na festa de despedida do congresso da Abrajet, no bar Confrade em Cuiabá, na foto a guia Manu, esta blogueira, o super anfitrião Humberto Falcão e a guia Nazaré
no comando do Tocantins, Luciano e Penna Fortea dupla de jornalistas, Chico Maia de Minas e esta blogueira
O XXVI Congresso da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet), sediado em Cuiabá, no período de 6 a 10 de maio, atraiu a presença de jornalistas de diversos estados brasileiros, o presidente da Associação Européia e Portuguesa de Turismo, Salvador Dias, além de autoridades do setor turístico.
O presidente da Abrajet Nacional, Cláudio Magnavita Castro, disse que o mais importante do evento, é o vinculo que cada jornalista criou com o Estado de Mato Grosso, onde foram apresentadas as belezas naturais e o potencial turístico. “Cada vez que estes jornalistas depararem com informação sobre o Estado, com certeza darão mais atenção ao assunto, pois criaram um vínculo emocional com Mato Grosso”, observa
Magnavita frisou ainda que a mídia especializada em turismo permeia por todos os setores que envolvem a atividade turística, os hotéis, agências de viagens, companhias aéreas, gastronomia e a cultura de cada região. Segundo ele, o jornalista é o agente de defesa e também de proteção aos ataques que o turismo sofre. Na sua avaliação, o jornalista de turismo tem uma missão maior do que divulgar apenas os destinos turísticos.
O presidente da Abrajet de Mato Grosso, José Humberto Falcão enalteceu a presença de todos os jornalistas e destacou que o congresso realizado em Cuiabá dará um grande resultado para o setor turístico. Ele informou que as regiões visitadas, despertaram interesse dos profissionais da imprensa especializada. “Tivemos a oportunidade de apresentar a eles o potencial turístico do nosso Estado, Os jornalistas conheceram Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Poconé e o Pantanal, onde apreciaram as belezas, a gastronomia e a cultura regional. Tivemos o apoio dos prefeitos municipais de cada município e também do Governo do Estado, na realização do evento”, lembrou Humberto.