Embratur convida os turistas a conhecer a biodiversidade do Brasil

A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo convida os turistas a conhecer o Pantanal, um dos maiores reservatórios de biodiversidade do mundo.

  – Não só de praias se faz o turismo do Brasil. Existem diversos locais onde pode ficar a conhecer mais da fauna e flora que constitui um dos países com a maior biodiversidade do mundo. Seja explorar florestas ou conhecer a vida de animais selvagens, o Brasil é o local indicado para expandir os horizontes ligados à natureza. Por ocasião da crescente preocupação dos meio ambiental, a Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, apresenta o Pantanal, um dos maiores reservatórios de biodiversidade do mundo e o principal santuário de vida selvagem do continente aos turistas portugueses.

 

O Pantanal é uma região natural que engloba a maior zona húmida tropical do mundo, assim como os maiores prados inundados. Está localizada principalmente no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul, mas estende-se ao Mato Grosso e a porções da Bolívia e do Paraguai. Espalha-se por uma área estimada entre 140.000 e 195.000 quilómetros quadrados. Existem vários ecossistemas sub-regionais no Pantanal, cada um com características hidrológicas, geológicas e ecológicas distintas.

 

O Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal foi registado pela UNESCO como Património Natural Mundial e Reserva da Biosfera em 2000, compreendendo o Parque Nacional Mato-Grossense do Pantanal e as Reservas Particulares de Proteção Natural Acurizal, Penha e Dorochê. O bioma é o maior sistema contínuo de água doce inundada do mundo e um dos ecossistemas mais ricos em vida selvagem.

 

Os turistas portugueses podem ficar a conhecer não só um local único de biodiversidade mas também experienciar a maior concentração de vida selvagem do continente Americano. O final do Outono brasileiro, que se vive no mês de junho, é a altura ideal para visitar o Pantanal e garante emoções fortes, uma vez que a seca faz com que os animais se desloquem para a beira dos rios para beber água, tornando mais fácil ver jaguares, crocodilos e muito mais de perto. Outro ponto positivo de ir ao Pantanal nesta época do ano é o facto de ser mais fácil circular nas zonas, uma vez que as estradas de terra não estão tão inundadas como é habitual. O destino é obrigatório para aqueles que querem observar mais da vida selvagem, além de explorar as incríveis belezas que só o Pantanal tem.

 

Uma das atividades mais populares no Pantanal é o spotting noturno, que pode ser feito de carro ou barco. Como muitos animais têm hábitos noturnos, este é um período ideal para encontrar jacarés, lobos e os famosos jaguares pintados, um dos símbolos do Brasil.

 

 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.