Conheça os finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/22

Vencedores serão anunciados no dia 10 de abril, em evento na Serra Catarinense

Após um desafiador processo de avaliação preliminar, o corpo de jurados do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/22 anuncia as iniciativas finalistas que concorrerão aos cinco lugares do pódio da premiação, que acontecerá na noite de 10 de abril, na Serra Catarinense.

São apenas 10 escolhidas entre 104 inscritas nesta edição, que tem como tema central a Resiliência, buscando trazer luz às ações sustentáveis adotadas nos negócios ou destinos, que permitiram sobreviver e se reinventar na pandemia e impactaram positivamente as pessoas, o planeta e a economia.

“Essas ações têm muito em comum, principalmente pelas parcerias que foram criadas em prol de um benefício coletivo, com ideias que foram das necessidades imediatas aos planos estratégicos de desenvolvimento a longo prazo. Sempre acreditamos que o grande diferencial do turismo é justamente ser H2H e nos brilha os olhos ver que, mesmo diante de uma crise tão dramática, temos tantos casos de união e de reinvenção e que o turismo pode desempenhar um papel de tanta relevância para a sociedade, cuidou dos negócios, da boa gestão dos destinos e posicionou as pessoas no centro das iniciativas”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.

Os finalistas são: 1ª CIttaslow do Brasil “Cidade do Bem Viver” – SP (Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo), Amastour Turismo de Favela – RJ (Amastour Turismo de Favela), BWT – Better World Together 2020 – 2022 – PR (BWT Operadora), CapacitaFOZ – PR (Itaipu Binacional), Conexão Baré – RJ (Braziliando Viagens e Vivências), Connection Experience – RS (Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos), Festival Gastronômico de Tubarão – SC (Associação Empresarial – Núcleo de Gastronomia), Joinville Cidade de Experiência – SC (Sebrae Santa Catarina – Gerência Regional Norte), Matula Mineira Comidas de Viagem e Outras Memórias – MG (Flanar Turismo) e Vivalá durante a pandemia – SP (Vivalá).

O júri composto por Alexandre Garrido (ABNT/ISO), Ariane Janér (consultora), Vítor Pinheiro (PNUMA), Fernando Kanni (consultor), Helena Costa (UNB), Márcio Favilla (consultor), Jéssica Kobayashi (Senac), João Tasso (LETS), Mariana Aldrigui (USP/Fecomercio), Oliver Hillel (Convenção Diversidade Biológica – CDB), Rafaela Lehmann (Ministério do Turismo) e Ronald Sanabria (Rainforest Alliance), teve um trabalho imprescindível nos últimos dias para, avaliar e eleger as mais bem pontuadas. Para isso, contaram com o apoio de Rayane Ruas, CEO da Sprint Dados e de um grupo de estudantes voluntárias que dão suporte à realização desta edição do Prêmio.

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022 tem o Conserra (Conselho de Turismo da Serra Catarinense) e a Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana) como grandes parceiros, o Iberostar como patrocinador, além da SANTUR (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) e Ministério do Turismo e PNUMA, como apoiadores institucionais.

Saiba mais sobre os finalistas:

Iniciativa: 1ª CIttaslow do Brasil “Cidade do Bem Viver”

Empresa / Organização: Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo

*O objetivo foi projetar Socorro/SP nacionalmente e inseri-la no mercado estrangeiro, tornando a cidade a 1ª Cittáslow do Brasil – “Cidade do Bem Viver”, através da Rede internacional Cittaslow surgida na Itália. Para obter a certificação, foram envolvidos vários atores: todas as secretarias municipais, a secretaria de turismo como idealizadora, gestora e patrocinadora do projeto; diversos parceiros, organizações do 3º setor, empresários, sociedade civil, conselhos municipais e uma empresa de consultoria para a inovação. A certificação envolve não só uma boa gestão do destino acerca de questões sociais, ambientais e econômicas, como também contempla questões políticas e estruturais. Uma grande conquista para o município, pelo ineditismo e reconhecimento do seu desenvolvimento territorial, turístico e sustentável. 

Iniciativa: Amastour Turismo de Favela

Empresa / Organização: Amastour Turismo de Favela

*Amastour é um projeto inédito que atua no turismo no Morro da Babilônia e Chapéu Mangueira, localizados no Bairro do Leme, Rio de Janeiro, com o objetivo de fazer as pessoas conhecerem a favela com um olhar histórico e sustentável. Os condutores locais prestam serviço de guiamento com um tour contemplativo e histórico mostrando sete mirantes locais, entre eles o Mirante de Copacabana, o Mirante do Telégrafo e o Mirante da Praia Vermelha. Além disso, o passeio tem capítulos que vão da promoção da educação ambiental, com a plantação de árvores frutíferas, visitas às ruínas do século 18 e da Segunda Guerra Mundial, que contam muitas histórias do Brasil e da região, entre outras coisas.

Iniciativa: BWT – Better World Together 2020 – 2022

Empresa / Organização: BWT Operadora

*Resumo: Desde 2015, a BWT tem criado ações que promovem a sustentabilidade, a igualdade de gêneros e a maior qualidade de vida para as pessoas. A pandemia mudou as prioridades, porém, a operadora, acreditando plenamente na resiliência, não interrompeu suas estratégias comerciais e manteve sua preocupação constante com o meio ambiente e a sociedade, criando o BWT – Better World Together – 2020 – 2022. O programa visa promover a cultura da sustentabilidade ambiental, social e econômica por meio de iniciativas que estejam alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados pela Cúpula das Nações Unidas. Para a BWT, a palavra “resiliência” foi a grande responsável por outra palavra: “sobrevivência”: dos negócios, da sociedade e do meio-ambiente.

Iniciativa: CapacitaFOZ

Empresa / Organização: Itaipu Binacional

*O projeto CapacitaFOZ foi lançado em julho de 2021 com o objetivo de proporcionar qualificação profissional, ajuda emergencial através de bolsa de estudos e facilidade para colocação no mercado de trabalho, por sua plataforma de serviços. O programa, que é voltado para diversos profissionais da cadeia do turismo, atendeu 2.250 pessoas, com bolsas de estudo de R$ 550,00 mensais, com duração de 3 meses cada. Após participar desta capacitação por 3 meses, o profissional passa a ter à sua disposição, uma plataforma especializada para que possa anunciar seus serviços. O site, desenvolvido especialmente para este fim, funciona como uma vitrine de talentos, permitindo aos profissionais maior facilidade de vender seus serviços ou de se recolocarem no mercado de trabalho.

Iniciativa: Conexão Baré

Empresa / Organização: Braziliando Viagens e Vivências

*Conexão Baré, é uma experiência de viagem imersiva, interativa e on-line, que também se mostrou inclusiva. É realizada por meio de uma videochamada de duas a três horas, mas que dura cerca de uma semana. Antes da ¨viagem¨, as pessoas recebem informações e começam a imergir na cultura indígena. Da criação do clima de voo e travessia de barco até a comunidade, à recepção por um indígena que fala sobre o local e  os ¨guia¨ até os pontos onde são desenvolvidas as atividades culturais do roteiro, os viajantes virtuais podem interagir a todo momento. Uma vez que essas pessoas não precisam se deslocar até o destino, não há emissão de CO2 e é possível a participação de pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade e com restrições financeiras, ou até que têm medo de voar ou navegar.

Iniciativa: Connection Experience

Empresa / Organização: Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos

*Com o setor de eventos duramente impactado pela pandemia da COVID-19, a Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos, que há mais de 30 anos realiza, em Gramado, a FESTURIS, buscou diversificar seu portifólio para trazer oportunidades para fornecedores e trabalhadores do segmento e de Gramado. Com isso, criou o CONNECTION, evento de conteúdo em formato híbrido, que promove conexões do Brasil com outros destinos e casos de sucesso do mundo, e estimula a troca de informações, a qualificação do trade, a aproximação de segmentos e áreas relevantes da cadeia de valor, além de sempre trazer temáticas que provocam a reflexão para um futuro sustentável.

Iniciativa: Festival Gastronômico de Tubarão

Empresa / Organização: Associação Empresarial – Núcleo de Gastronomia

**O Festival Gastronômico de Tubarão foi criado em 2020, a partir de uma parceria entre agricultores, empresários da gastronomia e do turismo, SEBRAE, Prefeitura Municipal e ACIT Tubarão, na elaboração de um evento que foi muito além de atrair novos visitantes, mas fortaleceu  a integração da agircultura familiar, dos restaurantes e dos empreendimentos turísticos, que não se vêem mais como concorrentes, mas como parceiros. O sucesso do evento levou ao surgimento da primeira iniciativa de associativismo do segmento, por meio da criação do Núcleo de Gastronomia da ACIT. Além disso, em 2021, teve sua segunda edição realizada com grande sucesso, sempre valorizando os princípios da sustentabilidade.

Iniciativa: Joinville Cidade de Experiência

Empresa / Organização: Sebrae Santa Catarina – Gerência Regional Norte

*O Sebrae SC, na Regional Norte, com sede em Joinville, promoveu, ao lado de parceiros, uma grande mobilização, na qual foram envolvidas mais de 200 pessoas (empresários, lideranças da comunidade, de entidades, universidades, poder público, terceiro setor, indústria e inovação) para, juntos, pensarem o futuro da cudade, sua identidade e desenvolvimento, criando o PLACE BRANDING DE JOINVILLE. Dele, saíram quatro macro programas, entre eles, Cidade de Experiência – Conjunto de projetos referentes ao turismo, hospitalidade, recepção, gastronomia, entre outros – além dos programas Cidade de Inovação, Cidade de Cultura e Cidade de Valor, que, juntos, lançaram nao apenas o olhar mas, também, estratégias práticas que mensuravam desde os negócios, indústria, cultura e arte, à qualidade de vida, bem-estar.

Iniciativa: Matula Mineira Comidas de Viagem e Outras Memórias

Empresa / Organização: Flanar Turismo

*Foi no contexto inicial da pandemia, em busca de compreensão e caminhos, que a agência Flanar Turismo (Uberlândia-MG) juntamente com um grupo de empreendedores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba ligados à produção artesanal e gastronomia regional, criou o Projeto Matula Mineira, uma ação colaborativa que propõe agregar valor à produção artesanal e às experiências de Turismo Rural e viagens regionais. O projeto está construindo novos contornos para a atividade turística regional, com práticas inovadoras, concebendo o turismo como estratégia para o desenvolvimento local, fortalecimento da identidade da empresa com geração de novas oportunidades de emprego e renda.

Iniciativa: Vivalá durante a pandemia

Empresa / Organização: Vivalá

*A Vivalá destaca sua atuação resiliente no setor do turismo sustentável e de base comunitária durante a pandemia, com destaque para diversas campanhas, como: apoio emergencial a 100 famílias da sua rede de fornecedores de base comunitário; Com protocolos, voltaram a realizar viagens de base comunitária, chegando à marca de 1 mil viajantes, injetando diretamente R$ 709 mil por meio da compra de serviços de base comunitária; Realização de doação de 1,3 toneladas de alimentos para parceiros do turismo sustentável em aldeias indígenas no Acre; Por fim, venceram a Teia da FGB e expandiram o modelo de turismo sustentável da Vivalá para 7 Ucs, aumentando exponencialmente o impacto da organização durante a pandemia.

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022

Parceiros: Conserra (Conselho de Turismo da Serra Catarinense) e
Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana)

Patrocínio: Iberostar

Apoiadores Institucionais: SANTUR (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina), Ministério do Turismo e PNUMA

Sobre a BRAZTOA

A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo e parceiros – de negócios e institucionais – responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.

Em 2020, ano atípico e altamente impactado pandemia da COVID-19, as operadoras associadas à BRAZTOA faturaram R$ 4 bilhões e embarcaram 3,3 milhões de passageiros durante todo o ano.

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.