Com foco no turismo sustentável e cultural, a iniciativa será veiculada até 28 de fevereiro em mercados estratégicos da Europa e inclui parcerias com companhias aéreas e o trade turístico internacional
– Com muito samba em plena Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), a Embratur lançou sua nova campanha publicitária para o mercado europeu, neste sábado (25), primeiro dia em que a feira está aberta para o público final. A campanha “Não há lugar como o Brasil” destaca a diversidade natural e cultural do país, e já está em exibição em países como Bélgica, Países Baixos, Reino Unido, Alemanha, França e Espanha.
A campanha vai até o dia 28 de fevereiro, e inclui anúncios em sites, redes sociais e canais de comunicação digital, além de campanhas cooperadas com agências de turismo internacionais. O ato de lançamento da campanha contou com a apresentação do sambista carioca Zé Renato, que estava acompanhado dos músicos do tradicional Samba do Trabalhador.
“Com um enfoque na autenticidade e na sustentabilidade, o nosso objetivo é mostrar como o Brasil está preparado para oferecer experiências transformadoras que só são possíveis de viver no Brasil. Essa iniciativa reforça o compromisso do Brasil em proporcionar aos turistas europeus não apenas paisagens deslumbrantes e a nossa hospitalidade única, mas também um modelo de turismo responsável, que deixa impacto positivo no meio ambiente e nas comunidades que estão inseridas nestes destinos”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Parcerias estratégicas
A campanha faz parte de uma estratégia mais ampla da Embratur para aumentar o conhecimento sobre o Brasil entre profissionais do turismo e os próprios viajantes, impulsionando negócios e vendas internacionais. Para maximizar o impacto, a Embratur aposta em parcerias com companhias aéreas, operadoras de turismo, consórcios de agências de luxo e canais de distribuição, como GDS (Global Distribution Systems). Essa abordagem colaborativa busca aumentar a oferta de pacotes com o Brasil como destino, oferecidos nas lojas físicas e virtuais.
Principais destinos
A campanha promove destinos icônicos do Brasil que evidenciam a sua biodiversidade, riqueza cultural e potencial para o turismo sustentável. Entre os destaques estão:
- Foz do Iguaçu, com suas cataratas imponentes e imersão na Mata Atlântica;
- Rio de Janeiro, conhecido por suas praias paradisíacas e paisagens deslumbrantes;
- Salvador, com sua vibrante cultura afro-brasileira;
- Pantanal, com sua biodiversidade única e oportunidades para ecoturismo, como safáris e cavalgadas;
- Amazônia, que será palco da COP30 em 2025, no estado do Pará.
A Amazônia será especialmente destacada como um destino de ecoturismo e gastronomia, reforçando o papel do Brasil na agenda climática global e o turismo como uma ferramenta de preservação ambiental.
Conectividade como peça-chave
A Embratur também foca na ampliação de voos diretos entre Brasil e Europa, priorizando a promoção de destinos que são mais facilmente acessados por europeus em novos voos diretos.
O mercado europeu, conhecido por seu forte interesse em turismo cultural e sustentável, ocupa uma importante posição para o Brasil, sendo o segundo maior emissor de turistas para o país.
Em 2024, o Brasil recebeu mais de 6,5 milhões de turistas internacionais, gerando uma receita de US$ 7,3 bilhões. A meta para 2025 é ampliar ainda mais esses números, com a presença em mais de 20 feiras internacionais e ações como famtours e press trips para jornalistas e influenciadores.
No primeiro trimestre de 2025, o Brasil estará presente em três das maiores feiras de turismo da Europa: Fitur (Espanha), BTL (Portugal) e ITB (Berlim).
A campanha “Não há lugar como o Brasil” reafirma o compromisso do país com o turismo responsável, promovendo destinos únicos e experiências transformadoras que conectam o visitante à riqueza natural e cultural brasileira.
Brasil homenageado na FITUR
O Brasil é pela primeira vez o país homenageado na Fitur (Feira Internacional de Turismo de Madri), um marco na promoção internacional do turismo brasileiro. A homenagem reflete o reconhecimento dos esforços do país na liderança da pauta climática e no fortalecimento do turismo sustentável.
A Europa, sendo o segundo maior mercado emissor de turistas para o Brasil, é fundamental para a estratégia de promoção. Em 2024, o país registrou um crescimento de 20% na chegada de visitantes europeus, consolidando a relevância do continente para o turismo brasileiro.