Dia 29 de junho comemora-se o dia do Concierges, um profissional do turismo essencial!

 

Leiam na íntegra, a Carta de Apresentação da Associação Brasileira de Concierges – Les Clefs d’Or Brésil

 

 

– Dedica-se a melhora contínua da capacidade profissional de todos os seus membros, nossas atividades visam guiar, informar e aconselhar turistas durante a sua estada em nosso país, e nossa função é satisfazer as necessidades de nossos hóspedes. Concierges “Clefs d’Or” esforçam-se continuamente para saber o máximo possível a respeito de suas cidades, restaurantes, teatros, eventos e pontos turísticos, sempre com o intuito de bem servir seus hóspedes e fazê-los aproveitar ao máximo sua permanência no local onde atuamos. Temos como lema, “O serviço através da amizade”, desta forma construímos nossas redes de contatos e habilidades e possuímos a capacidade de abrir as portas da cidade aos nossos turistas. Nossa Associação foi criada no Brasil em 1991, somos afiliados à Associação internacional de concierges que existe desde 1929, com sede em Paris, na França. Organizamos reuniões regulares para discutir assuntos pertinentes a função de concierge, apresentação de novos estabelecimentos parceiros e produtos ou serviços, assim formamos uma rede de contatos no intuito de ampliar nosso leque de opções para indicações e sugestões. Anualmente participamos de congressos internacionais e encontros nacionais, que nos proporcionam a oportunidade de vivenciar experiências com profissionais de outros países que exercem a mesma função, realizamos atividades culturais, educacionais e de turismo, desta forma desenvolvemos senso crítico em relação ao luxo, sofisticação, diferentes formas de entender culturas diversas. Estes eventos nos proporcionam mais sensibilidade as reais necessidades de turistas estrangeiros e brasileiros e também na sua forma de pensar. Nós incentivamos veementemente os concierges membros a vivenciarem esta rica experiência de aprendizado, que possibilitou ampliar expressivamente meus horizontes profissionais, dando-me uma visão infinita de possibilidades ao exercício do ofício de concierge. Quando falo dos acréscimos profissionais que obtive com estas experiências, certamente afirmo que minha empresa beneficiou-se igualmente com meu crescimento, portanto, trata-se de um investimento com retorno positivo. Assim, finalizo agradecendo aos senhores gerentes a leitura desta mensagem e a atenção dispensada ao tema.

 

Cordialmente, Guilherme S. Borges Presidente da Associação Brasileira de Concierges – Les Clefs d’Or Brésil Concierge Hotel JW Marriott Rio de Janeiro – Copacabana Telefone: (21) 2545-6534 Fax: (21) 2545-6555 e-mail: [email protected] ou [email protected]

 

O que exatamente é um concierge atualmente?

O concierge tem sido costumeiramente descrito por ser um facilitador de sonhos. O Concierge é a “alma” da recepção, um verdadeiro elo entre o hóspede e o hotel. E, sem dúvida, o cargo mais importante.

Sejam quais forem as tarefas mais complicadas e difíceis, o concierge tem em mente que esse é mais um desafio a ser trabalhando e ele fará qualquer coisa humanamente possível para atingir a satisfação de seus hóspedes ou clientes, assim como os diretores e associados do hotel em que trabalha.

Trabalhando em conjunto com os seus assistentes e pessoal uniformizado, ele só tem um objetivo… Providenciar o melhor possível para seus hóspedes.

Afinal, o concierge e a sua equipe são as pessoas as quais os hóspedes mais falam e por mais que o concierge esteja encarregado por um número grande de funcionários, ele nunca está ocupado demais para atender um hóspede.

Os serviços do concierge cobrem uma variedade extraordinária, muitos dos serviços começaram como diferenciais simpáticos de hotéis luxuosíssimos, mas que hoje em dias se tornaram normas básicas, a lista abaixo não é restrita, mas os serviços também incluem:

» Buscar Hóspedes especiais e VIP’s no aeroporto, estações de trem ou portos.

» Cuidar de bagagem, incluindo assegurar de que as malas estão em lugar seguro, enviá-las para outras localidades e até mesmo enviar para conserto.

» Transportes terrestres, taxis, limousines, ônibus e basicamente qualquer coisa com rodas.

» Aluguel privado de jatos, helicópteros e iates.

» Providenciar tours tanto os convencionais como os personalizados, ter informações profundas a respeito de atrações turísticas.

» Correio e entregas expressas tanto locais quanto para localidades distantes.

» Compor bilhetes aéreos e todos os aspectos que envolvem viagens, como reserva, compra do bilhete, mudanças, rotas, alimentações especiais e solicitações de assentos.

» Manusear e encaminhar faxes, mensagens e e-mails.

» Fazer e garantir reservas em hotéis.

» Fazer recomendações e reservas de restaurantes e shows.

 

E muito mais!

 

*Parabéns a toda categoria, um exemplo no turismo!

 

Rolar para cima