Conheça os vencedores da 10ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/23

WhatsApp Image 2022-12-03 at 23.36.26.jpeg

O evento comemorativo no Bioparque Pantanal, em Campo Grande/MS, premiou 10 iniciativas e 3 menções honrosas 

A tão esperada noite de entrega do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/23 aconteceu na noite do último sábado (3), no Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo,em Campo Grande- MS.

O evento, marcado pela comemoração do décimo aniversário da premiação, recebeu autoridades, apoiadores e patrocinadores, operadoras, jurados, finalistas, imprensa e outros convidados, e começou com um show de música pantaneira dos artistas Guilherme Rondon, Gilson Espíndola e Renan Nonato, que levaram os presentes a uma viagem à cultura do interior do Brasil.

Em seguida, Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA, fez um discurso emocionado. “O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade completa uma década de existência. Ele nasceu como consequência de muitas reflexões sobre nosso papel, da necessidade de mudarmos e do desejo de inspirar nosso setor a agir de maneira mais responsável e igualmente. passar a reconhecer, foi o último capítulo dessa história. é uma alegria imensa chegar até aqui”. 

O executivo agradeceu e chamou ao palco os parceiros Bruno Wendling (diretor-presidente da Fundtur), Tito Estanqueiro (diretor de operações do Sebrae/MS), parceiros no destino anfitrião para a realização do evento, Ana Clévia Guerreiro representante da diretoria do Sebrae Nacional, que patrocinou o evento, Fábio Augusto Oliveira Pinheiro (Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo), apoiador desta edição, Camila Paulini, gerente de sustentabilidade Brasil da Iberostar, e Oscar Bonis Almendros,  diretor do Escritório de Turismo da Espanha no Brasil, que também patrocinaram a iniciativa. Todos falaram da importância do Prêmio e do desenvolvimento do turismo de maneira sustentável.

Após criteriosa avaliação realizada pelos jurados, que contou com coordenação e interface realizadas pela SPRINT Dados, foram anunciadas ao público as 10 iniciativas vencedoras e outras três menções honrosas, escolhidas entre 31 finalistas de 14 Estados brasileiros e do Distrito Federal.

Na Categoria Operadoras Braztoa foram duas premiadas: 

Programa de Capacitação em Turismo Sustentável, da CVC Corp,  ação focada no desenvolvimento turístico por meio de experiências criativas, inclusivas e sustentáveis.

Projeto Yaripo – Ecoturismo Yanomami (AM), proposta pela Ambiental Turismo, protagonizado pelos indígenas, focado na geração de renda, empreendedorismo, autonomia e preservação da Amazônia.

Já a Categoria Parceiros Institucionais teve três premiados:

Programa Parques Paraná (PR), iniciativa governamental para promover o turismo sustentável em unidades de conservação, integrando sua comunidade de entorno, fomentando pequenos negócios, auxiliando na distribuição de renda, gerando desenvolvimento socioeconômico e protegendo culturas e comunidades tradicionais, através do turismo seguro e consciente;

Roteiro Quilombo Cultural de São Luís (MA), iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, visando colaborar para o fortalecimento do sentimento de pertencimento e o desenvolvimento socioeconômico da comunidade, dos visitantes e do trade turístico;

Turismo de Base Comunitária Valorizando a Cultura Caiçara (São Sebastião/SP), projeto que coloca em prática o Turismo Sustentável, tornando a comunidade caiçara como protagonista, com capacitações, fortalecimento de iniciativas, divulgação de roteiros, para a geração de fonte de renda.

Entre os Parceiros de Negócios foram cinco premiados:

Cafezal em Flor Turismo e Cafés Especiais (Monte Alegre do Sul/SP), que iniciou suas atividades há quase 20 anos com a proposta de divulgar práticas sustentáveis entre visitantes, colaboradores e a população local. Unindo hospitalidade, gastronomia, conhecimento agrícola, produção de cafés especiais e educação com práticas sustentáveis, tornaram-se referência nacional em turismo do café;

Estância Mimosa Ecoturismo, em Bonito (MS), é um atrativo que oferece passeio a cachoeiras, passeio a cavalo e observação de aves. A operação foi fundada com diretrizes para a sustentabilidade. Em 2022, iniciaram  a expansão do sistema agroflorestal, incentivando a agricultura familiar e a restauração florestal. Visitantes percorrem esse novo caminho e conhecem os projetos ambientais do local;

Florin Experience (Domingos Martins/ES), programa de vivências afetivas que compreende a realização de workshops, cursos e visitas técnicas destinadas a evidenciar a importância das abelhas e da polinização para a produção de alimentos saudáveis. Entre seus objetivos está disseminar padrões responsáveis de consumo e de produção, compatíveis com os fundamentos da economia circular;

Programa de turismo regenerativo Biofábrica de Corais, startup focada em gerar bens, produtos, processos e serviços que contribuam para a reconstituição recifal, a partir de uma perspectiva multidisciplinar. O programa representa o esforço em dar escala à recuperação recifal, transferência de renda e conhecimento para as comunidades, sempre associado à sensibilização de pessoas;

Quinta da Estância – Um sonho colocado em prática de educação para a sustentabilidade (Viamão/RS), que nasceu há 30 anos e traz ações de valorização da mão de obra local, fornecedores regionais, projeto Carbon-Free, recuperação de animais apreendidos do tráfico, participação no Pacto Global da ONU, plantio de mais de 60 mil árvores na região, recepção de mais de 60 mil alunos carentes gratuitamente.

Por fim, entre as Menções Honrosas foram três premiados:

Categoria Mídia: Experiências conscientes em destinos nacionais, do Live More, Travel More, que compartilha guias de destinos nacionais para brasileiros e estrangeiros com informações que geram consciência ambiental e social, oferece dicas práticas para que turistas minimizem seus impactos e ainda promove negócios com boas iniciativas de sustentabilidade

A Categoria Academia teve dois vencedores: O Estudo Lowering the harm of tourist activities: a Systematic Literature Review on Nudges, trata sobre Nudges, uma aplicação da Economia Comportamental que visa produzir uma melhor tomada de decisão sem tolher a liberdade de escolha dos turistas. O Estudo propõe um modelo conceitual para implementar nudges legítimos no setor do turismo, que considera as particularidades de ambientes hedônicos, focados no prazer e na diversão.

Mandioteca – cartografia das farinhas de mandioca do Brasil, que tem o propósito de valorizar a diversidade de farinhas de mandioca existentes no Brasil e, com isso, promover o uso gastronômico e turístico sustentável desse ingrediente e a valorização dos territórios e comunidades produtoras. O projeto é realizado pelo IFB campus Riacho Fundo, por meio do Edital 16/2021 RIFB e conta com a parceria externa do Instituto Maniva e apoio do IFF campus Cabo Frio.

Os troféus entregues aos vencedores do prêmio foram produzidos pelo artista visual, professor de desenho e estudante de design Alan Vilar, que utiliza itens da natureza para compor seu trabalho, como pintura e bordados com linha e agulha em folhas secas e esqueletizadas, além de pinturas com tinta acrílica em penas, asas de borboletas, besouros, escorpiões e até em cascas de urucum. neste trabalho, o jovem artista pintou imagens da fauna sul-mato-grossense.

A premiação aos ganhadores ainda traz: viagem terrestre à Espanha, em 2023, oferecida pelo Escritório de Turismo do país, para o grupo de 10 vencedores das categorias; certificado que conta também com a chancela do Ministério do Turismo e PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente; selo digital “vencedor do prêmio braztoa de sustentabilidade 2022/23”; indicação como parceiros de negócios responsáveis para os associados Braztoa; integrar a rede de aprendizagem, que irá reunir os vencedores das edições anteriores, jurados, associados e convidados; iniciativas inseridas no site iniciativas sustentáveis.turismo,gov.br e no “mapa do turismo responsável”; e divulgação nas plataformas de comunicação da braztoa, do ministério do turismo e dos parceiros de comunicação. Além disso, o Roteiro Quilombo Cultural de São Luís (MA), foi a iniciativa escolhida pelos jurados para ganhar um vídeo institucional produzido pelo Ministério do Turismo.

Durante a noite, jurados, apoiadores e personalidades importantes também foram homenageadas e receberam as peças “Índio Terena Arco e Flecha”, criadas por famílias indígenas da região do Pantanal de Miranda, que fazem parte do núcleo produtivo “fibra morena”, idealizado pela artesã Lucimar Maldonado. Esta peça, lançada para o Prêmio, passará a integrar a vitrine de comercialização das lojas TOK STOK que promovem a arte brasileira. 

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/23 encerrou a programação da BRAZTOA no Mato Grosso do Sul, que,  entre os dias 1 e 4 de dezembro, também englobou um Encontro de Negócios com empreendedores locais, ciclo de palestras SEEDS e a Convenção Braztoa 2022. O evento recebeu o Selo Evento Neutro, por meio de uma parceria com a ECCAPLAN, por compensar as suas emissões de carbono, com apoio ao projeto de preservação florestal santa maria – redd+, situado no norte do estado do mato grosso, dentro de uma área de 71.714 hectares de floresta nativa, no município de Colniza, à margem direita do rio aripuanã, compreendida como amazônia legal.

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/23
Apoio: Ministério do Turismo do Brasil
Apoio Institucional – PNUMA e UNWTO / OMT
Anfitrião: FUNDTUR-MS e SEBRAE-MS
Patrocínio:  SEBRAE NACIONAL e Iberostar Hotels & Resorts
Parceiro Destino Internacional: Espanha
Parceiro: GTA ASSIST 

Sobre a BRAZTOA

A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo e parceiros – de negócios e institucionais.

Em 2021, as operadoras associadas à BRAZTOA faturaram R$ 7,1 bilhões e embarcaram 7,4 milhões de passageiros durante todo o ano. 

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.