a plenária “Controvérsias jurídicas entre agências de viagens e Turismo x Consumidores”, abrirá o 42º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens contando com a participação do desembargador Claudio Dell´Orto, do assessor jurídico da ABAV Nacional, Marcelo Oliveira, de Rose Mary Farraco Larrat, membro do Conselho de Ética da entidade, e Ana Cândida Muniz, coordenadora-geral de consumo e Cidadania do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon). Realizada entre 10h30 e 12h do dia 24 de setembro, esta será a primeira das três plenárias agendadas para a Vila do Saber.
O objetivo da plenária é abrir um debate mais amplo em torno do conceito da responsabilidade solidária e sua justa aplicação nos casos que envolvam a prestação de serviço intermediada pelas agências de viagens.
Outro aspecto relevante da temática da plenária reside na necessidade, cada vez mais premente, de os órgãos de defesa do consumidor adotarem uma atitude parceira na relação com o agenciamento de viagens e vice-versa. Ao atuarem como aliados, agências de viagens e órgãos de defesa do consumidor estarão contribuindo para o correto cumprimento do dever de bem atender o viajante.
O futuro do setor
Sob o tema “O futuro do Turismo no Brasil”, a segunda plenária do 42º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens está agendada para o dia 25 de setembro, das 12h às 13h30. O debate já tem confirmada a presença de Márcio Favilla Lucca de Paula, diretor-executivo de Competitividade, Relações Externas e Parcerias da Organização Mundial do Turismo (OMT), e do ministro do Turismo, Vinicius Lages, além do presidente da World Travel Agents Associations Alliance (WTAAA), Lars Thykier, como comentarista. A mediação caberá ao presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.
Márcio Favilla Lucca de Paula, da OMT, apresentará dados globais, expectativas para a indústria de viagens e possíveis impactos na economia nacional. Já o ministro Vinícius Lages abordará o Plano Nacional de Turismo (2015-2020). Entre outros itens, o ministro apresentará os programas e objetivos a serem alcançados; as estratégias para incrementar a geração de divisas e a chegada de turistas estrangeiros; formas para melhorar a qualidade e incrementar a competitividade do turismo brasileiro; e planos do turismo nacional em relação aos megaeventos.
Inovação
A terceira e última sessão plenária programada para o 42º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens será realizada no dia 26 de setembro. O tema “Inovação que renova – postura e quebra de paradigmas” será abordado e debatido pelos especialistas Luiz Carlos Barboza, da LCB Consultoria; Daniela Rocco, docente da Universidade de Brasília, e Augusto Alexandre Biz, professor da Universidade Federal do Paraná. A mediação caberá à Ana Carolina Medeiros, vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional.
Os debatedores terão de 15 a 20 minutos para exposição. O objetivo do debate é discutir a inovação para empresas turísticas sob diversos prismas e aspectos, tais como gestão, produtos, marketing e tecnologia. Dada a amplitude do tema, as diferentes abordagens vão enriquecer a discussão e resultar em aquisições de conhecimento úteis aos participantes, que possam fortalecer a competitividade das suas agências de viagens.
A partir do “pré-conceito” de que inovação está atrelada à tecnologia e a grandes investimentos, Ana Carolina Medeiros afirma que “é possível inovar a partir de ideias simples, que permitam a realização de processos de forma mais produtiva, da formatação de produtos turísticos inovadores ou até mesmo na qualificação de recursos humanos”.
O 42º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens será promovido entre os dias 24 e 26 de setembro, e inteiramente dedicado ao trade de turismo, de forma a possibilitar a troca de experiências e a ampliação de conhecimento, além de fomentar o debate acerca de temas relacionados ao cotidiano dos agentes de viagens.