Embratur e Sebrae levam jornalistas do Reino Unido e

da Irlanda ao Pantanal




Press trip permitirá aos comunicadores experiências incríveis na região entre os dias 18 e 22 de novembro




A ação levará os comunicadores para destinos e atrativos do Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco. [Foto: Divulgação/Embratur-Sebrae]

A Embratur, em parceria com o Sebrae, irá levar cinco jornalistas do Reino Unido e da Irlanda para conhecerem o bioma considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta: o Pantanal. A press trip pelos destinos e atrativos do Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco ocorre entre os dias 18 e 22 de novembro e também conta com o apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS).


Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a press trip com os comunicadores europeus irá ampliar, ainda mais, o olhar do turista internacional para o Pantanal. “Temos no Pantanal um destino único e diverso. Além da sustentabilidade, o turista internacional encontra ecoturismo, flora, fauna, gastronomia e cultura únicos. Promover internacionalmente o Pantanal no mercado do Reino Unido, por meio da imprensa especializada, demonstra o posicionamento do Brasil em apoiar as comunidades da região, ampliar a geração de renda e o aumento de turistas estrangeiros”, pontuou.


O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, destaca a relevância da press trip para promover a consciência ambiental e o turismo na região. “O Pantanal é único no planeta, destaca-se pelas belezas naturais e 65% dele está em Mato Grosso do Sul. Possibilitar que os jornalistas tenham acesso às experiências e conheçam a cultura local é também mostrar para o mundo a riqueza desse bioma e a importância do cuidado com o meio ambiente. Além de promover o turismo na região, algo que fortalece os negócios locais e contribui para a geração de renda e desenvolvimento sustentável das comunidades pantaneiras”, destacou.


Durante cinco dias, os jornalistas irão fazer passeios pela Caiman Pantanal, um refúgio ecológico de 53 mil hectares que abriga centros de pesquisa, como o projeto Arara Azul, além de possibilitar experiências como Safari e Onçafari. Além disso, os comunicadores experimentam atividades de canoagem e focagem noturna – observação dos animais à noite quando saem para se alimentar. O grupo também irá visitar Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, localizado em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

O Pantanal, em Mato Grosso do Sul, é um dos destinos brasileiros que proporciona ao turista experiências ao ar livre, diversidade na gastronomia, fauna e flora, além de ecoturismo e atividades esportivas – fatores que costumam atrair os visitantes internacionais.


Segundo o Portal de Dados da Embratur, de janeiro a setembro deste ano, o estado recebeu 51.173 estrangeiros. Em 2023, entraram pelas fronteiras do Mato Grosso do Sul 70.277 turistas. Entre os dois primeiros semestres de 2023 e 2024, houve um aumento de 18,6% na entrada de visitantes internacionais. O Mato Grosso do Sul recebeu turistas principalmente de Portugal, Inglaterra e EUA no primeiro semestre deste ano, destacando-se os aeroportos de São Paulo (91,9%), Brasília (2,3%) e Rio de Janeiro (1,5%) como portões de entrada.

Rolar para cima