· Apesar dos esforços extenuantes da MSC Cruzeiros para a retomada das operações com o protocolo de saúde e segurança líder do setor, não há mais tempo para iniciar o programa de cruzeiros
• A MSC Cruzeiros continua comprometida com o Brasil e olha para o futuro com a temporada 2021/2022, que terá cinco navios e ampla variedade de itinerários
A MSC Cruzeiros informou hoje que a demora na aprovação para a operação de cruzeiros marítimos no Brasil a forçou a cancelar as viagens planejadas para a temporada 2020/2021.
Considerando esta postergação e o tempo mínimo necessário para a Companhia preparar toda a sua operação, como logística, mobilização, testes e embarque da tripulação, abastecimento de provisões e a implementação de seu protocolo de saúde e segurança líder do setor, a empresa não conseguiria iniciar as operações até meados de fevereiro, no mínimo, sendo que a temporada está prevista para terminar em março.
A MSC Cruzeiros tem trabalhado desde julho em estreita colaboração com as autoridades relevantes no Brasil, realizando reuniões e esclarecimentos periodicamente para a análise de sua proposta de operação e do seu protocolo abrangente de saúde e segurança que se mostrou eficaz na Europa quando a empresa retomou suas viagens com segurança em agosto.
Todas as viagens com embarque entre 16 de janeiro de 2021 e 31 de março de 2021 no MSC Seaview e MSC Preziosa tiveram que ser canceladas. A Companhia anteriormente já havia cancelado os cruzeiros entre 15 de novembro de 2020 e 15 de janeiro de 2021, pois aguardava a aprovação para retomar a navegação, bem como todos os cruzeiros da temporada do MSC Musica e MSC Sinfonia.
Adrian Ursilli, Diretor Geral da MSC Cruzeiros no Brasil, comentou “Estamos tão desapontados quanto nossos hóspedes, por termos que adiar seus planos de férias, apesar de nossos esforços extenuantes para demonstrar que podemos operar com segurança e garantir o bem-estar de nossos clientes, da nossa tripulação e dos destinos que visitamos com o nosso protocolo comprovado e eficaz, líder do setor. Fizemos o nosso melhor para retomar as operações no Brasil com segurança e responsabilidade, assim como fizemos na Europa.
“Infelizmente, o tempo está contra nós e não tivemos outra opção a não ser cancelar nosso programa de cruzeiros 2020/2021. Como empresa de cruzeiros líder no Brasil, essa foi uma decisão difícil de tomar, mas nosso compromisso com o país não mudará. Estaremos no Brasil mais fortes do que nunca na temporada 2021/2022, quando ofereceremos aos nossos hóspedes brasileiros, com os quais já temos um relacionamento de longa data, férias memoráveis, relaxantes e seguras.
“Gostaria de agradecer aos nossos hóspedes, nossos colaboradores a bordo e em terra, aos agentes de viagens, parceiros, destinos e autoridades locais, que têm nos dado todo apoio nestes tempos desafiadores. Manteremos a presença no Brasil e continuaremos trabalhando, como sempre, para fortalecer ainda mais a nossa liderança no país, assim como em toda a América do Sul, e contribuir para o desenvolvimento do turismo na região ”.
Toda a indústria de cruzeiros interrompeu, em março, suas operações globalmente como resultado da pandemia em terra e, desde então, a empresa tem trabalhado para estar o mais preparada possível para retomar as operações com segurança na América do Sul e em outras regiões do mundo.
A MSC Cruzeiros foi a primeira grande Companhia de cruzeiros a retomar as operações em agosto, após a aprovação do seu protocolo de saúde e segurança pelas autoridades competentes na Europa.
Até o momento, mais de 30.000 hóspedes experimentaram férias seguras com a MSC Cruzeiros desde que ela reiniciou a navegação nos meses de verão europeu.
O RINA, uma corporação de certificação marítima independente, internacionalmente reconhecida, verificou que o protocolo de saúde e segurança da MSC Cruzeiros atende às diretrizes da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), que incorpora padrões de saúde adicionais, incluindo os da EU Healthy Gateways Joint Action e concedeu à MSC Cruzeiros, em outubro, sua notação de classe adicional Biosafe Ship.
A MSC Cruzeiros continua em contato ativamente com uma série de autoridades, portos e destinos em diferentes partes do mundo onde tradicionalmente opera.
A empresa está confiante em um reinício em abril de 2021 no Japão, uma vez que recebeu uma certificação em Sistema de Gestão de Biossegurança (COVID-19) da sociedade de classificação marítima oficial do Japão, a ClassNK.
Todos os hóspedes com reservas afetadas pelo cancelamento da temporada 2020/2021 na América do Sul são elegíveis para compensação:
· Os hóspedes receberão uma carta de crédito para um futuro cruzeiro no valor total da reserva originalmente paga
· A carta de crédito pode ser usada até 31 de dezembro de 2021, em qualquer cruzeiro futuro com a MSC Cruzeiros até 30 de abril de 2022. A carta de crédito não se aplica para grupos, eventos e fretamentos.
· Adicionalmente, será concedido um crédito a bordo para ser utilizado em um próximo cruzeiro, sendo:
– EUR/USD 100 por cabine, para cruzeiros com até 6 noites (EUR/USD 50 no caso de cabine single)
– EUR/USD 200 por cabine, para cruzeiros de 7 ou mais noites (EUR/USD 100 no caso de cabine single)
· O crédito a bordo será reembolsável
Temporada 2021/2022 na América do Sul
A temporada 2021/2022 da MSC Cruzeiros na América do Sul está aberta para venda sendo quatro navios com embarques em portos no Brasil e um quinto navio com embarques na Argentina.
O MSC Seaside fará sua estreia no Brasil com roteiros de seis a oito noites, que partem de Santos com destino ao Nordeste.
O MSC Preziosa oferecerá minicruzeiros de três e quatro noites de Santos com destino ao Sul e Sudeste, roteiros de cinco a oito noites do Rio de Janeiro para o Nordeste ou em direção à Bacia do Rio do Prata.
O MSC Splendida oferecerá pela primeira vez cruzeiros de sete noites de Santos rumo a Argentina e Uruguai, visitando Punta del Este, Montevidéu e Buenos Aires.
O MSC Sinfonia fará roteiros de seis, sete e nove noites de Itajaí, para o Uruguai e Argentina.
O MSC Orchestra completará o abrangente programa na América do Sul partindo de Buenos Aires rumo ao litoral brasileiro.
Para informações adicionais, acesse www.msccruzeiros.com.br ou consulte seu agente de viagens.
A MSC Cruzeiros, em meados de agosto, se tornou a primeira grande Companhia de cruzeiros a retomar a navegação após a paralisação global da indústria em março, causada pela pandemia em terra.
O MSC Grandiosa, o mais novo navio da empresa, partiu no domingo, 16 de agosto, de Gênova, na Itália, com hóspedes a bordo para a primeira de suas viagens de 7 noites no Mediterrâneo Ocidental.
Isso foi possível após a aprovação por parte das autoridades competentes do protocolo de saúde e segurança líder da indústria, projetado para proteger o bem-estar de todos os hóspedes, tripulantes e comunidades a serem visitadas.
O protocolo da MSC Cruzeiros é baseado em nove pilares principais, muitos dos quais já foram parcialmente ou totalmente adotados por outras empresas, tanto dentro da indústria como fora dela, nos setores de transporte e hospitalidade.
1. Testes em todos os hóspedes pelo menos duas vezes por viagem
2. Testes em toda a tripulação pelo menos três vezes antes do embarque e semanalmente a bordo
3. Apenas excursões em terra protegidas, como “bolhas sociais” organizadas
4. Ventilação com ar fresco HVAC
5. Resposta de contingência que não sobrecarrega as infraestruturas de saúde locais
6. Espaço de isolamento a bordo e rastreamento, incluindo contatos próximos
7. Uso de máscaras
8. Distanciamento físico – auxiliado pela capacidade reduzida do navio
9. E monitoramento de prevalência de COVID-19
O protocolo da MSC Cruzeiros com suas medidas recentemente implementadas continua a ser gerenciado por uma força-tarefa multifuncional composta por especialistas internos nas áreas de serviços médicos, saúde pública e sanitização, serviços de hotelaria, aquecimento e ventilação, ar condicionado, sistemas de engenharia a bordo, tecnologia da informação e logística.
A MSC Cruzeiros também contratou a consultoria especializada de renome mundial Aspen Medical para auxiliar no desenvolvimento inicial do protocolo e dos procedimentos da empresa e a companhia continua a trabalhar em estreita colaboração com seu Grupo Blue-Ribbon de Especialistas em COVID-19 para apoiar seu trabalho continuamente. O grupo inclui:
• Professor Christakis Hadjichristodoulou, Professor de Higiene e Epidemiologia, da Faculdade de Medicina e Vice-presidente, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Tessália, na Grécia;
• Professor Stephan J. Harbarth, Epidemiologista Hospitalar, Especialista em Doenças Infecciosas e Chefe do Programa de Gestão Antimicrobiana nos Hospitais da Universidade de Genebra e Faculdade de Medicina;
• Doutor Ian Norton, Médico Especialista em Emergência, com pós-graduação em Cirurgia, Saúde Internacional e Medicina Tropical, atualmente diretor da Respond Global, anteriormente chefe do programa de Iniciativa da Equipe Médica de Emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2014 até janeiro de 2020.
O protocolo abrangente de saúde e segurança da MSC Cruzeiros, líder do setor, oferece:
• Triagem universal de saúde dos hóspedes antes do embarque, que compreende três etapas abrangentes: verificação da temperatura, questionário de saúde e até dois testes para COVID-19 (de antígeno e PCR, se necessário) antes do embarque. Para os membros da tripulação, isso inclui: um primeiro teste no país de origem; um segundo teste ao chegar no porto; um terceiro e decisivo teste após um período de isolamento obrigatório antes de se juntar ao restante da tripulação.
• Medidas elevadas de higienização e limpeza, apoiadas pela introdução de novos métodos de limpeza com o uso de produtos desinfetantes de nível hospitalar.
• Distanciamento social possibilitado, entre outras medidas, pela redução da capacidade geral de hóspedes a bordo, permitindo mais espaço nas áreas públicas do navio (aproximadamente 10m² por pessoa, baseado na capacidade máxima de 70% permitida a bordo do MSC Grandiosa).
• Instalações e serviços médicos aprimorados, com um número maior de profissionais altamente qualificados e treinados e equipamento necessário para testar, avaliar e tratar pacientes com suspeita de COVID-19, com a disponibilidade de tratamento gratuito, 24 horas por dia e sete dias por semana, no Centro Médico a bordo para qualquer hóspede com sintomas. Cabines dedicadas para isolamento também estão disponíveis para permitir o isolamento de qualquer caso suspeito e contatos próximos.
• Monitoramento contínuo da saúde durante o cruzeiro. Os hóspedes e tripulantes têm sua temperatura verificada diariamente quando voltam de terra ou em estações dedicadas pelo navio para monitorar o estado de saúde de cada hóspede e membro da tripulação. Além disso, as medidas agora incluem testagem na metade do cruzeiro para os hóspedes e semanalmente para a tripulação durante sua estadia a bordo.
• Visitas em terra protegidas: os hóspedes só desembarcam como parte das excursões organizadas da MSC Cruzeiros em uma “bolha social”, que mantém os mesmos altos padrões de medidas de saúde e segurança que eles experimentam a bordo. Isso garante, por exemplo, que os transfers sejam devidamente higienizados e que haja espaço adequado. Os guias turísticos e os motoristas também passam por triagem de saúde, incluindo testes, e usam EPIs adequados.
• Um plano de resposta de contingência que será ativado se um caso suspeito for identificado, em estreita cooperação com as autoridades nacionais de saúde. O caso suspeito e os contatos próximos seguirão medidas de isolamento e são desembarcados de acordo com as regulamentações locais e nacionais.
Sobre a MSC Cruzeiros
A MSC Cruzeiros é a marca líder na Europa, América do Sul, região do Golfo e África do Sul, com maior participação de mercado, além de capacidade implementada do que qualquer outra companhia. É também a marca global de cruzeiros que cresce mais rápido, com forte presença também nos mercados do Caribe, América do Norte e Extremo Oriente.
Com sede em Genebra, na Suíça, a MSC Cruzeiros faz parte do Grupo MSC, o conglomerado privado líder em transporte marítimo e logística, com base na Suíça, e mais de 300 anos de herança marítima. A MSC Cruzeiros possui uma frota moderna de 17 navios combinada com um futuro portfólio de investimento global considerável de novos navios. A frota está projetada para aumentar para 23 navios de cruzeiro até 2024, com opções para mais pedidos de novos de navios em vigor até 2027.
A MSC Cruzeiros oferece aos seus hóspedes uma experiência de cruzeiro enriquecedora, envolvente e segura inspirada na herança europeia da empresa, onde podem desfrutar de gastronomia internacional, entretenimento de classe mundial, programas premiados para famílias e a mais recente tecnologia de fácil utilização a bordo.
A prioridade número um da Empresa sempre foi a saúde e segurança de seus hóspedes e tripulantes, bem como das comunidades nos destinos que seus navios visitam. Em agosto de 2020, a MSC Cruzeiros implementou um novo protocolo abrangente e robusto de saúde e segurança para se tornar a primeira grande companhia a retornar ao mar.
Finalmente, para saber mais sobre a MSC Foundation, que faz parte do Grupo MSC para liderar, focar e promover seus compromissos de conservação, humanitários e culturais, consulte aqui.
A MSC Cruzeiros está há muito tempo comprometida com a gestão ambiental com uma meta de longo prazo de atingir zero emissões em suas operações. A Empresa também é uma investidora significativa em tecnologias ambientais marítimas da nova geração, com o objetivo de apoiar seu desenvolvimento acelerado e disponibilidade em toda a indústria.
Visite website: www.msccruzeiros.com.br