Convenção, SEEDS e Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/23: BRAZTOA inicia a jornada de atividades no MS

Diretoria e associados BRAZTOA desembarcam Campo Grande nesta semana para a Convenção Braztoa 2022 – Mato Grosso do Sul, que leva para a região outros importantes eventos do calendário da entidade, que acontecerão de 1 a 4 de dezembro: ciclo de palestras SEEDS e o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/23.

O grupo, que reúne os gestores e líderes de empresas especializadas em viagens de lazer, ainda contará com uma programação de visitação aos atrativos do estado, que tem desenvolvido o turismo local de forma consistente e sustentável, resultado de um trabalho de organização e planejamento turístico de destaque.

Na quinta-feira, 1 de dezembro, a programação começa no Espaço Gran Murano, com uma sessão exclusiva de negócios entre operadores Braztoa e empreendedores locais, coordenado pelo Sebrae-MS.

Em seguida, acontecerá o SEEDS – Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável, que contará com um ciclo de apresentações dos principais parceiros, seguido de uma conversa interativa a respeito do turismo responsável entre os jurados do Prêmio e os participantes – profissionais do setor, estudantes, jornalistas, associados BRAZTOA, finalistas do Prêmio e convidados. O intuito é desmistificar o conceito da sustentabilidade e abordar os desafios e oportunidades para a implementação de boas práticas nas empresas e nos destinos, direcionando o olhar do setor para seu papel diante dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

 Entre os palestrantes, estão:

*FUNDTUR-MS – Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul – Bruno Wendling “Gestão Inovadora, Responsabilidade e Foco no Mercado”

*Sebrae Nacional e Sebrae-MS – Ana Clévia Guerreiro e Chef Paulo Machado – “Rota Gastronômica Pantaneira”

*Ministério do Turismo – Rafaela Lehmann – Lançamento e apresentação do “Mapa do Turismo Responsável”

*Iberostar – Camila Paulini – e Centro do Turismo Espanhol – Oscar Almendros Bonis – compartilhando detalhes do grupo empresarial e do destino, respectivamente, em relação à Sustentabilidade.

*Os jurados Alexandre Garrido, Paula Arantes, Fernando Kanni, Rafaela Lehmann, Vitor Pinheiro, João Tasso e Rayane Ruas, da SPRINT Dados, que foi parceira na coordenação do Prêmio, participarão da segunda etapa, de interação com o público.  

Na manhã do dia 2/12, haverá um encontro híbrido do time de jurados, com o apoio da SPRINT Dados, para seleção dos vencedores da 10ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade.

A Convenção Braztoa acontece no Hotel Deville Prime, nas manhãs dos dias 2 e 3 de dezembro (sexta e sábado), com uma programação repleta de atividades e integrações entre os associados e com os parceiros da Fundtur-MS, Ministério do Turismo, Sebrae Nacional, Sebrae MS, representantes de cinco experiências turísticas do Brasil, e GOL. Para analisar e debater sobre o que vem pela frente, a programação contará com os convidados: Fabio Trabulsi Ashcar, fundador da Life at Campus de Miami, Thiago Akira, consultor de Marketing Digital e Jaqueline Gil, CEO da Amplia Mundo, com mediação de Flávia Cunha, da Casa Causa. O dia termina com a exibição do jogo da Copa do Mundo 2022 entre o Brasil e Camarões, na Feira Central de Campo Grande.

Na noite do dia 3/12 acontece a esperada Cerimônia de Premiação do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/23, que fecha a programação da entidade. A celebração de 10 anos da premiação, que também terá 10 premiados, mais duas menções honrosas, terá como palco o recém-inaugurado Bioparque Pantanal, que é considerado o maior aquário de água doce do mundo, com 19 mil m² de área construída, 33 tanques, e um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes.

“Estamos muito felizes por realizarmos esta edição comemorativa no Mato Grosso do Sul, que há anos já é referência em sustentabilidade, segue investindo para continuar sendo exemplo para o Brasil e o mundo. O MS foi o primeiro estado brasileiro parceiro do Programa Experiências Incríveis, da Academia de Excelência Braztoa, que capacitou 80 empreendedores do destino e toda sua estratégia e posicionamento está diretamente conectada com os temas que permearão nossas atividades no local, que chamamos de “3 R´s”: Regenerar (com os temas do SEEDS), Reconectar (Convenção) e Reconhecer (Prêmio). Temos a certeza de que teremos dias muito produtivos, de muito compartilhamento e com olhos para o futuro, da BRAZTOA e de todo o setor”. Disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, conta que Mato Grosso do Sul foi muito feliz em captar a 10º edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. “O estado recebe participantes em um pré-tour por Bonito e Pantanal e Campo Grande será a sede do evento. Isso é muito emblemático, especialmente porque vamos realizá-lo no Bioparque Pantanal que é um novo equipamento turístico e que tem uma simbologia muito forte para o turismo de todo o estado. É também muito satisfatório receber este importante evento sobre sustentabilidade porque MS está cada vez mais forte na pegada da conservação, já que tem a meta de se tornar um estado carbono neutro até 2030. Ou seja, o Prêmio tem tudo a ver com a proposta do Mato Grosso do Sul e com o nosso turismo, que sempre foi responsável, de baixo impacto ambiental e de segmentação. Este momento vem para coroar o encerramento deste ciclo de gestão e, em breve, a certificação de Bonito como primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo. Estamos muito felizes de sermos anfitriões e temos certeza de que será um belo evento”, exalta o diretor-presidente.

“É a primeira vez que Mato Grosso do Sul recebe o evento de premiação do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, em um ano onde o turismo do estado alcançou maior visibilidade e esteve inserido nas principais ações do segmento. Esta conjuntura reflete o empenho de nosso trade turístico, que apoiado pelo Sebrae e junto a uma rede de parceiros, a exemplo da Fundtur, vem assumindo o protagonismo necessário para mostrar e consolidar os potenciais de Mato Grosso do Sul, seja em destinos mais reconhecidos ou em outras regiões que estão despontando”, destaca o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.

 “A proposta da convenção e do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade são convergentes com a missão do Sebrae. Por isso, a parceria com a entidade empresarial é relevante porque gera oportunidades de negócios para os destinos turísticos e pequenos negócios apoiados pelo Sebrae. O alinhamento e parceria entre quem estrutura produtos turísticos e quem atua na sua inserção mercadológica é uma ação estratégica e fundamental para a competitividade do turismo brasileiro.  Assim,  o Sebrae busca aproximar e integrar estes empreendedores, fortalecendo os pequenos negócios, destinos e o turismo do país. Temos certeza que este momento é o início da construção de uma longa e valorosa parceria com a Braztoa”, disse Ana Clévia Guerreiro, do Sebrae Nacional.

Convenção Braztoa 2022 – Mato Grosso do Sul / Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/23
Apoio: Ministério do Turismo do Brasil
Apoio Institucional – PNUMA e UNWTO / OMT
Anfitrião: FUNDTUR-MS e SEBRAE-MS
Patrocínio:  SEBRAE NACIONAL e Iberostar Hotels & Resorts
Parceiro Destino Internacional: Espanha
Parceiro: GOL e GTA ASSIST

Sobre a BRAZTOA
A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo e parceiros – de negócios e institucionais.

Em 2021, as operadoras associadas à BRAZTOA faturaram R$ 7,1 bilhões e embarcaram 7,4 milhões de passageiros durante todo o ano.

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.