Conselho de Turismo do Polo Costa das Dunas inicia processo de renovação

Primeira eleição escolherá novos representantes da iniciativa privada

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e o Banco do Nordeste (BNB) iniciaram o processo de renovação do Conselho de Turismo do Polo Costa das Dunas. Serão eleitos 36 conselheiros – três representantes do poder público federal; sete do poder público estadual; oito do poder público municipal; nove do setor privado e nove do terceiro setor -, que terão participação no Fórum pelos próximos dois anos.

Atualmente coordenado pela Setur e secretariado pelo BNB, o Polo abrange os municípios de Arez, Baía Formosa, Canguaretama, Ceará-mirim, Extremoz, Macaíba, Maxaranguape, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Pedra Grande, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel do Gostoso, Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul e Touros.

Os polos de desenvolvimento integrado de turismo são espaços sistematizados para o planejamento, deliberação e viabilização de iniciativas que concorram para o desenvolvimento do turismo, em especial aquelas relativas ao Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste do Brasil (Prodetur/NE)

Calendário

A primeira eleição, que indicará os membros do setor privado, ocorrerá no dia 27/09, às 9h, durante reunião a ser realizada no auditório da Superintendência do BNB (Av. Antônio Basílio, 3006, Edifício Lagoa Center, Térreo, Lagoa Nova). De acordo com o Regulamento do Conselho, no setor privado podem participar do processo eletivo as federações, associações, sindicatos, entidades representativas do trade turístico e integrantes do Sistema “S”, desde que desenvolvam suas atividades na área do Polo.

Para o terceiro setor, as vagas são destinadas à organizações não governamentais (ONGs) sociais e ambientais, associações comunitárias e universidades ou centros de ensino superior, que atuem com turismo ou meio ambiente, asseguradas a estes últimos pelo menos 1/3 das vagas. As inscrições estão abertas até o dia 14/10, mediante pedido de inscrição que deve ser apresentado ao BNB. As entidades interessadas em participar do processo devem se dirigir à Superintendência do Banco do Nordeste ou entrar em contato, através dos telefones (84) 3133-3244/3235, a fim de obter os detalhes sobre a renovação, bem como cópia do Regulamento do Conselho.

Já os representantes do poder público municipal serão selecionados entre as prefeituras do Polo. No âmbito federal, o Banco do Nordeste tem assento garantido, ficando duas vagas para eleição entre instituições federais ligadas ao turismo, que são previamente selecionadas pelo Governo do Estado e BNB.

Com exceção do poder público estadual, cujos membros são indicados pelo Governo do Estado, todos os representantes são escolhidos através de votação direta, por maioria simples.

CALENDÁRIO DE ELEIÇÕES – POLO COSTA DAS DUNAS
27/09 – Representantes do Setor Privado
04/10 – Eleição Setor Público Federal
14/10 – Encerramento das inscrições das instituições do Terceiro Setor
21/10 – Eleição do Setor Público Municipal
27/10 – Eleição Terceiro Setor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.