Variadas opções de doces e quitutes conquistam
os paladares dos visitantes do balneário
Os pratos variam de bolos de rolo até cocadas e rapaduras
Em um destino com dezenas de atrações, Porto de Galinhas convida os visitantes a degustar uma ampla gama de doces e quitutes, feitos por tradicionais doceiras da região. Encontrados em feiras de artesanato e em barracas por todo o centro, os doces artesanais conquistam turistas que visitam o quinto destino de lazer mais visitado no país.
Um bom exemplo pode ser encontrado na Casa do Bolo de Rolo, onde dona Floraci Viveros, que está no balneário há oito anos, prepara o autêntico bolo de rolo da cidade, em um espaço de 1,17 m x 1 m, na colônia de pescadores. “Comecei vendendo os doces em um pequeno estande, seguindo a receita de uma sobrinha, e ganhei este espaço quando a colônia foi modernizada”, comenta dona Floraci.
Falando da sua especialidade, ela esclarece que “muitas pessoas confundem o rocambole com o bolo de rolo, mas são duas coisas bem diferentes. O rocambole é feito com pão de ló e o bolo de rolo com massa de bolo, sendo suas principais características as camadas de massa e o recheio com a mesma espessura”.
Para quem gosta de aliar cultura e gastronomia, o Engenho Canoas, localizado na região de Nossa Senhora do Ó – Km 2 da rodovia PE-009 –, conta com um cardápio variado. Em funcionamento desde 1786, o engenho é considerado uma das maiores indústrias no Nordeste brasileiro, sendo responsável pela produção de mel, rapadura e cachaça.
Durante a visita, o viajante conhece um alambique de cobre e os tonéis onde a cachaça é produzida e maturada, além de aprender sobre o feitio de aguardente, do mel de engenho e da rapadura. Quem deseja conhecer cada prato pode participar de degustações e comprar itens na loja de conveniência do local.
Sem se esquecer das típicas receitas nordestinas, Porto de Galinhas também é referência para quem procura por passa de caju, geleia de Araçá e os mais diversos tipos de cocada, todos vendidos em bancas e barracas pelos simpáticos doceiros do destino. Uma rica história com gostinho de quero mais.
Sobre a Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas
Entidade privada sem fins lucrativos, a AHPG foi criada no início de 1992 e representa os principais hotéis e resorts de Porto de Galinhas. Quinto destino mais visitado do país e o primeiro do Estado de Pernambuco, apresenta uma oferta hoteleira de 13 mil leitos. Além de belas praias e piscinas naturais, o destino oferece esportes náuticos, uma gastronomia sofisticada, rico artesanato e muitas opções de entretenimento. Por dez anos consecutivos, Porto de Galinhas foi considerada a melhor praia do Brasil pelos leitores da revista Viagem & Turismo. Em 2012, conquistou pela segunda vez o Top of Mind entre as praias do País. Em 2013, uma praia do balneário figurou entre as dez melhores do Brasil segundo o prêmio Traveler´s Choice do TripAdvisor, baseado na opinião de usuários do portal de viagens em todo o mundo.
Mais informações: (81) 3552-1205
Siga no Facebook (@curtaportodegalinhas)