Uma “Noite de Macau” teve lugar no dia 25, durante o 49.o Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) a decorrer em Espanha, organizada pela Direcção dos Serviços de Turismo (DST) para divulgar a atracção de “turismo + convenções e exposições” do destino. Através de um jantar com gastronomia e entretenimento do oriente e ocidente, a DST convidou os delegados para participar no 50.o Congresso da APAVT, agendado par ter lugar no próximo ano em Macau, como parte do trabalho para expandir mercados de visitantes internacionais.
APAVT entrega bandeira do 50.o Congresso a anfitriões de Macau
A directora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, a par com o director de Assuntos Corporativos da Galaxy Entertainment Group (GEG), Buddy Lam, entre outros, deslocaram-se a Espanha para participar no Congresso da APAVT, que abriu quinta-feira e terminou dia 27 em Huelva, na Andaluzia. A DST aproveitou a oportunidade para realizar uma “Noite de Macau” no evento, que reuniu a participação de cerca de 640 delegados da indústria turística portuguesa.
Durante a “Noite de Macau”, a APAVT entregou simbolicamente a bandeira do congresso do próximo ano à DST e à GEG, enquanto anfitriã e coanfitriã do evento, que terá lugar de 2 a 4 Dezembro de 2025, no Centro de Convenções Internacionais da Galaxy Macau.
Relançar mercado europeu em ligação com operadores
Maria Helena de Senna Fernandes assinalou num discurso na ocasião que estão reunidas todas as condições para Macau acolher mais um memorável Congresso da APAVT que permita aos operadores turísticos portugueses conhecer o actual novo dinamismo do desenvolvimento da cidade enquanto centro mundial de turismo e lazer, indicando que o evento é o culminar de múltiplas iniciativas conduzidas em parceria com a APAVT após a pandemia, sobretudo direccionadas aos operadores turísticos, para relançar os fluxos turísticos entre Portugal, Espanha, Europa, e Macau.
O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, referiu por seu lado que a relação da associação com Macau é mais do que uma relação entre um mercado emissor e um destino turístico, é uma relação de amizade que se estende também à colaboração no mercado espanhol e europeu, prometendo que o quinquagésimo congresso anual a realizar no destino fabuloso que é Macau – pleno de diversidade, encontro de culturas, tradição e exotismo, história e inovação – será o melhor de sempre.
“Noite de Macau” mostra charme de “turismo +” do destino
O jantar da “Noite de Macau” apresentou um programa com menu e entretenimento para providenciar uma mostra da variedade e atracção das ofertas da cidade como destino para acolher eventos de “turismo + convenções e exposições”.
A DST destacou o património de cruzamento de culturas oriental e ocidental de Macau, especialmente enquanto Cidade Criativa da UNESCO em Gastronomia, com a comida a incluir iguarias da cozinha macaense preparadas pela especialista Graça Pacheco Jorge, a par com um espectáculo de dança sob o tema da gastronomia “Le Grand Restaurant”, dança tradicional chinesa, música de um grupo com instrumentos chineses e ocidentais, entre outros.
Vários canais e diversos formatos para atrair visitantes de Portugal-Espanha-Europa
Como parte do trabalho realizado para retomar os fluxos de visitantes da Europa, a DST tem colaborado com a APAVT na realização de actividades promocionais direccionadas ao mercado português, espanhol e europeu. As iniciativas incluem “Macau – Destino Preferido Internacional da APAVT 2024”, promoções conjuntas na feira de turismo de Espanha FITUR e na Bolsa de Turismo de Lisboa, organização de delegações de operadores e imprensa de turismo europeus para participar na Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau, a par com o acolhimento em Junho da “Cimeira da ECTAA (Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos) 2025 em Macau”, entre outras.
Fundada em 1950, a APAVT é a mais representativa associação do turismo português. Considerado o maior fórum anual da indústria turística portuguesa, o seu congresso atrai a participação de centenas de delegados, sendo a sexta vez que decorrerá em Macau, depois de 1982, 1990, 1996, 2008 e 2017. O congresso do próximo ano providenciará aos operadores turísticos portugueses uma experiência em primeira mão das novas ofertas do destino, contribuindo para a diversificação das fontes de mercados internacionais e para reforçar o “cartão-de-visita dourado” de Macau enquanto metrópole internacional.