Embratur envia comitiva brasileira para participar do Web Summit Lisboa 2024

Embratur envia comitiva brasileira para participar do Web Summit Lisboa 2024

Laboratório de inovação da agência selecionou startups com atuação dentro da área do turismo para representar o país em Portugal

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, envia na próxima semana uma comitiva da agência para participar do Web Summit Lisboa 2024, um dos principais eventos do mundo nas áreas de tecnologia e inovação, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Através do EmbraturLab, o laboratório de inovação da agência, cinco startups foram selecionadas para participar da delegação. 

“Selecionamos 5 empresas no nosso hall de soluções mapeadas que pudessem representar o nosso ecossistema por diversidade e campo de atuação dentro da área do turismo. Cada um delas teve uma história dentro do EmbraturLAB tendo participado de Acelerações e provas de conceitos em diferentes projetos durante o primeiro ano de existência do LAB”, explicou Marcelo Freixo.

Uma das startups participantes será a Ifriend, uma plataforma que conecta viajantes com guias locais e possibilita a compra de ingressos para experiências turísticas. A Destinos Inteligentes também estará em Lisboa. A empresa consolida dados turísticos para oferecer informação ao trade turístico e gestores públicos. A Glocal Audioguide, que produz passeios audioguiados e geolocalizados para que o turista entenda a importância de cada território visitado, também estará presente em Lisboa, assim como a startup Diáspora Black que promove o conhecimento de lugares, pessoas, histórias e patrimônios da população negra. A quinta startup selecionada foi a Etrilhas, que se diferencia por oferecer uma integração completa de ferramentas personalizáveis e adaptáveis, com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento local para a promoção internacional dos atrativos naturais brasileiros.

“A parceria com a Energy Hub, gestor do Porto Maravalley, nos permitiu articular a participação de outra Turistech, a Fubá Educação Ambiental, que vai apresentar o app BoRa Parque Lage, desenvolvido em parceria com o Embratur Lab, e outros apps BoRas que promovem a educação ambiental em destinos turísticos brasileiros oferecendo experiências imersivas, inclusivas e sustentáveis. Além disso, três das Turistechs que estarão na comitiva também foram selecionadas para expor nos Stands oficiais do Web Summit como startups Beta. Essa oportunidade abre a possibilidade dessas empresas apresentarem suas soluções, captar investimentos e fechar negócios internacionais”, completou Marcelo Freixo.

A Embratur estará representada pelo Diretor de Gestão e Inovação, Roberto Pedro Krukoski Azevedo, pelo gerente de Inovação e ESG, Edivaldo Barreto dos Reis Junior, pela Coordenadora de Inovação do EmbraturLAB, Renata Gobert Torres, e pela representante do Escritório Internacional da Embratur em Lisboa, e por Larissa Yuri Ushizima. 

Rolar para cima