Estande do Brasil focará nas experiências de sol e praia, natureza, gastronomia, cultura e turismo de luxo. BTL acontece entre 28 de fevereiro e 3 de março, em Lisboa
O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, participará, a partir de 01 de março da 33ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). O evento, que reúne investidores e também é aberto ao público em geral, é considerado um dos mais expressivos eventos de viagens no continente europeu. Nesta edição da BTL, o estande do Brasil contará com a participação de 29 co-expositores e 14 estados brasileiros e dará visibilidade para experiências de cinco segmentos prioritários: sol e praia, natureza, gastronomia, cultura e turismo de luxo.
Portugal foi o segundo maior emissor de turistas do continente europeu para o Brasil em 2023 – 182 mil visitantes portugueses nos destinos brasileiros -, ficando atrás apenas da França. O número representa aumento de 21% em relação a 2022. Para 2024, a previsão é receber 198.450 turistas, segundo o Global Data. O Brasil atrai os turistas portugueses por suas praias incríveis, comida deliciosa, música contagiante e natureza diversificada. Esses viajantes costumam passar uma média de 27 noites em terras brasileiras.
Uma das estratégias do Ministério do Turismo para melhorar a imagem do Brasil no exterior, atraindo investidores e turistas, é ampliar a participação em grandes feiras internacionais, como a BTL.
Atualmente, o Brasil está na disputa pelo título de “Melhor Destino Gastronômico da América Latina 2024”, na premiação da World Travel Awards (WTA), conhecida como o “Oscar do Turismo”. A ideia é atrair apoio do público presente à BTL para a votação online do prêmio, que vai até 17 de abril no site: https://www.worldtravelawards.com/vote-for-brazil-south-americas-leading-culinary-destination-2024.
MAIS DADOS DO TURISMO BRASILEIRO
- Em jan/2024 foram 956,7 mil estrangeiros visitando o Brasil. Em 2023, foram 5,9 milhões de estrangeiros no Brasil, alta de 62,7% ante 2022 (3,6 milhões) (Fonte: MTur/Embratur/PF).
- A ForwardKeys (empresa espanhola especializada em dados de viagens aéreas), prevê alta de 21% do turismo internacional no Brasil 1º trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2022.
- Europeus têm a maior permanência média no país (21 noites), seguidos dos canadenses (19) e dos norte-americanos (13). Sul-americanos permanecerão em média 10 noites.
- O Brasil é o 3º no ranking do Fórum Econômico Mundial em atrativos naturais (atrás só de Austrália e México).
- Em agosto/23, a revista norte-americana Forbes apontou o Brasil como o melhor país para ecoturismo entre 50 nações, à frente de México e Austrália.
- 1º no ranking global de biodiversidade do mundo em 2019, segundo o United Nations Environment Programme (UNEP-ONU).
- O Brasil foi considerado o país mais seguro para viajar em 2024, eleito pela seguradora americana Berkshire Hathaway Travel Protection.
- A Organização Mundial do Turismo instalou, no Rio de Janeiro, o primeiro escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) para a região das Américas e Caribe.
CONECTIVIDADE AÉREA COM PORTUGAL
A conectividade aérea entre Brasil e Portugal contempla 10 estados de destino com voos diretos, ligando Lisboa e Porto a São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Campinas, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Natal, Porto Alegre e Belém, além de voos com escala para Maceió, totalizando 11 estados brasileiros. A oferta semanal de assentos entre os países é de 28.462 assentos em 103 voos e a expectativa para 2024 é que o Brasil receba cerca de 200 mil portugueses.
ATENDIMENTO DO MINISTRO AOS VEÍCULOS DE IMPRENSA
01/03
10h – REUNIÃO COM INVESTIDORES PORTUGUESES
Atenção: Local: Residência oficial da Embaixada do Brasil, Avenida das Descobertas, 1, Restelo. Credenciamento previsto para este horário e local. *
11H40 – ATENDIMENTO AOS VEÍCULOS DE IMPRENSA
17H – ABERTURA DO ESTANDE DO BRASIL
Local: Parque das Nações
17H30 – ATENDIMENTO AOS VEÍCULOS DE IMPRENSA