Dycovid: conheça o aplicativo que vai auxiliar a retomada do turismo em Fernando de Noronha

A partir do dia 10 de outubro será obrigatório o uso do app aos turistas que desejam visitar a ilha

 Governo de Pernambuco acaba de anunciar que, a partir do dia 10 de outubro, a ilha de Fernando de Noronha vai reabrir para o turismo. Só poderão ter acesso à Ilha quem apresentar o exame RT-PCR negativo e fazer uso do aplicativo Dycovid, que com a funcionalidade Contact Tracing, utiliza o Bluetooht e GPS para identificar contatos de risco entre os usuários.

O Dycovid pode analisar o histórico de até 14 dias antes do resultado do teste do infectado pela COVID-19 dar positivo, assim, as pessoas que tiveram nas imediações do contaminado recebem uma notificação de risco, que é classificada de acordo com a proximidade e tempo de exposição. Ao todo, o app conta com três graus de rotulação, sendo o mais alto para pessoas que estiveram um maior período mais próximas ao contaminado.

“Para nós, é muito satisfatório ver o alcance da tecnologia que criamos internamente”, comenta Matheus Rodrigues, CEO da Mamba Labs, startup desenvolvedora do aplicativo. “Nosso principal objetivo é usar os conhecimentos que possuímos para contribuir com desenvolvimento da sociedade”, pontua.

A tecnologia
Considerando que a contaminação do novo coronavírus pode acontecer por pequenas gotículas liberadas pelos infectados e deixados no ar por um período longo, a MAMBA Labs desenvolveu um contact tracing com capacidade de utilizar o Bluetooth e GPS para ajudar nesse problema. Assim, a população consegue acessar mapas de risco e, periodicamente, receber notificações caso tenham sido expostos e tenham chances de contaminação.

“Imagina que chega na parada um ônibus cheio de pessoas infectadas com COVID-19, elas descem do veículo, e você deseja entrar para seguir sua viagem, mas as partículas infecciosas continuam lá”, exemplifica Matheus. “Esse cenário e situações de risco similares, são notificadas pelo aplicativo”, finaliza. Além de locais, o contact tracing analisa também a aproximação entre os usuários e consegue avisar caso pessoas que tiverem contato entre si testem positivo ou relatem sintomas da doença.

Privacidade
O Dycovid não coleta nenhuma informação do usuário e nenhum dado pessoal é adicionado. O sistema de privacidade faz com que a identificação do contato seja realizada pelo próprio aparelho, sendo possível a impossível a individualização. O aplicativo está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e assim que o usuário desinstala a aplicação, todo o registro de dados é perdido.

Sobre a MAMBA Labs
A MAMBA Labs é uma iniciativa de estudantes de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A startup nasceu durante a pandemia do novo Coronavírus para desenvolver soluções tecnológicas rápidas e inteligentes com objetivo de ajudar a sociedade em diversos setores. Especialistas em análise de dados, extração de informações, desenvolvimento de sistemas e com design personalizado para cada cliente a empresa é a responsável pela criação do aplicativo Dycovid, que conta com dados atualizados do risco de contágio da COVID-19.

Sobre o Dycovid
O Dycovid, desenvolvido pela startup MAMBA Labs com patrocínio do Ministério Público de Pernambuco, Secretaria de Saúde de Pernambuco e Porto Digital é um aplicativo que identifica e notifica contatos sobre o risco de contaminação para COVID-19 entre os usuários. A nova solução, que conta com tecnologia contact tracing, também utiliza o bluetooth e outras tecnologias para atribuir risco a regiões, que podem ser visualizadas através do mapa do aplicativo. Caso um usuário se torne infectado pela doença, seus contatos dos últimos 14 dias são notificados.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Empresa: Mamba Labs – http://mambalabs.com.br/
Trama Comunicação: (11) 3388-3040 – www.tramaweb.com.br

Atendimento à imprensa
Isabela Perroni – isabela@tramaweb.com.br – (11) 3388-3059 / (11) 9 82429777
Lizandra Cardelino – lizandra@tramaweb.com.br (11) 3388-3056 / 95054-8560
Leila Gasparindo – leilag@tramaweb.com.br

Sobre a Trama Comunicação
Entre as 20 principais agências brasileiras de comunicação, a Trama se destaca há 24 anos por criar projetos comunicacionais inspiradores que conectam, informam e engajam diversos públicos de forma alinhada à estratégia de negócios das organizações. Com um time de 35 profissionais e atualmente com mais de 40 clientes em seu portfólio, recebeu o Prêmio Aberje de Comunicação Integrada (São Paulo), ganhou o Prêmio Internacional Lusos na categoria prata de relações públicas; foi indicada como uma das 13 agências de mais alto nível em qualidade e excelência de serviços na opinião de seus clientes, na pesquisa “Agência de Confiança”, realizada pela Revista Negócios da Comunicação. É associada ao Instituto Ethos, Aberje e Abracom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.