Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Consumidor da Copa terá atenção especial



Representantes do governo estudam a criação de um comitê para debater o atendimento aos turistas e evitar situações de conflito durante o evento esportivo em 2014
 
O Grupo Executivo da Copa do Mundo Fifa 2014 (Gecopa) deverá ganhar um comitê para tratar exclusivamente de questões relacionadas às relações de consumo durante o mundial de futebol. O assunto, debatido nesta quinta-feira (3) entre representantes do governo federal e do setor de turismo, no Rio de Janeiro, tem por objetivo ampliar o atendimento e dar respostas rápidas a eventuais conflitos entre turistas, brasileiros ou estrangeiros, e prestadores de serviços. 
“O turismo é prioridade na agenda de defesa do consumidor do governo. Estamos percorrendo as cidades-sede para propor a adoção de uma estratégia conjunta de atuação”, afirma a secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira. Ela coordena, com o apoio do Ministério do Turismo e da Embratur, as reuniões do Comitê Técnico de Consumo e Turismo nas cidades-sede, que começaram por Belo Horizonte, na semana passada. 
O diretor de Gestão Estratégica do MTur, Ítalo Mendes, falou sobre a importância de atender às demandas do consumidor e anunciou que o ministério reforçará a campanha Viaje Legal, voltada para prestar informações ao turista por meio de campanhas. Segundo ele, o MTur também se esforça para regulamentar dispositivos da Lei Geral do Turismo, como o implantação de um livro de reclamações e fiscalização dos prestadores de serviços. 
O secretário de Turismo do Estado Rio de Janeiro, Ronald Ázaro, falou sobre os centros de atendimento do consumidor, implantados para a Jornada Mundial da Juventude, como exemplo de ação integrada entre os diversos órgãos do estado. “Temos a convicção de que o bom atendimento é a ferramenta que falta para que o estado do Rio de Janeiro se torne, definitivamente, uma potência mundial no segmento turístico”, disse ele, ao recepcionar os representantes de governos, do judiciário e dos segmentos de agencias de viagens, hotelaria, operadores e profissionais do turismo. 
Como representante do setor produtivo, o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, disse que o trabalho conjunto proposto pelo governo federal vai servir para facilitar o processo de solução de problemas. Em referência às criticas ao alto custo dos serviços turísticos no país, Sampaio avaliou que o fórum servirá também para desmistificar e elucidar questões desta natureza.
O assessor da presidência da Embratur, Leandro Garcia, avaliou que a qualidade do atendimento aos turistas terá impacto direto na imagem que o visitante estrangeiro levará do país depois dos grandes eventos. Acreditamos que iniciativas preventivas para garantir o direito dos consumidores terão impacto no legado da Copa do Mundo, disse.  
Pauta – O comitê do governo federal está levando às cidades-sede uma pauta com quatro pontos principais: a realização de um diagnóstico dos serviços prestados ao turista, a elaboração de um plano de contingenciamento para os fluxos de atendimento ao consumidor, a realização de ações de formação e educação, além da criação de uma Câmara Técnica de Consumo e Turismo do Rio de Janeiro, com o objetivo de elaborar e implementar as ações no âmbito local.
Juliana Pereira disse que todas as propostas resultantes das reuniões do comitê serão reunidas em documento que será apresentado ao Gecopa.
O Comitê Técnico de Consumo e Turismo do Plano Nacional de Consumo e Cidadania – Plandec foi criado pela presidenta Dilma Rousseff em março desse ano. É coordenado pelo Ministério da Justiça e tem como membros o Ministério do Turismo, a Secretaria de Aviação Civil, o Ministério da Saúde, o Ministério dos Transportes, a Embratur, a Anac, a Infraero, a ANTT e a Anvisa.
Confira o calendário das próximas reuniões: 
08/10 –  Cuiabá (MT)
10/10 — Porta Alegre (RS)
15/10 – Brasília (DF)
17/10 – Manaus (AM)
29/10 – São Paulo (SP)
04/ 11 – Fortaleza (CE)
12/11 – Salvador (BA)
13/11 – Recife (PE)
02/12 – Curitiba (PR)
09/12 – Natal (RN)
Notícias

MAIS DE 100 MIL TURISTAS ESTRANGEIROS VISITARAM O BRASIL A BORDO DE NAVIOS Conclusão faz parte do estudo Clia Abremar Brasil/FGV sobre o perfil do turista de Cruzeiros Marítimos no Brasil Dos mais de 596 mil hóspedes que embarcaram em viagens de navio na última temporada de Cruzeiros Marítimos, com início em novembro de 2013 e término em abril deste ano, 113.341 eram estrangeiros – número que representa 19% do total de cruzeiristas. O dado faz parte de um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido da CLIA ABREMAR BRASIL (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos). No estudo anterior a este, encomendado pela CLIA ABREMAR à FGV durante a temporada 2010/2011, os hóspedes estrangeiros somavam 12,6% do total de turistas embarcados. CLIA ABREMAR BRASIL (CRUISE LINES INTERNATIONAL ASSOCIATION) – Fundada em 2006 com o intuito de representar as armadoras e operadoras de turismo marítimo no Brasil e atuar na interlocução com órgãos públicos e instituições privadas na defesa e promoção de um ambiente favorável para o setor, a Abremar passa a integrar, juntamente a outras nove associações de Cruzeiros Marítimos, a Cruise Lines International Association (CLIA), maior associação da indústria de cruzeiros do mundo, com representação na América do Norte, do Sul, Europa e Australásia, passando a se chamar CLIA Abremar Brasil. A CLIA, que representa os interesses das empresas de cruzeiros, agentes de viagens, autoridades portuárias e de destinos, bem como parceiros de diferentes setores de negócios, também está envolvida na formação e no treinamento de agentes de viagens, no desenvolvimento de pesquisas, na comunicação e no marketing, para promover o valor e a conveniência dos cruzeiros de férias, possuindo como membros milhares de agências de turismo e agentes de viagens. Para mais informações sobre a CLIA Abremar Brasil, visite o novo site www.abremar.com.br. CLIA Abremar Brasil também pode ser seguida pelo Facebook, em: facebook.com/CLIA.ABREMAR.BRASIL

Boa Viagem