VOTAÇÃO ABERTA
Com votação popular aberta até 19 de janeiro, hospedagens do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte disputam prêmio
Crédito: Foto divulgação dos sites dos hostels
Assim como nosso cinema, a hostelaria nacional também figura, há anos, na lista dos melhores do mundo na premiação promovida pela plataforma Hostelworld. O HOSCARs (Hostelworld Customer Annual Ratings, na sigla em inglês) chega à 23ª edição e listou dois hostels brasileiros entre os 15 finalistas globais nas três categorias que destacam iniciativas de viagens responsáveis (Responsible Travel Awards). A votação popular está aberta neste link até o dia 19 de janeiro.
Entre os indicados brasileiros estão o hostel JO&JOE Rio, no Rio de Janeiro, finalista na categoria The Eco-Warrior, e o Lagarto na Banana, em Pipa (RN), na categoria The Culture Champion. O resultado final, que também inclui os vencedores das categorias em que o protagonismo é das avaliações deixadas por mochileiros na plataforma, será divulgado no dia 31 de janeiro.
Conheça um pouco mais sobre os indicados e não deixe de votar:
JO&JOE RIO – Localizado no icônico Largo do Boticário, ao lado da Floresta da Tijuca, o hostel transforma sustentabilidade em prática cotidiana. Livre de plásticos, utiliza materiais biodegradáveis e incentiva os hóspedes a devolverem copos ecológicos durante seus eventos culturais. Mais de 80% dos produtos de limpeza possuem certificação verde (ABNT), e a gestão de resíduos é feita por especialistas. Além disso, os hóspedes podem participar de limpezas de praia ou explorar a biodiversidade da floresta, integrando sua estadia à preservação do entorno.
LAGARTO NA BANANA – Em Pipa, o hostel é um espaço onde artistas, músicos e empreendedores locais compartilham suas habilidades e criam experiências autênticas para os viajantes. Com aulas de idiomas, um festival anual e parcerias com instituições locais, o local promove um intercâmbio cultural enriquecedor. As ações sociais incluem apoio a crianças em situação de vulnerabilidade, além de iniciativas que fortalecem a economia regional ao priorizar fornecedores locais, dos passeios de barco aos serviços de lavanderia.
CÓDIGO DE CONDUTA – Preocupado em combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, o Ministério do Turismo conta com uma ferramenta potente: o Código de Conduta do Brasil. A ação busca angariar empresas que firmem o compromisso de ajudar na prevenção dessa violência. No site do programa, os parceiros dessa luta também encontram o Manual do Multiplicador, onde estão inseridas as diretrizes da iniciativa e informações sobre como dar o primeiro passo para essa transformação. Também estão disponíveis o curso EaD do Código de Conduta e podcasts com informações e dados sobre o tema.