EMBRATUR ENVOLVIDA NA PROMOÇÃO DE CRUZEIROS MARÍTIMOS NO BRASIL

Segmento incentiva aumento do fluxo de turistas na temporada de 2017

Marco Ferraz (Clia Abremar), Guillermo Alcorta (Panrotas), Cristina Fritsch (Abav-RJ),

Monica Samia (Braztoa), Edmar Bull (Abav Nacional) e Gilson Lira (Embratur)

O diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Gilson Lira, participou nesta terça-feira (9) da abertura da 4ª edição do “Um Dia de Cruzeiros no Rio” e Abav Portas Abertas, realizado pela Associação Brasileira de Agentes de Viagens do Rio de Janeiro (Abav-RJ). Líderes do setor marítimo brasileiro – além da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) – prestigiaram o evento, realizado na Casa Touring, espaço integrante da Casa Brasil, no Rio de Janeiro.

O encontro, que apresentou as atrações para a temporada de cruzeiros 2016/2017, promove a troca de experiências entre agentes de turismo. O presidente da Abav Nacional, Edmar Bull, divulgou dados de mercado e das ações de agências de viagens, que movimentou mais de R$ 400 bilhões em 2014. O setor mobilizou, em viagens internacionais, mais de 10,5 milhões de pax’s.

A CEO da Braztoa, juntamente com a coordenadora-geral de Sustentabilidade do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque, lançou o mapa “Turismo Sustentável: Iniciativas Premiadas – Braztoa e Ministério do Turismo”, plataforma digital que agrega, por categorias, iniciativas vencedoras do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. O site funciona ainda como um facilitador e prioriza empresas, destinos e empreendimentos que possuem um compromisso com ações sustentáveis no Brasil. Para acessar o mapa, clique aqui.

O presidente da Clia Abremar, Marco Ferraz, apresentou aos participantes os números do setor de cruzeiros que atendeu, apenas em 2015, 23,2 milhões de passageiros e é responsável pela geração de 939 mil empregos em todo o mundo. “É muito importante a nossa participação nesse evento, uma vez que o agente de turismo vê nos cruzeiros uma fonte de produtos para sua prateleira”, afirmou.

Para a temporada de cruzeiros, que terá início em 21 de novembro, o setor contará com 381 mil leitos e oferecerá 108 roteiros. Atualmente, são 26 destinos na América do Sul e existe ainda a negociação de inclusão de quatro novos: Balneário Camboriú (SC), Florianópolis (SC), Guarapari (ES) e Vitória (ES). Ainda segundos dados da Abremar, 82% dos passageiros de cruzeiros afirmam ter a intenção de retornar ao destino para uma experiência em terra.

Para o diretor da Embratur, as estratégias dos representantes do setor são essenciais para a promoção do destino Brasil e para o aumento de fluxo de cruzeiros no País. “Com as entidades de turismo e os agentes de viagens mobilizados e motivados, aumentamos o potencial de comercialização dos nossos destinos e provamos que viagens de cruzeiro para o Brasil e toda a América do Sul são inesquecíveis e enriquecedoras”, enfatizou Gilson Lira, lembrando que o mercado é promissor para o Brasil e, atualmente, atrai mais de 130 mil turistas estrangeiros ao País.

Os cruzeiros se posicionam como oportunidade para os agentes de viagem, uma vez que sua atuação é fundamental durante o processo de venda ao cliente. Com vistas no potencial do impacto econômico do segmento e na capacitação de operadores e agências em mercados externos, a Embratur tem buscado se aproximar da Abremar. O diálogo visa contribuir com o incremento do setor, por meio do estabelecimento de estratégias conjuntas para alavancar o fluxo de turistas do segmento para o Brasil.

Também estiveram presentes no evento: o presidente da Panrotas, Guillermo Alcorta; a presidente da Abav-RJ, Cristina Fritsch; a vice-presidente da Associação Brasileira de Empresas e Eventos Nacional (Abeoc Nacional), Adriana Carvalho; o presidente da Comissão de Turismo da OAB, José Hamilton Vasconcelos e o secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Félix. Durante todo o dia, serão apresentados navios e rotas de cruzeiros marítimos que serão comercializadas este ano.

*Com informações do Ministério do Turismo

Rolar para cima