CONSULTORA TANIA ZAPATA FAZ PALESTRA NO CONSELHO DE TURISMO DO PÓLO COSTA DAS DUNAS EM NATAL

A socióloga, consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e diretora técnica do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), Tânia Zapata, participará da 44ª reunião do Conselho de Turismo do Pólo Costa das Dunas. O evento, que é realizado em parceria pela Secretaria de Estado do Turismo e Banco do Nordeste, ocorrerá na próxima sexta-feira (20), às 14h30, no auditório do Hotel Escola Senac Barreira Roxa.

   

Na ocasião, a consultora falará sobre a importância da governança democrática para o desenvolvimento do turismo sustentável. Segundo Tânia Zapata, essa iniciativa é resultado de um termo de parceria entre o Ministério do Turismo e o IADH, com o objetivo de fortalecer as instâncias de governanças nas regiões turísticas onde há destinos indutores. No Rio Grande do Norte esses destinos são Natal e Tibau do Sul, ambos na região de abrangência do Pólo Costa das Dunas. “A nossa palestra será no sentido de mostrar a importância da cooperação entre os atores públicos e privados para exercer o planejamento e a gestão das atividades turísticas. A experiência internacional mostra que, quanto mais desenvolvido for esse espírito de cooperação, mais bem sucedido será o turismo”, explica.  

 

Para a socióloga, a atratividade turística relevante existente nessas localidades deve ser responsável por distribuir o desenvolvimento para a região, ativando atividades complementares nos demais municípios, como o artesanato e a cultura, por exemplo. 

 

  Durante a reunião, ainda há dois projetos a serem apresentados e que precisam da aprovação do Conselho, para entrarem em execução. São eles: o “Programa de Capacitação profissional do Pólo Costa das Dunas”, pelo Senac, e o “Cronograma de trabalho dos Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) dos municípios integrantes do Pólo”, através da empresa Start Pesquisa e Consultoria Técnica Ltda. 

 

  A coordenadora do projeto “65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional” no RN, Jurema Dantas, participará do evento, repassando informações do diagnóstico sobre Natal elaborado pela Fundação Getúlio Vargas. Esse projeto é uma iniciativa do Ministério do Turismo que prevê o levantamento de dados que comprovem a competitividade de cada destino turístico eleito. Tais localidades devem ser trabalhadas, até 2010, para servirem de modelos indutores para o desenvolvimento turístico-regional. Suas experiências e práticas exitosas devem ser multiplicadas para outros destinos que integram as regiões turísticas do País.

 

A reunião contará com a presença do secretário estadual do Turismo, Fernando Fernandes, bem como autoridades estaduais e lideranças dos 18 municípios que compõem o Pólo Costa das Dunas. Empresários do trade turístico, representantes de instituições de ensino superior, organizações não-governamentais e órgãos técnicos também participarão.

 

Currículo – Tânia Zapata é socióloga, com experiência em temáticas do desenvolvimento local sustentável, avaliação de programas e projetos, planejamento estratégico e gestão social do território. Além de responder pela diretoria técnica do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, também presta consultoria ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD – Brasília/DF). Dentre outras atividades, já atuou como professora universitária, consultora do Ministério da Integração Nacional na área de desenvolvimento territorial, foi coordenadora executiva do Projeto de Cooperação Técnica Internacional BNDES/Desenvolvimento Local, com Cooperação Técnica do PNUD. Na área acadêmica, publicou, em autoria e co-autoria, nove livros sobre as temáticas do desenvolvimento local; gestão participativa; desenvolvimento institucional e construção de parcerias; metodologia participativa; eqüidade de gênero e desenvolvimento local; e responsabilidade social e terceiro setor.

 

 

Rolar para cima