Diversidade baiana é promovida na Feira Internacional de Turismo de Gramado
A Bahia está entre os destinos gay friendly (acolhedor) mais procurados do Brasil, com destaque para Salvador (Baía de Todos-os-Santos), Morro de São Paulo (Costa do Dendê) Itacaré (Costa do Cacau) e Lençóis (Chapada Diamantina). O segmento está em evidência na Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), no Serra Park, na cidade gaúcha, em um dos principais eventos do setor da América Latina. A feira foi aberta na noite de quinta-feira (7) e segue até domingo (10), reunindo 2,5 mil marcas e 15 mil profissionais da indústria de viagens, com a participação da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA).
Nesta sexta-feira (8), a Setur- BA foi uma das atrações do Palco Diversidade, durante o painel sobre a importância do turismo LGBT+ na geração de negócios nos destinos. A pasta apresentou suas ações para fortalecer o segmento, com foco na qualificação dos serviços e estruturação de roteiros.
“Mostramos como o Governo da Bahia tem trabalhado pelo turismo inclusivo, com iniciativas que colocam o estado na rota preferencial dos grupos que carregam a bandeira da diversidade, uma característica genuinamente baiana”, ressaltou a coordenadora do Turismo LGBTQIAPN+ da Setur-BA, Jeane dos Anjos.
O representante da Costa Rica (América Central), Adalberto Rodriguez, revelou o desejo de conhecer a Bahia inclusiva. “A comunidade que busca destinos gay friendly tem crescido no mundo todo. Tenho vontade de visitar Salvador. Ouvi dizer que a comida baiana é muito gostosa, que tem um bolinho chamado acarajé. Quero experimentar tudo e vivenciar a cultura dos baianos”.
“A Festuris é emblemática para o turismo LGBT+ porque há 15 anos, quando ninguém falava sobre o segmento, essa feira abriu espaço pra gente. Ter parceiros como o Governo da Bahia fortalece o nosso trabalho”, declarou o presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Ricardo Gomes.
No estande da Setur-BA, os participantes da feira conhecem os diversos atrativos e a infraestrutura das 13 zonas turísticas da Bahia, que oferecem mais de 50 segmentos. Com a proximidade de verão, eles demonstram interesse pelas praias e festas populares do estado.