Eventos culturais durante as Olímpiadas no Rio de Janeiro apresentam as tradições milenares japonesas mesclado ao que existe de mais moderno na cena fashion do país
Os Jogos olímpicos promoverão um turbilhão cultural no Rio de Janeiro entre os dias 05 e 21 de agosto. Mirando a competição de 2020, que acontecerá em Tóquio, o governo japonês (Tokyo Metropolitan Government) oferece uma amostra da cultura e costumes do país para garantir a diversão enquanto você não assiste as competições. Confira, a seguir, a programação que acontece de 18 a 21 de agosto.
Grande celebração na Praça XV
Uma das maiores praças do Rio vai ser pequena para o número de atrações programadas. No endereço, acontecerá no dia 18 de agosto, o show Tóquio e Tohoku (região atingida pelo Grande Terremoto do Leste do Japão), que reunirá elementos culturais das duas cidades em uma mega festa aberta ao público. No programa estão a arte tradicional Edo Tobi Kiyari (cântico dos trabalhadores de construção do Período Edo), apresentação da arte folclórica Iwaki Jangara Nenbutsu Odori (ritual de dança com prece ao Buda) e Onikenbai (dança da espada do demônio).
Tudo isso mesclado com samba e de Wadaiko (arte dos tambores) com brasileiros descendentes de japoneses, futebol e cosplay. O evento faz parte da programação Rio 2016 Live Sites.
E tem mais!
De 18 a 21 de agosto Paço Imperial, localizado na Praça XV de Novembro, 48, ganha também algumas apresentações, sem contar a Casa Japão – Tokyo 2020, que recepcionará todo visitante que quiser ter uma experiência Omotenashi — a tradicional hospitalidade japonesa. Diferente das atrações culturais a casa funcionará de 5 a 21 de agosto e de 7 a 18 de setembro, das 12h às 20h (dias 7 de agosto e 17 de setembro somente por convite).