram positivamente a gastronomia do Brasil.
Durante a Copa do Mundo, os pratos típicos regionais ganharam espaço nas refeições dos visitantes. De acordo com estudo do Ministério do Turismo, 93,1% dos turistas internacionais avaliaram positivamente a culinária do País. Nos bares, o movimento durante os jogos do Mundial aumentou, em média, 25% sendo que nas regiões mais frequentadas por turistas estrangeiros foi registrado um índice de até 200%, segundo a Abrasel.