Durante uma semana os executivos dos escritórios brasileiros ficaram imersos nas transformações que o País passa
Executivos dos escritórios brasileiros em atividade no Rio de Janeiro esta semana
Executivos dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) responsáveis pela promoção estratégica do Brasil em 20 importantes mercados emissores de turistas para o País participaram, durante toda a semana, de uma intensa agenda de imersão e integração de informações e inteligência de mercado para promover o Brasil. A agenda foi realizada pelo Instituto em parceria com a Rio Convention & Visitors Bureau, RioTur e TurisRio.
De segunda a quarta-feira, o grupo fez visitas técnicas entre a Barra da Tijuca e o Centro do Rio de Janeiro para conhecer as obras que estão sendo feitas na cidade que será a principal sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 e poder promover da melhor forma o Brasil Olímpico. A programação contou também com visitas às instalações do Parque Olímpico, a estrutura da Vila Olímpica e do Riocentro, além aéreas revitalizadas recentemente, como o Píer Mauá e a Zona Portuária, Maracanã, Centro de Operações da Prefeitura e as principais estruturas que recebem grandes eventos na cidade.
Ainda na quarta-feira (29), os executivos fizeram uma apresentação das tendências dos mercados ao trade turístico e, durante a reunião do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes do Turismo), houve apresentação de inteligência comercial aos secretários de todo o País.
“Temos que fazer um esforço de integração para multiplicar resultados. Mais do que nos preparar para a Olímpiada, devemos pensar no pós-evento. Em 2016 acaba o ciclo de grandes eventos realizados no Brasil e precisamos trabalhar duro para montar um modelo de promoção mais robusto que aproveite esse embalo. Vamos fazer a edição mais bonita que já existiu dos Jogos Olímpicos e passar para essa nova fase mais conscientes da importância do Turismo, que já ocupa uma posição diferente de produto no mercado internacional”, afirmou Lummertz.
Os executivos participaram, ainda, na quinta e na sexta-feira, de reuniões internas com diretores e coordenadores da Embratur, além de entidades do trade para definir ações de promoção estratégicas para cada mercado. “Foi uma excelente oportunidade de compartilharmos inteligência comercial para os empresários do setor e de absorver conteúdo sobre a transformação do Rio de Janeiro, os executivos têm informações estratégicas para ajudar a planejar nossas ações promocionais baseadas nas tendências e oportunidades identificadas por eles em cada um dos nossos mercados”, explica Bruno Reis, coordenador de Mercados Internacionais.
Dentro do contrato das empresas que gerenciam os Escritórios Brasileiros de Turismo estão previstos encontros dos executivos no Brasil, para compartilhar inteligência de mercado e apresentar resultados. “Todo o trabalho precisa ser aperfeiçoado e as informações compartilhadas, por isso, esses encontros já estavam previstos no contrato dos EBTs”, explicou Gilson Lira, diretor de Mercados Internacionais.
Sobre os EBTs
Os Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) são unidades avançadas de promoção, marketing e apoio à comercialização de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Têm como principal atribuição promover e divulgar o turismo brasileiro nos mercados-alvo, oferecendo alternativas que contribuam para a consolidação da imagem do País como um destino turístico atraente e competitivo.
O Ministério do Turismo, por meio da Embratur, iniciou essa política em 2004 com a instalação do EBT Portugal. De lá para cá, os EBTs conquistaram a confiança dos mercados, de órgãos oficiais e das empresas brasileiras do setor. Hoje eles atuam na Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Equador, Venezuela, EUA, México, Canadá, Japão, Holanda, Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal e Reino Unido.