EMBRATUR REFORÇA IMPORTÂNCIA DA GASTRONOMIA COMO ATRATIVO TURÍSTICO

Para dar continuidade às ações de promoção da cultura brasileira por meio da gastronomia, presidente do Instituto se reúne com presidente da Abrasel

 

 

Com o intuito de fortalecer a gastronomia como ferramenta de atrativo turístico do Brasil, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto, se reuniu nesta quarta-feira (20) com o presidente e o diretor de Relações Institucionais da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Paulo Solmucci e Newton Garcia, respectivamente.

 

De acordo com Vicente Neto, o Instituto quer reforçar a imagem do País como um destino gastronômico. “Temos pratos ricos em sabores, que representam tão bem nossa diversidade cultural. Por isso, entramos em contato com a Abrasel para firmar parceria e consolidar a divulgação da gastronomia brasileira nas ações do Instituto, como em feiras internacionais e na promoção dos Jogos Olímpicos”, explicou o presidente.

 

Para Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, qualquer experiência turística passa pela gastronomia. “A culinária brasileira é um atrativo cultural que deve estar entre as prioridades de promoção da imagem do Brasil no exterior. O turismo gastronômico está presente tanto nas opções de lazer quanto para os negócios”, afirmou.

 

De acordo com estudo realizado em 2013 pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), 95,1% dos estrangeiros avaliaram positivamente a gastronomia do Brasil.

 

Durante a Copa do Mundo, os pratos típicos regionais ganharam espaço nas refeições dos visitantes. De acordo com estudo do Ministério do Turismo, 93,1% dos turistas internacionais avaliaram positivamente a culinária do País. Nos bares, o movimento durante os jogos do Mundial aumentou, em média, 25% sendo que nas regiões mais frequentadas por turistas estrangeiros foi registrado um índice de até 200%, segundo a Abrasel.

Rolar para cima