Paralelo à reunião, o presidente e diretores do Instituto participam do 1º Encontro Nacional de Observatórios de Turismo
O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto, e diretores do Instituto participam hoje do 1º Encontro Nacional de Observatórios de Turismo e, amanhã (28), da 45ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Turismo, que serão realizados em Maceió (AL).
“O evento servirá para discussão e troca de experiências de temas relacionados ao setor. O tema central do encontro será o desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados à economia do turismo”, explicou o presidente Vicente Neto.
Durante a reunião do Conselho, Neto apresentará um balanço das ações desenvolvidas pelo Instituto durante este ano. “O trabalho de promoção turística do Brasil sempre busca ampliar o conhecimento do País e de toda sua diversidade, mostrando os nossos atrativos para viagens de negócios, lazer, família, esporte, aventura e natureza, por isso, consideramos de grande relevância apresentar aos participantes a atuação da Embratur”, destacou o presidente.
O ministro do Turismo, Vinicius Lages, também participa, junto com o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes, e a vice-diretora de Desenvolvimento Sustentável da Organização Mundial do Turismo, Sofia Gutierrez.
Os técnicos do Ministério falarão das experiências das entidades na implantação de sistemas estatísticos de turismo. Representantes de São Paulo, Rio Grande do Sul e de Brasília apresentarão os modelos locais de observatórios desenvolvidos nos respectivos estados e municípios.
Os diretores de Produtos e Destinos, de Marketing, e de Mercados Internacionais da Embratur, Marco Lomanto, Sérgio Flores e Gilson Lira, respectivamente, também estarão presentes no encontro.
Conselho Nacional de Turismo
O Conselho Nacional de Turismo é um órgão colegiado com a atribuição de assessorar o ministro do Turismo na formulação e na aplicação da Política Nacional de Turismo e dos planos, programas, projetos e atividades derivados. Composto por representantes do governo federal e dos diversos segmentos do turismo, o Conselho é hoje integrado por 70 instituições públicas e entidades privadas do setor em âmbito nacional.