As famosas torres humanas catalãs vão atuar em Lisboa, no âmbito da celebração do Dia de Sant Jordi, organizado pela Delegação do Governo da Catalunha em Portugal. Os Castellers de Vilafranca, campeões do último concurso desta tradição indispensável da identidade cultural catalã, atuarão em Lisboa, nos dias 21 e 23 de abril.
A atuação central em Lisboa será na sexta-feira, 21 de abril, às 15.30h, na Praça do Município, e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
Depois de uma jornada no Alentejo (Elvas e Évora), as torres humanas voltarão à capital portuguesa no domingo 23 de abril, nomeadamente, no Castelo de São Jorge da parte da manhã (10h), e à tarde, no Padrão dos Descobrimentos (15h).
“A nossa intenção é fazer chegar a Portugal um dos tesouros mais preciosos da cultura catalã e, sem dúvida, as torres humanas são a melhor representação que podemos dar ao país e à cidade de Lisboa”, afirma Rui Reis, delegado do Governo da Catalunha em Portugal. Os castells é uma tradição que remonta ao século XVIII e que faz parte da lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco desde 2010.
O Dia de Sant Jordi é uma data emblemática da cultura catalã. Coincide com o Dia Mundial do Livro, a 23 de abril, e é uma tradição muito enraizada na sociedade. Nesse dia, os casais trocam rosas e livros, sendo, por isso, considerado por muitos o “Dia dos Namorados”. As ruas e praças das localidades da Catalunha enchem-se de bancas com rosas e livros. Só nesse dia vendem-se mais de 1,5 milhões de livros e mais de 6 milhões de rosas.
A Delegação do Governo da Catalunha em Portugal organiza todos os anos um ato para comemorar esta data do calendário cultural catalão. Em 2022, organizou uma conversa sobre José Saramago com a participação do escritor Miguel Real e do jornalista Francesc Escribano, com a moderação da jornalista e crítica literária Isabel Lucas. O evento foi organizado conjuntamente com as Bibliotecas de Lisboa, as Bibliotecas de Barcelona, a cátedra do escritor na Universitat Autònoma de Barcelona e a Fundação José Saramago. A atividade fez parte da programação oficial do centenário do Prémio Nobel de Literatura português.
A organização das atuações dos Castellers de Vilafranca em Portugal conta com a parceria da Câmara Municipal de Lisboa, da Câmara Municipal de Évora e da Câmara Municipal de Elvas. Colaboram ainda a Direção Regional de Cultura do Alentejo, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Turismo de Lisboa, a EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, a Junta de Freguesia de Arroios e a Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa.