Contratos para implantação do Museu da Rampa e urbanização das Orlas de Tibau do Sul e Pipa são assinados na Governadoria

Foram assinados no início da tarde desta sexta-feira (10), os contratos para urbanização das orlas de Tibau do Sul e Pipa e a implantação do Centro Cultural Rampa, composto pelo Museu da Rampa e o Memorial do Aviador. As obras são importantes para o setor turístico do Rio Grande do Norte, oferecendo mais estrutura e opção de lazer e cultura aos potiguares e turistas.

Para o presidente da Fundação Rampa, Marco Antonio Sendin, “Natal espera isso há 70 anos. O estado, as pessoas, as escolas, todo mundo ganha com esse projeto”. A governadora Rosalba Ciarlini também falou sobre a importância do projeto, que vai beneficiar tanto o turismo, como a cultura e a educação do RN. “O projeto da Rampa vai nos dar um espaço tanto para atração turística como para o estudo, dando oportunidade de se conhecer um pouco mais da história do RN”, disse Rosalba.

O investimento na implantação do Centro Cultural Rampa será de R$ 8 milhões, com recursos do PRODETUR/NE II. O Museu da Rampa e o Memorial do Aviador têm como objetivos resgatar a memória da aeronáutica da cidade de Natal e homenagear a memória dos heróis que atravessaram o Atlântico, nos primórdios da aviação. A obra busca aperfeiçoar a gestão do patrimônio histórico local, a fim de criar condições para a implantação de programas que priorizem a conservação das edificações e a revitalização da área em seu entorno, com o aumento de sua utilização cultural e social, e que potencialize economicamente a sua área de abrangência. O projeto irá conservar as características originais do prédio de forma a preservar as evidências históricas da edificação com recuperação das estruturaras degradadas e reconstruir as que estão em colapso.

Também participaram da solenidade os deputados federais Henrique Alves – um dos responsáveis pela liberação dos recursos do PRODETUR para a viabilização da obra da Rampa -, Felipe Maia e Rogério marinho; o deputado federal Poti Jr., representando a Assembleia Legislativa; a secretária de Estado da Cultura, Isaura Rosado; entre outras autoridades.

URBANIZAÇÃO DAS ORLAS DE PIPA E TIBAU DO SUL
Já o projeto de urbanização das orlas de Tibau do Sul e Pipa propõe várias intervenções de melhoramento nas orlas e outras áreas turísticas dessas praias. Ao todo, serão investidos R$ 2 milhões na construção de calçadas e calçadões, implantados equipamentos urbanos como banheiros públicos, quiosques, barracas de praia, quadras de esportes, aparelhos de ginástica, estacionamentos e outros.

Além disso, as orlas ganharão mobiliários urbanos como bancos, lixeiras, telefones públicos, rampas e escadas. A região também receberá nova iluminação pública, ações de jardinagem, sinalização, reabilitação de ruas e acessos viários, melhoria no sistema de drenagem, implantação ou melhoria do sistema de saneamento básico (água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem e coleta de lixo) e outras obras necessárias para melhorar a segurança dos turistas e da população em geral.

Segundo o secretário-adjunto da Secretaria de Estado do Turismo do RN (Setur), Luiz Eduardo Bulhões, “essas obras irão potencializar ainda mais a vocação turística do Estado. São recursos importantes que serão investidos pelo Governo do RN em obras muito esperadas em Natal e em Tibau do Sul”.

Fonte:Assessoria de Comunicação do Governo do RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.