Destino Iguaçu estuda estratégias após eleição das Cataratas

As Cataratas do Iguaçu foram eleitas uma nas novas 7 maravilhas da natureza, e agora? Essa é uma das perguntas mais constantes feitas pelos jornalistas que ligam em busca de noticias da Terra das Cataratas. Já está sendo definidas as estratégias de marketing que serão lançadas a partir de 2012 e que vão se somar ao trabalho que já vem sendo desenvolvido há quatro anos e que fomentou o turismo de eventos, negócios e lazer. Conforme estatísticas da visitação no Parque Nacional do Iguaçu, o crescimento foi de 18% nos atrativos turísticos.

Criada em 2007, a estratégia Foz do Iguaçu Destino do Mundo vem desenvolvendo várias ações para fortalecer a visitação sustentável do Destino Iguaçu e a campanha para eleger as Cataratas uma das maravilhas da natureza foi sendo fortalecida conjuntamente. Ao longo desse período, muitas instituições, empresas, pessoas resgataram o sentimento de pertencimento e se juntaram com o setor de turismo de Foz do Iguaçu e promoveram uma enorme campanha cidadã, realizando ações independentes que refletiram na conquista de mais um titulo, que se somam com mais 7 prêmios recebidos no último triênio.

Para o secretário municipal de Turismo, Felipe Gonzalez, o titulo mundial representa o reconhecimento do esforço conjunto de atuação devido a capacidade e grandeza que as Cataratas do Iguaçu provocam e mobilizam no Brasil e no Mundo.

“Esse título nos motiva a continuar trilhando caminhos que elevam os padrões de eficiência do nosso destino turístico, agora dando ênfase na área estruturante, ou seja, auxiliando no preparo, adequação e melhoria da infraestrutura turística para melhor receber nossos visitantes”, define o secretário.

A imprensa teve uma participação decisiva na campanha do Vote Cataratas, pois através da publicação de reportagens de forma espontânea foi alastrando o sentimento de cidadania e contagiando leitores, ouvintes, telespectadores ou internautas a disseminar cada vez mais a campanha e reverter em votos para eleger as Cataratas do Iguaçu. Mas a estratégia com a imprensa parceira vai mais longe. Anualmente o Destino Iguaçu recebe inúmeros press trip (viagem de conhecimento), que são convidados para conhecer a infraestrutura turística de eventos, lazer e negócios e transformar em reportagens e difundir e ampliar a visitação nos atrativos turísticos existente na região da Terra das Cataratas.

“A vitória vai manter as Cataratas na mídia pelos próximos anos. Estamos colhendo os frutos desta competição e isto é muito bom, pois contribuirá para o crescimento que tanto lutamos para manter e a imprensa é uma das principais responsáveis por esta conquista”, reforça o vice-presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Enio Eidt.

Marketing – Ao longo da realização da campanha para eleger as Cataratas do Iguaçu muitas ações foram realizadas e o resultado foi extremamente positivo. O presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla revela que a estratégia de marketing foi bem empregada e que no próximo ano, ações com a imprensa, mídias sociais e divulgação em feiras nacionais e internacionais continuarão sendo potencializada, só que agora aliadas ao titulo que as Cataratas do Iguaçu ganhou como Nova maravilha da natureza. “A eleição foi uma grande vitória. Agora vamos colher os resultados dos investimentos e ações desenvolvidas no setor de turismo. Os números sobre o crescimento do setor estão ai para comprovar que estamos no caminho certo”, reforça Gilmar Piolla, que também é superintende da Divisão de Imprensa da Itaipu Binacional e um dos lideres do setor que está trabalhando fortemente nas ações de marketing do Destino Iguaçu.

LEGENDAS – Satisfeitos com a conquista do Titulo, Setor de turismo se programa para fortalecer as ações de divulgação dos atrativos turísticos em 2012 (Foto: ICVB)