Embratur debate estratégias para retomada do turismo com a Anseditur

Presidente da Agência, Silvio Nascimento participou da primeira edição da Marcha dos Secretários de Turismo e, ao lado do ministro do Turismo, ressaltou a importância do diálogo com as secretarias municipais para alavancar o setor
  – Com o objetivo de agregar estratégias para fortalecer a retomada do turismo, a Embratur participou, nesta segunda-feira (25/04), de um debate promovido pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur). O evento faz parte da inédita Marcha dos Secretários de Turismo a Brasília, que integra a XXIII Marcha em Defesa dos Municípios, entre os dias 25 e 28 de abril.
 

Presente ao evento realizado no Ministério do Turismo, o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, mostrou números animadores sobre a recuperação do setor — mais de 530 mil estrangeiros ingressaram no Brasil em janeiro e fevereiro. Ao lado do ministro Carlos Brito, ele também reforçou a importância de debater as melhores soluções para o turismo brasileiro com quem faz a gestão dos destinos nacionais na ponta final.
 

“É importante que todos vocês tenham esses números e que possam, a partir deles, traçar estratégias para atrair os visitantes para os destinos de vocês. Quem faz o turismo é quem está na ponta, nas cidades, nos municípios”, afirmou Nascimento. “Estamos aqui para apoiar entidades como a Anseditur e cada uma das secretarias municipais de turismo”, completou.
 

Ao apresentar dados de ações recentes da Embratur, Nascimento destacou campanhas destinadas a mercados prioritários, como a campanha “Brazil is visa-free. Come visit!”, realizada nos Estados Unidos, para divulgação da isenção da necessidade de visto para visitantes norte-americanos que desejem viajar ao Brasil. Durante a ação, foram registradas US$ 5,7 milhões em vendas para o país, com a atração de mais de 16 mil passageiros dos Estados Unidos e 17,5 mil pernoites comercializados.
 

Com relação à atuação da Embratur em países latino-americanos, os números também são positivos. Com a campanha “Uno, dos, três, Brasil!”, a Embratur contribuiu para o aumento de 729% nas vendas do mercado argentino em comparação com o verão de 2021, praticamente recuperando os níveis pré-pandemia. Além disso, a ação terminou com mais de 1,04 bilhão de impactos nas TVs fechadas de Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai e 1 milhão de cliques nas peças da campanha e visualização de vídeos.
 

O ministro do Turismo, Carlos Brito, reforçou o papel essencial das secretarias municipais para continuar alavancando o setor nacionalmente. “Sei a importância dos secretários de cada destino. Sem vocês, nada disso estaria acontecendo. Passamos e estamos superando tragédias, como a Covid-19 e guerra. Com toda essa união dos secretários municipais, prefeitos, estados, todos os ministérios, temos feito a diferença”.
 

Anfitriã do evento, a presidente da Anseditur e secretária de Turismo de Recife (PE), Cacau de Paula, destacou a adesão maciça dos municípios à Marcha dos Secretários de Turismo, com 200 inscritos. “Esse evento ocorre num momento muito importante. Estamos nessa fase final da pandemia e a gente tem sentido que a indústria do turismo voltou. Essa troca de experiências e união entre os secretários é fundamental”.
 

O presidente da Embratur, Silvio Nascimento, adiantou ainda para as secretarias municipais de turismo que novas campanhas internacionais estão programadas. Já em maio, uma nova ação irá circular pelos Estados Unidos e, no segundo semestre, estão previstas ações na Europa e na América Latina.
 

Entre as ações da Embratur que cooperam para a retomada do turismo no Brasil estão as feiras internacionais. Entre os grandes eventos que contaram com a participação da Agência nos últimos dois anos estão ExpoDubai 2020, Fitur Madrid, BTL Lisboa, FIT Argentina, Anato Colômbia e BIT Milão.
 

Presidente da Embratur, Silvio Nascimento, discursa durante evento – Foto: Erasmo Salomão/Embratur
 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.