Curaçao bate recorde e recebe 490 mil visitantes em 2022

Vista do Handelskade em Punda, rua com casas coloridas
Curaçao

Maior contingente em toda a história da ilha. O recorde anterior de chegadas foi registrado em 2015. Em 2022, entraram 10.161 brasileiros. A meta para 2023 é chegar a 520 mil turistas estrangeiros. 

– O Escritório de Turismo de Curaçao (CTB) revelou um número recorde de chegadas de visitantes em 2022. É a primeira vez que Curaçao recebe cerca de meio milhão de visitantes. No geral, o CTB recebeu um total de 489.558 visitantes internacionais em 2022. A meta original de receber 375.000 visitantes em 2022 era realista e viável. O aumento nas chegadas foi evidenciado a partir de abril em todos os mercados prioritários. Já julho foi o mês com o melhor desempenho do ano, quando receberam 48.246 turistas.

O último trimestre de 2022 manteve-se estável, registrando uma média de 44.000 visitantes por mês. Com o desempenho alcançado, o CTB anuncia com orgulho que se recuperou da pandemia e ultrapassou o recorde anterior de chegadas, fixado em 2015, quando recebeu 467.538 visitantes. No ano passado, foram observadas chegadas recordes dos principais países de foco, Holanda e Estados Unidos. No total, 278.468 chegadas da Europa foram registradas em 2022. A parcela de visitantes europeus é de 57%. Destes, foram 237.654 holandeses. Ao todo, 105.593 visitantes norte-americanos foram recebidos em 2022, elevando a participação da região norte-americana para 22%.

A Colômbia terminou como o terceiro mercado primário, registrando 28.460 desembarques. Os países da América do Sul em geral tiveram um desempenho acima do esperado. Do Brasil e do Suriname, entraram 10.161 e 6.248 visitantes, respectivamente. Destaque para alguns mercados como Argentina (3.409), Equador (3.986) e Uruguai (2.111) que fecharam o ano com recordes históricos. A participação da região sul-americana é de 13%. Da região do Caribe foram 29.818 visitantes e com destaque para a vizinha Aruba (10.935).

43 escalas de navios de cruzeiro atracaram no Pier de Curaçao com o desembarque de 95.680 visitantes. Com o desempenho esplêndido de 2022, o CTB encerra a comparação com os níveis pré-pandêmicos. “O foco em 2023 é continuar trabalhando em estreita colaboração com todas as partes interessadas para superar o desempenho de 2022. O objetivo final é receber pelo menos meio milhão de visitantes até o final deste ano”, afirma Andre Rojer, Gerente Regional para América do Sul do Escritório de Turismo de Curaçao .

Dezembro de 2022

No geral, Curaçao recebeu 44.923 estadias em dezembro de 2022, o que representa uma taxa de recuperação de 101% com relação a dezembro de 2019. O último mês do ano teve um desempenho esperado, mantendo a tendência de alta temporada. Quase metade (47%) dos visitantes que viajaram para Curaçao em dezembro foram europeus. O CTB registrou em dezembro 17.958, 716 e 653 da Holanda, Alemanha e Bélgica, respectivamente. As informações coletadas nos Cartões de Imigração mostram que os visitantes europeus permaneceram 12,7 noites em média em dezembro de 2022. Da região sul-americana, foram 5.957 visitantes, sendo 52% colombianos e 17% do Brasil. A noite média passada na região foi de 8,2 noites.

Sobre Curaçao: Ao escolher um destino no Caribe, é fácil pensar que uma ilha é igual a outra. Mas com mais de 35 praias, um patrimônio diversificado com 55 culturas diferentes, uma atitude de “viva e deixe viver” e uma arquitetura tradicional europeia incomparável, Curaçao, no Sul do Caribe, se diferencia do resto como uma ilha a ser explorada. Seus ambientes a tornam o lugar perfeito para relaxar. Um destino onde os todos podem recarregar o fôlego desses tempos agitados. Ideal para curiosidades insaciáveis, é o cenário perfeito para todos os tipos de viajantes. Willemstad, Patrimônio Mundial da UNESCO é uma joia rara no Caribe, tem mais do que merecer o título. De todas as coisas interessantes para fazer, a capital em si pode oferecer a experiência mais única em todo o Caribe. Os visitantes podem continuar mergulhar e fazer snorkel em mais de 80 locais de mergulho ao redor da ilha ou degustar uma ampla variedade de cafés nas calçadas, restaurantes gourmet, lanchonetes e mercados locais. Um Caribe perfeito para quem procura o calor de férias tropicais com um toque europeu, cultura, culinária deliciosa e história, Curaçao é uma ilha caribenha onde você pode realmente se sentir livre, com todo o espaço de que precisa agora. Sinta Você Mesmo! Para saber mais sobre Curaçao, visite www.curacao.com, ou através das redes sociais nos seguintes canais: Facebook: CuracaoBrasil, Instagram: @VisiteCuracao, e TikTok: @curacaotb

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.